DSpace Repository

Do que é possível “Dar Conta”? Profissionalização e Saberes Docentes na Prática de Professores de Música no Município do Rio de Janeiro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sobreira, Silvia Garcia
dc.contributor.author Oliveira, André Santos Ferreira de
dc.date.accessioned 2018-10-11T19:06:49Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-10-11T19:06:49Z
dc.date.issued 2018-08
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Andre Santos Ferreira de; SOBREIRA, Silvia Garcia. Do que é possível “Dar Conta”? Profissionalização e Saberes Docentes na Prática de Professores de Música no Município do Rio de Janeiro. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12502
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Do que é possível “Dar Conta”? Profissionalização e Saberes Docentes na Prática de Professores de Música no Município do Rio de Janeiro pt_BR
dc.title.alternative What does it mean to "Answer the call"? Professionalism and Teaching Knowledge in the Practice of Music Teachers in the City of Rio de Janeiro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Rocha, Inês de Almeida
dc.contributor.referee Freire, João Miguel Bellard
dc.contributor.referee Jachn, Lisete
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Musical education pt_BR
dc.subject.en Teaching practice pt_BR
dc.subject.en Teaching skills pt_BR
dc.subject.en Teaching professionalization pt_BR
dc.subject.en City of Rio de Janeiro pt_BR
dc.description.abstracten This case study aims to investigate the practices of seven music teachers from the City of Rio de Janeiro. The specific objectives were: to know the trajectory of music teachers of Rio de Janeiro who are teaching in municipal Elementary Schools, to trace their backgrounds and their musical acumen; analyze their pedagogical-musical practices from their own perspectives; and to map practices these teachers consider successful by their own accounts. The theoretical reference of this research is based on the theoretical contribution of the field of teacher professionalization, and more specifically on the teaching knowledge. To this end, contributions are made by theorists such as Clemont Gauthier, Maurice Tardif, Philippe Perrenoud. The methodology chosen was the nondirected interview, with reference to Jean Poupart. For analyzing of the interviews, the Thematic Analysis (TA) proposed by Virginia Braun and Victoria Clarke was used. The results of the research indicate that there is a repertoire of knowledges that have been acquired over the years of work and that, despite the difficulty that public school music teachers have, it is possible to thrive. In addition, the maintenance of the teacher in their chosen career path is not only linked to financial return, but to ethical issues involving their self-awareness as agents of social change. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho teve como objetivo geral investigar as práticas de sete professores de música do município do Rio de Janeiro. Os objetivos específicos foram: conhecer a trajetória de professores de música do Rio de Janeiro que estejam atuando em escolas municipais do Ensino Fundamental, traçando seu perfil formador e seu histórico musical; analisar as práticas pedagógico-musicais desses professores a partir de suas próprias perspectivas; mapear as práticas consideradas bem-sucedidas por esses professores. O referencial teórico desta pesquisa está fundamentado pelo aporte teórico do campo da profissionalização docente, e mais especificamente dos saberes docentes. Para tal, são trazidas contribuições de teóricos como Clemont Gauthier, Maurice Tardif, Philippe Perrenoud. O método escolhido foi a entrevista de não dirigida, tendo como referência Jean Poupart. Para a análises das entrevistas usou-se a Análise Temática (AT) proposta por Virginia Braun e Victoria Clarke. Os resultados da pesquisa sinalizam que existe um repertório de saberes que foram adquiridos ao longo dos anos de trabalho e que, apesar da dificuldade que os professores de música de escolas públicas têm, é possível fazer um bom trabalho. Além disso a manutenção do docente na carreira, não está ligada apenas ao retorno financeiro, mas por questões éticas envolvendo a consciência de seu papel como agente social. pt_BR
dc.subject.pt Educação musical pt_BR
dc.subject.pt Prática docente pt_BR
dc.subject.pt Saberes docentes pt_BR
dc.subject.pt Profissionalização docente pt_BR
dc.subject.pt Município do Rio de Janeiro pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|