dc.contributor.advisor |
Quaranta, Daniel Eduardo |
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dc.contributor.author |
Marques, João Isaac de Carvalho e Silva |
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dc.date.accessioned |
2018-10-11T19:11:04Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-10-11T19:11:04Z |
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dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.citation |
Marques, João Isaac de Carvalho e Silva; QUARANTA, Daniel Eduardo. Intertextualidade como ferramenta de composição de Música Sacra Católica contemporânea. 2018. 104 fl. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12505 |
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dc.description |
N/A |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Intertextualidade como ferramenta de composição de Música Sacra Católica contemporânea |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Intertextuality as a tool for Catholic Sacred Music compo-sition. 2018. Master Thesis |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Intertextuality |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sacred Music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Catholic Music |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis has the porpouse to link two perspectives of study. The first is the study of Inter-textuality, as original concept from Julia Kristeva (2005) and others later writers, aimig transpose its concepts to the musical camp. Then, this thesis brings the religious perspective as creative font and thematical enviroment. It discusses the role of composition and experimantation in the current ecclesiastcal scope and its historical roots. As concretization of the research, this writing brings two artistical products: ET OMNIA VANITAS, for viola, basson, tenor trombone, bass trombone, timpani and harp; and ET IN TERRA PAX ET BONUM, for mixed choir and organ |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
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dc.description.abstractpt |
Esta dissertação tem como proposta a união de duas perspectivas de pesquisa. A primeira traz o estudo da Intertextualidade, conceito originado na Literatura — proposto por Julia Kristeva em 1969 — e posteriormente transportada por alguns autores para a Música. Em segundo, o trabalho traz a perspectiva da religiosidade, com o recorte católico romano, como fonte criativa e ambientação temática para o trabalho de composição musical. Dis-cute-se ainda o lugar do compositor que deseja produzir um repertório sacro católico na conjuntura atual, levando-se em conta as dificuldades encontradas no âmbito musical eclesiástico hodierno e a secularização das instituições artísticas, todas decorrentes de processos históricos — estudados aqui com maior ênfase aqui a partir do século XX . Como concretização da pesquisa traz-se a confecção de dois produtos artísticos: ET OM-NIA VANITAS, para viola, fagote, trombone tenor, trombone baixo, dois tímpanos e harpa e ET IN TERRA PAX ET BONUM, para coro misto, solistas e órgão. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Intertextualidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música Sacra |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música Católica |
pt_BR |