DSpace Repository

Um panorama da música sacra do século XX: fundamentos de uma poética composicional católica

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lucas, Marcos Vieira
dc.contributor.author Feitosa, Marco Antônio Ramos
dc.date.accessioned 2018-10-11T19:24:28Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-10-11T19:24:28Z
dc.date.issued 2018-01
dc.identifier.citation FEITOSA, Marco Antonio Ramos; LUCAS, Marcos Vieira. Um Panorama da Música Sacra do Século XX: fundamentos de uma poética composicional católica. 2018. 414 f. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12509
dc.description n/a pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Um panorama da música sacra do século XX: fundamentos de uma poética composicional católica pt_BR
dc.title.alternative An Overview of Twentieth-Century Sacred Music: fundamentals of a Catholic compositional poetics pt_BR
dc.title.alternative Un Panorama della Musica Sacra del XX Secolo: fondamenti di una poetica compositiva cattolica pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Quaranta, Daniel Eduardo
dc.contributor.referee Wolf, Marcus Straubel
dc.contributor.referee Vianna, João Guilherme Ripper
dc.contributor.referee Cervo, Dimitre de Àvila
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Music Composition pt_BR
dc.subject.en Sacred Music pt_BR
dc.subject.en Twentieth-Century pt_BR
dc.subject.en Catholic Church pt_BR
dc.subject.es Composizione Musicale pt_BR
dc.subject.es Musica Sacra pt_BR
dc.subject.es XX Secolo pt_BR
dc.subject.es Chiesa Cattolica pt_BR
dc.description.abstracten This thesis presents the reasoning and developing process of a compositional poetics in accordance with Catholic doctrine, based on three fundamental guidelines which illustrate an overview of twentieth-century sacred music. The first guideline corresponds to the theoretical fundamentals established through a bibliographical review about the sacred and the sacred music. The second one represents the canonical fundamentals resulting from a reading of the normative Catholic Church documents on sacred music. And finally the third one concerns the musical fundamentals obtained through discussions and analyzes of varied works from twentieth-century sacred repertoire. At the end the memorials of artistic products are also presented as a result of the compositional applications of this entire poetic-musical framework. pt_BR
dc.description.abstractes Questa tesi presenta il processo di ragionamento e sviluppo di una poetica compositiva secondo la dottrina cattolica, basata su tre linee guida fondamentali che illustrano un panorama della musica sacra del XX secolo. La prima corrisponde alle basi teoriche stabilite attraverso una rassegna bibliografica sul sacro e la musica sacra. La seconda tratta delle basi canoniche estratte dalla lettura dei documenti normativi della Chiesa Cattolica sulla musica sacra. E la terza si occupa delle basi musicali ottenute attraverso discussioni e analisi di varie opere del repertorio musicale sacro del periodo in questione. Infine, si presentano anche i memoriali dei prodotti artistici come risultato delle applicazioni compositive di tutto questo quadro poetico-musicale. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta tese apresenta o processo de fundamentação e desenvolvimento de uma poética composicional em conformidade com a doutrina católica, a partir de três diretrizes fundamentais que ilustram um panorama da música sacra do século XX: a primeira corresponde aos fundamentos teóricos, estabelecidos através de uma revisão bibliográfica acerca do sagrado e da música sacra; a segunda aos fundamentos canônicos, decorrentes de uma leitura dos documentos normativos da Igreja Católica sobre a música sacra; e a terceira aos fundamentos musicais, obtidos por meio de discussões e análises de obras variadas do repertório musical sacro do período em questão. Ao final, são também apresentados os memoriais dos produtos artísticos como resultado das aplicações composicionais de todo esse arcabouço poético-musical. pt_BR
dc.subject.pt Composição Musical pt_BR
dc.subject.pt Música Sacra pt_BR
dc.subject.pt Século XX. pt_BR
dc.subject.pt Igreja Católica pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|