dc.contributor.advisor |
Barrenechea, Lúcia |
|
dc.contributor.author |
Pena, Inah Kurrels |
|
dc.date.accessioned |
2018-10-11T19:24:48Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-10-11T19:24:48Z |
|
dc.date.issued |
2018-01 |
|
dc.identifier.citation |
PENA, Inah Kurrels; BARRENECHEA, Lúcia. O resgate da Sonata para violino e piano de Radamés Gnattali (1966): edição-prática e uma análise para a performance. 2017. 193f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12510 |
|
dc.description |
n/a |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O resgate da Sonata para violino e piano de Radamés Gnattali (1966): edição-prática e uma análise para a performance |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The rescue of Sonata for violin and piano by Radamés Gnattali (1966): practical-edition and performer’s analysis |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Salles, Mariana Isdebski |
|
dc.contributor.referee |
Amorim Neto, Humberto |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sonata for violin and piano |
pt_BR |
dc.subject.en |
Radamés Gnattali |
pt_BR |
dc.subject.en |
Rescue |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performer’s analysis |
pt_BR |
dc.subject.en |
Edition |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research aims to rescue Radamés Gnattali’s Sonata for violin and piano (1966), work essentially unknown by the majority of musicians and scholars dedicated to Brazilian music. At first, in order to set the context, this study traces the trajectory of the composer and/in his time, as well as his experience and production regarding the violin. In the second chapter, it gathers information about a Sonata, based on references in the literature, testimonies of musicians and documents that helped to draw the path of the work to the present day. The second chapter of this dissertation approaches the reflection process that outlined the methodological profile of this research. This reflection brought together historiography, philosophy and musical performance scholars, situating the understanding of ‘musical work’ as a sonorous and subjective object that encompasses all its instances and the understanding of ‘rescue’ as a gesture that safeguards a work from oblivion and reintegrate it into a culture lived in the present moment. In this context, the work of the performer and the performance acquire great importance for the effective rescue of a musical work. This perception led this study to an approach of the Sonata, in which it is considered not only compositional aspects, but also our technical-interpretative contributions, fruits from the process of preparing the work for a performance. These contributions are also registered in the artistic products that follow this dissertation: a practical-edition and two recordings. Through these materials, this research hopes to make possible the acquaintance of the work and to attract the interest of other performers, who would collaborate to the actual reintegration of the Sonata to the living repertoire of Brazilian concert music. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa teve por objetivo resgatar a Sonata para violino e piano de Radamés Gnattali (1966), obra essencialmente desconhecida pela maioria dos músicos e estudiosos da música brasileira. A princípio, para fins de contextualização, o trabalho remonta a trajetória do compositor e(m) seu tempo, assim como sua experiência e produção envolvendo o violino. Em seguida, reúne informações sobre a Sonata, tomando por base as referências na literatura, depoimentos de músicos e documentos que ajudaram a desenhar os caminhos e descaminhos da obra até os dias atuais. O segundo capítulo desta dissertação aborda o processo reflexivo que delineou o perfil metodológico da pesquisa. Tal reflexão perpassou pensadores da historiografia, da filosofia e estudiosos da performance musical, situando a compreensão de ‘obra musical’ como um objeto sonoro e subjetivo que engloba todas as suas instanciações e o entendimento de ‘resgate’ como gesto que salvaguarda a obra de um lugar de desmemória e a reintegra a uma cultura vivida no momento presente. Nesse contexto, o trabalho do performer e a performance adquirem suma importância para o resgate efetivo de uma obra musical. Essa percepção direcionou o estudo para uma abordagem da Sonata, na qual se consideram não só aspectos de fundo composicional, mas também nossas contribuições técnico-interpretativas oriundas do processo de preparo da obra para a performance. Tais contribuições foram igualmente registradas nos produtos artísticos que acompanham essa dissertação: a edição-prática e as duas gravações. Através desses materiais, a presente pesquisa pretende viabilizar o conhecimento da obra e atrair o interesse de outros performers que colaborem no sentido de reintegrá-la de fato ao repertório vivo da música de concerto brasileira. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sonata para violino e piano |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Radamés Gnattali |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Resgate |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise para a performance |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Edição |
pt_BR |