DSpace Repository

Intertextualidade como ferramenta de composição de Música Sacra Católica contemporânea

Show simple item record

dc.contributor.advisor Quaranta, Daniel Eduardo
dc.contributor.author Marques, João Isaac de Carvalho e Silva
dc.date.accessioned 2018-10-11T19:11:04Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-10-11T19:11:04Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation Marques, João Isaac de Carvalho e Silva; QUARANTA, Daniel Eduardo. Intertextualidade como ferramenta de composição de Música Sacra Católica contemporânea. 2018. 104 fl. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12505
dc.description N/A pt_BR
dc.description.sponsorship N/A pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Intertextualidade como ferramenta de composição de Música Sacra Católica contemporânea pt_BR
dc.title.alternative Intertextuality as a tool for Catholic Sacred Music compo-sition. 2018. Master Thesis pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Intertextuality pt_BR
dc.subject.en Sacred Music pt_BR
dc.subject.en Catholic Music pt_BR
dc.description.abstracten This thesis has the porpouse to link two perspectives of study. The first is the study of Inter-textuality, as original concept from Julia Kristeva (2005) and others later writers, aimig transpose its concepts to the musical camp. Then, this thesis brings the religious perspective as creative font and thematical enviroment. It discusses the role of composition and experimantation in the current ecclesiastcal scope and its historical roots. As concretization of the research, this writing brings two artistical products: ET OMNIA VANITAS, for viola, basson, tenor trombone, bass trombone, timpani and harp; and ET IN TERRA PAX ET BONUM, for mixed choir and organ pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber N/A pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação tem como proposta a união de duas perspectivas de pesquisa. A primeira traz o estudo da Intertextualidade, conceito originado na Literatura — proposto por Julia Kristeva em 1969 — e posteriormente transportada por alguns autores para a Música. Em segundo, o trabalho traz a perspectiva da religiosidade, com o recorte católico romano, como fonte criativa e ambientação temática para o trabalho de composição musical. Dis-cute-se ainda o lugar do compositor que deseja produzir um repertório sacro católico na conjuntura atual, levando-se em conta as dificuldades encontradas no âmbito musical eclesiástico hodierno e a secularização das instituições artísticas, todas decorrentes de processos históricos — estudados aqui com maior ênfase aqui a partir do século XX . Como concretização da pesquisa traz-se a confecção de dois produtos artísticos: ET OM-NIA VANITAS, para viola, fagote, trombone tenor, trombone baixo, dois tímpanos e harpa e ET IN TERRA PAX ET BONUM, para coro misto, solistas e órgão. pt_BR
dc.subject.pt Intertextualidade pt_BR
dc.subject.pt Música Sacra pt_BR
dc.subject.pt Música Católica pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|