dc.contributor.advisor |
Alvarenga, Regina Maria Papais |
|
dc.contributor.author |
Alves, Carlos Alberto |
|
dc.date.accessioned |
2018-09-17T17:11:02Z |
|
dc.date.available |
2018-09-17T17:11:02Z |
|
dc.date.issued |
2007-12-18 |
|
dc.identifier.citation |
ALVES, Carlos Alberto. Experiência de ensino a distância com modelo semipresencial na Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO. 2007. 94 f. Dissertação (Mestrado em Neurologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12477 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Experiência de ensino a distância com modelo semipresencial na Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Experience of distance teaching with semi-presential model in the School of Medicine and Surgery of UNIRIO. |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Tanaka, Asterio Kiyoshi |
|
dc.contributor.referee |
Alvarenga, Regina Maria Papais |
|
dc.contributor.referee |
Tanaka, Asterio |
|
dc.contributor.referee |
Castro, Ana de Lourdes Barbosa de |
|
dc.degree.department |
CCBS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Neurologia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS DA SAÚDE |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEDICINA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
NEUROLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Distance learning |
pt_BR |
dc.subject.en |
Graduation in medicine |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Introduction: Nowadays distance learning plays an important role in Brazilian educational
policy. This paper describes the first experiment conducted at the School of Medicine and
Surgery of Rio de Janeiro State Federal University. Objective: To study the feasibility of
implementing a distance learning methodology based on a hybrid model in a discipline of a
School of Medicine. Methodology: Sixty-four students divided themselves into six groups
with a leader for each one. In Stage 1, educational material in digital format was sent to
the leaders. Groups engaged in a friendly discussion to answer the questions. Afterwards,
the leaders sent their response off to the Department of Neurology. In the second stage,
six master's degree students of neurology tutored two online activities using an instant
messaging software. The “Epilepsy” segment was chosen to be taught at a distance using
programmed instructions, texts and case histories. Somative evaluation consisted of nine
multiple items questions graded by absolute criteria. Question No. 7 was entirely dedicated
to the distance learning segment. Results: Of all students, 81.2% were active participants.
Exploratory data analysis ranked question No. 7 in fourth position. Statistical analysis
revealed that performance of groups in question No. 7 was similar to the other questions.
Conclusions: Educational material already in use by the discipline of neurology was
easily adapted to distance education. Students experienced no difficulties in using
technology. Overall performance in “Epilepsy” segment was similar to other face-to-face
segments. This distance learning activity seemed feasible and fostered active learning by
opening up new avenues for discussion. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Introdução: O ensino a distância ocupa atualmente posição de destaque na política
educacional brasileira. Esse trabalho descreve a primeira experiência na Escola de
Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Objetivo:
Analisar a viabilidade de implantação de metodologia a distância com modelo de ensino
semipresencial numa disciplina da graduação de uma escola médica federal.
Metodologia: Os alunos se dividiram em seis grupos com um líder cada. Na Fase 1 os
líderes receberam material didático digital, promoveram discussões e retornaram as
respostas a coordenação. Na Fase 2, seis mestrandos neurologistas moderaram as
atividades utilizando um programa de comunicação síncrona (sala de bate-papo). O
módulo “Síndrome Epiléptica” foi inteiramente ministrado a distância com uso de
instruções programadas, textos e casos clínicos. A avaliação somativa constou de nove
questões abertas e com 41 sub-itens corrigidos com critérios absolutos, sendo uma delas
(questão 7) dedicada exclusivamente ao módulo oferecido a distância. Resultados:
Houve participação ativa de 81,2% dos alunos. A análise exploratória dos percentuais de
acerto colocou a questão 7 em quarta colocação. A análise estatística revelou que o
desempenho dos grupos na questão 7 foi semelhante àquele das outras questões.
Conclusões: O material didático previamente utilizado pela disciplina de neurologia
mostrou-se facilmente adaptável ao ensino a distância. Os alunos não demonstraram
dificuldades no uso da tecnologia. O desempenho no módulo a distância foi semelhante
ao presencial. A atividade a distância mostrou-se viável, ampliando as possibilidades de
discussão do tema e favorecendo o aprendizado ativo. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino a Distância |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Graduação em Medicina |
pt_BR |