dc.contributor.advisor |
Lucas, Marcos Vieira |
|
dc.contributor.author |
Feitosa, Marco Antônio Ramos |
|
dc.date.accessioned |
2018-10-11T19:24:28Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-10-11T19:24:28Z |
|
dc.date.issued |
2018-01 |
|
dc.identifier.citation |
FEITOSA, Marco Antonio Ramos; LUCAS, Marcos Vieira. Um Panorama da Música Sacra do Século XX: fundamentos de uma poética composicional católica. 2018. 414 f. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12509 |
|
dc.description |
n/a |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Um panorama da música sacra do século XX: fundamentos de uma poética composicional católica |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An Overview of Twentieth-Century Sacred Music: fundamentals of a Catholic compositional poetics |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Un Panorama della Musica Sacra del XX Secolo: fondamenti di una poetica compositiva cattolica |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Quaranta, Daniel Eduardo |
|
dc.contributor.referee |
Wolf, Marcus Straubel |
|
dc.contributor.referee |
Vianna, João Guilherme Ripper |
|
dc.contributor.referee |
Cervo, Dimitre de Àvila |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music Composition |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sacred Music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Twentieth-Century |
pt_BR |
dc.subject.en |
Catholic Church |
pt_BR |
dc.subject.es |
Composizione Musicale |
pt_BR |
dc.subject.es |
Musica Sacra |
pt_BR |
dc.subject.es |
XX Secolo |
pt_BR |
dc.subject.es |
Chiesa Cattolica |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis presents the reasoning and developing process of a compositional poetics in
accordance with Catholic doctrine, based on three fundamental guidelines which illustrate an
overview of twentieth-century sacred music. The first guideline corresponds to the theoretical
fundamentals established through a bibliographical review about the sacred and the sacred
music. The second one represents the canonical fundamentals resulting from a reading of the
normative Catholic Church documents on sacred music. And finally the third one concerns
the musical fundamentals obtained through discussions and analyzes of varied works from
twentieth-century sacred repertoire. At the end the memorials of artistic products are also
presented as a result of the compositional applications of this entire poetic-musical
framework. |
pt_BR |
dc.description.abstractes |
Questa tesi presenta il processo di ragionamento e sviluppo di una poetica compositiva
secondo la dottrina cattolica, basata su tre linee guida fondamentali che illustrano un
panorama della musica sacra del XX secolo. La prima corrisponde alle basi teoriche stabilite
attraverso una rassegna bibliografica sul sacro e la musica sacra. La seconda tratta delle basi
canoniche estratte dalla lettura dei documenti normativi della Chiesa Cattolica sulla musica
sacra. E la terza si occupa delle basi musicali ottenute attraverso discussioni e analisi di varie
opere del repertorio musicale sacro del periodo in questione. Infine, si presentano anche i
memoriali dei prodotti artistici come risultato delle applicazioni compositive di tutto questo
quadro poetico-musicale. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese apresenta o processo de fundamentação e desenvolvimento de uma poética
composicional em conformidade com a doutrina católica, a partir de três diretrizes
fundamentais que ilustram um panorama da música sacra do século XX: a primeira
corresponde aos fundamentos teóricos, estabelecidos através de uma revisão bibliográfica
acerca do sagrado e da música sacra; a segunda aos fundamentos canônicos, decorrentes de
uma leitura dos documentos normativos da Igreja Católica sobre a música sacra; e a terceira
aos fundamentos musicais, obtidos por meio de discussões e análises de obras variadas do
repertório musical sacro do período em questão. Ao final, são também apresentados os
memoriais dos produtos artísticos como resultado das aplicações composicionais de todo esse
arcabouço poético-musical. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Composição Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música Sacra |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Século XX. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Igreja Católica |
pt_BR |