DSpace Repository

Experiência de ensino a distância com modelo semipresencial na Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO.

Show simple item record

dc.contributor.advisor Alvarenga, Regina Maria Papais
dc.contributor.author Alves, Carlos Alberto
dc.date.accessioned 2018-09-17T17:11:02Z
dc.date.available 2018-09-17T17:11:02Z
dc.date.issued 2007-12-18
dc.identifier.citation ALVES, Carlos Alberto. Experiência de ensino a distância com modelo semipresencial na Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO. 2007. 94 f. Dissertação (Mestrado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12477
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Experiência de ensino a distância com modelo semipresencial na Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO. pt_BR
dc.title.alternative Experience of distance teaching with semi-presential model in the School of Medicine and Surgery of UNIRIO. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Tanaka, Asterio Kiyoshi
dc.contributor.referee Alvarenga, Regina Maria Papais
dc.contributor.referee Tanaka, Asterio
dc.contributor.referee Castro, Ana de Lourdes Barbosa de
dc.degree.department CCBS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Neurologia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS DA SAÚDE pt_BR
dc.subject.cnpq MEDICINA pt_BR
dc.subject.cnpq NEUROLOGIA pt_BR
dc.subject.en Distance learning pt_BR
dc.subject.en Graduation in medicine pt_BR
dc.description.abstracten Introduction: Nowadays distance learning plays an important role in Brazilian educational policy. This paper describes the first experiment conducted at the School of Medicine and Surgery of Rio de Janeiro State Federal University. Objective: To study the feasibility of implementing a distance learning methodology based on a hybrid model in a discipline of a School of Medicine. Methodology: Sixty-four students divided themselves into six groups with a leader for each one. In Stage 1, educational material in digital format was sent to the leaders. Groups engaged in a friendly discussion to answer the questions. Afterwards, the leaders sent their response off to the Department of Neurology. In the second stage, six master's degree students of neurology tutored two online activities using an instant messaging software. The “Epilepsy” segment was chosen to be taught at a distance using programmed instructions, texts and case histories. Somative evaluation consisted of nine multiple items questions graded by absolute criteria. Question No. 7 was entirely dedicated to the distance learning segment. Results: Of all students, 81.2% were active participants. Exploratory data analysis ranked question No. 7 in fourth position. Statistical analysis revealed that performance of groups in question No. 7 was similar to the other questions. Conclusions: Educational material already in use by the discipline of neurology was easily adapted to distance education. Students experienced no difficulties in using technology. Overall performance in “Epilepsy” segment was similar to other face-to-face segments. This distance learning activity seemed feasible and fostered active learning by opening up new avenues for discussion. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Introdução: O ensino a distância ocupa atualmente posição de destaque na política educacional brasileira. Esse trabalho descreve a primeira experiência na Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Objetivo: Analisar a viabilidade de implantação de metodologia a distância com modelo de ensino semipresencial numa disciplina da graduação de uma escola médica federal. Metodologia: Os alunos se dividiram em seis grupos com um líder cada. Na Fase 1 os líderes receberam material didático digital, promoveram discussões e retornaram as respostas a coordenação. Na Fase 2, seis mestrandos neurologistas moderaram as atividades utilizando um programa de comunicação síncrona (sala de bate-papo). O módulo “Síndrome Epiléptica” foi inteiramente ministrado a distância com uso de instruções programadas, textos e casos clínicos. A avaliação somativa constou de nove questões abertas e com 41 sub-itens corrigidos com critérios absolutos, sendo uma delas (questão 7) dedicada exclusivamente ao módulo oferecido a distância. Resultados: Houve participação ativa de 81,2% dos alunos. A análise exploratória dos percentuais de acerto colocou a questão 7 em quarta colocação. A análise estatística revelou que o desempenho dos grupos na questão 7 foi semelhante àquele das outras questões. Conclusões: O material didático previamente utilizado pela disciplina de neurologia mostrou-se facilmente adaptável ao ensino a distância. Os alunos não demonstraram dificuldades no uso da tecnologia. O desempenho no módulo a distância foi semelhante ao presencial. A atividade a distância mostrou-se viável, ampliando as possibilidades de discussão do tema e favorecendo o aprendizado ativo. pt_BR
dc.subject.pt Ensino a Distância pt_BR
dc.subject.pt Graduação em Medicina pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|