DSpace Repository

O resgate da Sonata para violino e piano de Radamés Gnattali (1966): edição-prática e uma análise para a performance

Show simple item record

dc.contributor.advisor Barrenechea, Lúcia
dc.contributor.author Pena, Inah Kurrels
dc.date.accessioned 2018-10-11T19:24:48Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-10-11T19:24:48Z
dc.date.issued 2018-01
dc.identifier.citation PENA, Inah Kurrels; BARRENECHEA, Lúcia. O resgate da Sonata para violino e piano de Radamés Gnattali (1966): edição-prática e uma análise para a performance. 2017. 193f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12510
dc.description n/a pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O resgate da Sonata para violino e piano de Radamés Gnattali (1966): edição-prática e uma análise para a performance pt_BR
dc.title.alternative The rescue of Sonata for violin and piano by Radamés Gnattali (1966): practical-edition and performer’s analysis pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Salles, Mariana Isdebski
dc.contributor.referee Amorim Neto, Humberto
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Sonata for violin and piano pt_BR
dc.subject.en Radamés Gnattali pt_BR
dc.subject.en Rescue pt_BR
dc.subject.en Performer’s analysis pt_BR
dc.subject.en Edition pt_BR
dc.description.abstracten This research aims to rescue Radamés Gnattali’s Sonata for violin and piano (1966), work essentially unknown by the majority of musicians and scholars dedicated to Brazilian music. At first, in order to set the context, this study traces the trajectory of the composer and/in his time, as well as his experience and production regarding the violin. In the second chapter, it gathers information about a Sonata, based on references in the literature, testimonies of musicians and documents that helped to draw the path of the work to the present day. The second chapter of this dissertation approaches the reflection process that outlined the methodological profile of this research. This reflection brought together historiography, philosophy and musical performance scholars, situating the understanding of ‘musical work’ as a sonorous and subjective object that encompasses all its instances and the understanding of ‘rescue’ as a gesture that safeguards a work from oblivion and reintegrate it into a culture lived in the present moment. In this context, the work of the performer and the performance acquire great importance for the effective rescue of a musical work. This perception led this study to an approach of the Sonata, in which it is considered not only compositional aspects, but also our technical-interpretative contributions, fruits from the process of preparing the work for a performance. These contributions are also registered in the artistic products that follow this dissertation: a practical-edition and two recordings. Through these materials, this research hopes to make possible the acquaintance of the work and to attract the interest of other performers, who would collaborate to the actual reintegration of the Sonata to the living repertoire of Brazilian concert music. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa teve por objetivo resgatar a Sonata para violino e piano de Radamés Gnattali (1966), obra essencialmente desconhecida pela maioria dos músicos e estudiosos da música brasileira. A princípio, para fins de contextualização, o trabalho remonta a trajetória do compositor e(m) seu tempo, assim como sua experiência e produção envolvendo o violino. Em seguida, reúne informações sobre a Sonata, tomando por base as referências na literatura, depoimentos de músicos e documentos que ajudaram a desenhar os caminhos e descaminhos da obra até os dias atuais. O segundo capítulo desta dissertação aborda o processo reflexivo que delineou o perfil metodológico da pesquisa. Tal reflexão perpassou pensadores da historiografia, da filosofia e estudiosos da performance musical, situando a compreensão de ‘obra musical’ como um objeto sonoro e subjetivo que engloba todas as suas instanciações e o entendimento de ‘resgate’ como gesto que salvaguarda a obra de um lugar de desmemória e a reintegra a uma cultura vivida no momento presente. Nesse contexto, o trabalho do performer e a performance adquirem suma importância para o resgate efetivo de uma obra musical. Essa percepção direcionou o estudo para uma abordagem da Sonata, na qual se consideram não só aspectos de fundo composicional, mas também nossas contribuições técnico-interpretativas oriundas do processo de preparo da obra para a performance. Tais contribuições foram igualmente registradas nos produtos artísticos que acompanham essa dissertação: a edição-prática e as duas gravações. Através desses materiais, a presente pesquisa pretende viabilizar o conhecimento da obra e atrair o interesse de outros performers que colaborem no sentido de reintegrá-la de fato ao repertório vivo da música de concerto brasileira. pt_BR
dc.subject.pt Sonata para violino e piano pt_BR
dc.subject.pt Radamés Gnattali pt_BR
dc.subject.pt Resgate pt_BR
dc.subject.pt Análise para a performance pt_BR
dc.subject.pt Edição pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|