DSpace Repository

Modelo de participação em bate-papo educacional

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pimentel, Mariano
dc.contributor.author Rocha, Edmilson Barcelos
dc.date.accessioned 2018-10-31T21:16:24Z
dc.date.available 2018-10-31T21:16:24Z
dc.date.issued 2013-09-25
dc.identifier.citation ROCHA, Edmilson Barcelos. Modelo de participação em bate-papo educacional. 2013. viii, 114 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12530
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2013/19. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Modelo de participação em bate-papo educacional pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Diniz, Morganna Carmem
dc.contributor.referee Pimentel, Mariano
dc.contributor.referee Diniz, Morganna Carmem
dc.contributor.referee Lucena, Sidney Cunha de
dc.contributor.referee Fuks, Hugo
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Chat pt_BR
dc.subject.en Group Size pt_BR
dc.subject.en Online Participation pt_BR
dc.subject.en Mathematical Modeling pt_BR
dc.subject.en Queuing Systems pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation investigates the influence of group size on participation in educational chats. The objective is to estimate how many students must attend one educational chat to ensure a satisfactory level of participation. The number of messages sent per participant during a chat session is considered an indicator of the quality of student participation. The presented research developed a mathematical model able to represent the participation of a student in an educational chat session. To parameterize the model, studies were proceeded about reading and writing messages in educational chats. To evaluate the model, real educational chat logs were used. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Nesta dissertação é investigada a influência do tamanho do grupo na participação em sessões de bate-papo educacional. O objetivo é estimar quantos alunos devem participar de uma sessão de forma a obter um nível satisfatório de participação. O número de mensagens enviadas por participante durante uma sessão de bate-papo é usado, nesta dissertação, como indicador da qualidade da participação do aluno. Para obter essa medida de interesse foi elaborado um modelo matemático para representar a participação de um aluno numa sessão de bate-papo educacional. Para parametrizar o modelo, foram realizados estudos sobre a leitura e a escrita de mensagens em bate-papo educacional. Na avaliação do modelo, foram usados logs reais de sessões de bate-papo educacionais. pt_BR
dc.subject.pt Bate-papo pt_BR
dc.subject.pt Tamanho do Grupo pt_BR
dc.subject.pt Participação Online pt_BR
dc.subject.pt Modelagem Matemático pt_BR
dc.subject.pt Sistemas de Fila pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|