dc.contributor.advisor |
Pimentel, Mariano |
|
dc.contributor.author |
Rocha, Edmilson Barcelos |
|
dc.date.accessioned |
2018-10-31T21:16:24Z |
|
dc.date.available |
2018-10-31T21:16:24Z |
|
dc.date.issued |
2013-09-25 |
|
dc.identifier.citation |
ROCHA, Edmilson Barcelos. Modelo de participação em bate-papo educacional. 2013. viii, 114 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12530 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2013/19. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Modelo de participação em bate-papo educacional |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Diniz, Morganna Carmem |
|
dc.contributor.referee |
Pimentel, Mariano |
|
dc.contributor.referee |
Diniz, Morganna Carmem |
|
dc.contributor.referee |
Lucena, Sidney Cunha de |
|
dc.contributor.referee |
Fuks, Hugo |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Chat |
pt_BR |
dc.subject.en |
Group Size |
pt_BR |
dc.subject.en |
Online Participation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematical Modeling |
pt_BR |
dc.subject.en |
Queuing Systems |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation investigates the influence of group size on participation in educational
chats. The objective is to estimate how many students must attend one educational chat
to ensure a satisfactory level of participation. The number of messages sent per
participant during a chat session is considered an indicator of the quality of student
participation. The presented research developed a mathematical model able to represent
the participation of a student in an educational chat session. To parameterize the model,
studies were proceeded about reading and writing messages in educational chats. To
evaluate the model, real educational chat logs were used. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Nesta dissertação é investigada a influência do tamanho do grupo na participação em
sessões de bate-papo educacional. O objetivo é estimar quantos alunos devem participar
de uma sessão de forma a obter um nível satisfatório de participação. O número de
mensagens enviadas por participante durante uma sessão de bate-papo é usado, nesta
dissertação, como indicador da qualidade da participação do aluno. Para obter essa
medida de interesse foi elaborado um modelo matemático para representar a
participação de um aluno numa sessão de bate-papo educacional. Para parametrizar o
modelo, foram realizados estudos sobre a leitura e a escrita de mensagens em bate-papo
educacional. Na avaliação do modelo, foram usados logs reais de sessões de bate-papo
educacionais. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bate-papo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tamanho do Grupo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Participação Online |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Modelagem Matemático |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sistemas de Fila |
pt_BR |