dc.contributor.advisor |
Alexandre, Pedro Celso Braga |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues, José Fernando dos Anjos |
|
dc.date.accessioned |
2018-10-18T16:13:53Z |
|
dc.date.available |
2018-10-18T16:13:53Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-11 |
|
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, José Fernando dos Anjos. Ensino e divulgação de Ciências da Saúde através de mídias sociais: perfil e percepção do usuário a partir da criação e publicação de material em Fisiologia. 2017. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Biomédico., Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12517 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Ensino e divulgação de Ciências da Saúde através de mídias sociais: perfil e percepção do usuário a partir da criação e publicação de material em Fisiologia |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Carvalho, Carlos Alberto Marques de |
|
dc.contributor.referee |
Alexandre, Pedro Celso Braga |
|
dc.contributor.referee |
Malaquias, Angelo Telesforo |
|
dc.contributor.referee |
Sampaio, Marcelo Xavier |
|
dc.contributor.referee |
Denani, Caio Bidueira |
|
dc.degree.department |
CCBS-Instituto Biomédico |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Graduação |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Bacharelado em Biomedicina-CCBS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Outros |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Biomedicina |
pt_BR |
dc.subject.en |
Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Health Sciences |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Media |
pt_BR |
dc.subject.en |
Science Communication |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Science comumication is defined as the effort to transmit and share information obtained, specially in the academic and scientific community towards members of the whole society. This work aims to create platforms for the scientific dissemination from the biomedical area from the courses of the health area of UNIRIO. From this creation, develop and publish material of scientific dissemination in text and video. Within the created content, five texts and two videos were selected, in order to observe the success of the pages. Through a questionnaire, a perception about the content of scientific divulgation by Biomedicine students from four universities in the city of Rio de Janeiro was also verified, as a view of them on the ideas related to the subject. A written material platform was successful, with an average of 886 hits per month, with the most viewed text with 14,161 views. As for the videos, it was obtained relative success, but without great number of visualizations, possibly for lack of volume and regularity in the publications. The questionnaire demonstrates a possibility for students to claim the difficulty of intellectual knowledge, however, there was no statistically significant correlation with knowled that could identify the groups of students. Finally, we evaluated that the project may still have a promising future, but more follow-up studies and more regularity in the publications are needed to achieve greater effectiveness. |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A divulgação científica é definida como o esforço de transmitir e compartilhar informações obtidas, sobretudo, no meio acadêmico e científico para com membros de toda a sociedade. Este trabalho tem como objetivo criar plataformas que serão utilizadas para divulgação científica a partir da área biomédica a partir dos cursos da área de saúde da UNIRIO. A partir desta criação, desenvolveu-se e publicou-se material de divulgação científica em texto e em vídeo. Dentro do conteúdo criado, foram selecionados cinco textos e dois vídeos, a fim de observar o sucesso destas páginas. Foi apurado também, através de um questionário, a percepção frente ao conteúdo de divulgação científica disponível por parte de alunos de Biomedicina de quatro universidade da cidade do Rio de Janeiro, tal como a visão dos mesmos acerca de algumas ideias relacionadas ao assunto.A plafatorma de material escrito obteve sucesso, com uma média de 886 visitas por mês, com o texto mais visto com 14.161 visualizações, possivelmente pela falta de volume e regularidade nas publicações. O questionário demonstrou uma possível reivindicação dos alunos quanto à dificuldade de compreender textos científicos, entretanto, não houve correlação estatisticamente significativa com aspectos que pudessem identificar os grupos de alunos. Por fim, avaliamos que o projeto ainda pode ter um futuro promissor, porém precisa de mais estudos de acompanhamento e maior regularidade nas publicações para alcançar maior efetividade. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ciências da Saúde |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mídias Sociais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Divulgação científica |
pt_BR |