dc.contributor.advisor |
Ciarlini, Angelo Ernani Maia |
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dc.contributor.author |
Ferreira, Paulo Abelha |
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dc.date.accessioned |
2018-10-31T21:49:27Z |
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dc.date.available |
2018-10-31T21:49:27Z |
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dc.date.issued |
2013-10-10 |
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dc.identifier.citation |
FERREIRA, Paulo Abelha.Modelo de planejamento temporal não determinístico considerando propriedades dramáticas em mudança contínua para storytelling interativo. 2013. xi, 124 p. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12534 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2013/03. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
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dc.language.iso |
Portuguese |
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dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Modelo de planejamento temporal não determinístico considerando propriedades dramáticas em mudança contínua para storytelling interativo |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ciarlini, Angelo Ernani Maia |
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dc.contributor.referee |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
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dc.contributor.referee |
Furtado, Antonio Luz |
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dc.contributor.referee |
Feijó, Bruno |
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dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interactive Storytelling |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dramatic Arc |
pt_BR |
dc.subject.en |
Temporal Planning |
pt_BR |
dc.subject.en |
Artificial Intelligence |
pt_BR |
dc.subject.en |
HTN |
pt_BR |
dc.subject.en |
Nondeterminism |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Interactive Storytelling is an area that studies the possibilities of creating stories conditioned to user intervention. The prevailing approach to generating coherent stories belonging to a genre is automated planning. Two features of stories can be highlighted: nondeterministic events, that is, with different possible outcomes; and conformity to a genre’s typical dramatic arcs. Nondeterministic events enrich the story, increasing diversity, and dramatic arcs are a fundamental part of a narrative. Here, typical dramatic arcs are modeled as temporal logic formulae over dramatic properties (e.g. joy, suspense and fear) that vary continuously through continuous and branching time. Additionally, events are modeled as nondeterministic automata whose states express the current value of dramatic properties as linear combinations of their initial value. This research is under a paradigm of Interactive TV, in which response time is critical. Attending both requisites may increase the complexity of the generation process to the point of intractability. As a strategy towards efficiency, events go through a preprocessing phase that provides indexed information to a planner. An HTN temporal planning model is proposed that deals with verification of temporal logic formulae during planning. A resulting prototype is operational and compatible with LOGTELL, an existing Interactive Storytelling system. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
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dc.description.abstractpt |
A área de Storytelling Interativo estuda as possibilidades de gerar histórias condicionadas à intervenção do usuário. A principal técnica utilizada para a geração de histórias é o planejamento automático, que garante coerência e conformidade a especificações de gêneros. Dois requisitos podem ser destacados para as histórias: eventos não determinísticos, ou seja, com mais de um desenrolar possível; e conformidade a arcos dramáticos típicos de um gênero. Eventos não determinísticos enriquecem a história e aumentam a diversidade, e o arco dramático é uma parte fundamental da narrativa. Aqui, arcos dramáticos típicos são modelados como fórmulas de uma lógica temporal modal que fala sobre diferentes propriedades dramáticas (e.g. alegria, suspense e medo) variando continuamente em tempo contínuo e ramificado. Eventos são autômatos não determinísticos cujos estados falam do valor corrente das propriedades dramáticas como uma combinação linear de seus valores iniciais. Essa pesquisa se encontra sob um paradigma de TV Interativa, onde o tempo de resposta é crítico. Atender a ambos os requisitos aumenta a complexidade da geração ao ponto de torná-la inviável. Como estratégia para buscar eficiência, eventos passam por uma fase de preprocessamento que provê informação temporal indexada a um planejador. Propõe-se um modelo de planejamento HTN que incorpora a verificação das formulas de lógica temporal durante o planejamento. Um protótipo resultante está operacional e compatível com o LOGTELL, um sistema de Storytelling Interativo existente. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Storytelling Interativo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arco Dramático |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Planejamento Temporal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Inteligência Artificial |
pt_BR |
dc.subject.pt |
HTN |
pt_BR |