dc.contributor.advisor |
Sobreira, Silvia Garcia |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, André Santos Ferreira de |
|
dc.date.accessioned |
2018-10-11T19:06:49Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-10-11T19:06:49Z |
|
dc.date.issued |
2018-08 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Andre Santos Ferreira de; SOBREIRA, Silvia Garcia. Do que é possível “Dar Conta”? Profissionalização e Saberes Docentes na Prática de Professores de Música no Município do Rio de Janeiro. 2018. 104 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12502 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Do que é possível “Dar Conta”? Profissionalização e Saberes Docentes na Prática de Professores de Música no Município do Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.title.alternative |
What does it mean to "Answer the call"? Professionalism and Teaching Knowledge in the Practice of Music Teachers in the City of Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Rocha, Inês de Almeida |
|
dc.contributor.referee |
Freire, João Miguel Bellard |
|
dc.contributor.referee |
Jachn, Lisete |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching skills |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching professionalization |
pt_BR |
dc.subject.en |
City of Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This case study aims to investigate the practices of seven music teachers from the City of
Rio de Janeiro. The specific objectives were: to know the trajectory of music teachers of
Rio de Janeiro who are teaching in municipal Elementary Schools, to trace their
backgrounds and their musical acumen; analyze their pedagogical-musical practices from
their own perspectives; and to map practices these teachers consider successful by their
own accounts. The theoretical reference of this research is based on the theoretical
contribution of the field of teacher professionalization, and more specifically on the
teaching knowledge. To this end, contributions are made by theorists such as Clemont
Gauthier, Maurice Tardif, Philippe Perrenoud. The methodology chosen was the nondirected
interview, with reference to Jean Poupart. For analyzing of the interviews, the
Thematic Analysis (TA) proposed by Virginia Braun and Victoria Clarke was used. The
results of the research indicate that there is a repertoire of knowledges that have been
acquired over the years of work and that, despite the difficulty that public school music
teachers have, it is possible to thrive. In addition, the maintenance of the teacher in their
chosen career path is not only linked to financial return, but to ethical issues involving
their self-awareness as agents of social change. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho teve como objetivo geral investigar as práticas de sete professores de música
do município do Rio de Janeiro. Os objetivos específicos foram: conhecer a trajetória de
professores de música do Rio de Janeiro que estejam atuando em escolas municipais do
Ensino Fundamental, traçando seu perfil formador e seu histórico musical; analisar as
práticas pedagógico-musicais desses professores a partir de suas próprias perspectivas;
mapear as práticas consideradas bem-sucedidas por esses professores. O referencial
teórico desta pesquisa está fundamentado pelo aporte teórico do campo da
profissionalização docente, e mais especificamente dos saberes docentes. Para tal, são
trazidas contribuições de teóricos como Clemont Gauthier, Maurice Tardif, Philippe
Perrenoud. O método escolhido foi a entrevista de não dirigida, tendo como referência
Jean Poupart. Para a análises das entrevistas usou-se a Análise Temática (AT) proposta
por Virginia Braun e Victoria Clarke. Os resultados da pesquisa sinalizam que existe um
repertório de saberes que foram adquiridos ao longo dos anos de trabalho e que, apesar
da dificuldade que os professores de música de escolas públicas têm, é possível fazer um
bom trabalho. Além disso a manutenção do docente na carreira, não está ligada apenas ao
retorno financeiro, mas por questões éticas envolvendo a consciência de seu papel como
agente social. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Saberes docentes |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Profissionalização docente |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Município do Rio de Janeiro |
pt_BR |