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Modelo de planejamento temporal não determinístico considerando propriedades dramáticas em mudança contínua para storytelling interativo

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dc.contributor.advisor Ciarlini, Angelo Ernani Maia
dc.contributor.author Ferreira, Paulo Abelha
dc.date.accessioned 2018-10-31T21:49:27Z
dc.date.available 2018-10-31T21:49:27Z
dc.date.issued 2013-10-10
dc.identifier.citation FERREIRA, Paulo Abelha.Modelo de planejamento temporal não determinístico considerando propriedades dramáticas em mudança contínua para storytelling interativo. 2013. xi, 124 p. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12534
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2013/03. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Modelo de planejamento temporal não determinístico considerando propriedades dramáticas em mudança contínua para storytelling interativo pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ciarlini, Angelo Ernani Maia
dc.contributor.referee Siqueira, Sean Wolfgand Matsui
dc.contributor.referee Furtado, Antonio Luz
dc.contributor.referee Feijó, Bruno
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Interactive Storytelling pt_BR
dc.subject.en Dramatic Arc pt_BR
dc.subject.en Temporal Planning pt_BR
dc.subject.en Artificial Intelligence pt_BR
dc.subject.en HTN pt_BR
dc.subject.en Nondeterminism pt_BR
dc.description.abstracten Interactive Storytelling is an area that studies the possibilities of creating stories conditioned to user intervention. The prevailing approach to generating coherent stories belonging to a genre is automated planning. Two features of stories can be highlighted: nondeterministic events, that is, with different possible outcomes; and conformity to a genre’s typical dramatic arcs. Nondeterministic events enrich the story, increasing diversity, and dramatic arcs are a fundamental part of a narrative. Here, typical dramatic arcs are modeled as temporal logic formulae over dramatic properties (e.g. joy, suspense and fear) that vary continuously through continuous and branching time. Additionally, events are modeled as nondeterministic automata whose states express the current value of dramatic properties as linear combinations of their initial value. This research is under a paradigm of Interactive TV, in which response time is critical. Attending both requisites may increase the complexity of the generation process to the point of intractability. As a strategy towards efficiency, events go through a preprocessing phase that provides indexed information to a planner. An HTN temporal planning model is proposed that deals with verification of temporal logic formulae during planning. A resulting prototype is operational and compatible with LOGTELL, an existing Interactive Storytelling system. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A área de Storytelling Interativo estuda as possibilidades de gerar histórias condicionadas à intervenção do usuário. A principal técnica utilizada para a geração de histórias é o planejamento automático, que garante coerência e conformidade a especificações de gêneros. Dois requisitos podem ser destacados para as histórias: eventos não determinísticos, ou seja, com mais de um desenrolar possível; e conformidade a arcos dramáticos típicos de um gênero. Eventos não determinísticos enriquecem a história e aumentam a diversidade, e o arco dramático é uma parte fundamental da narrativa. Aqui, arcos dramáticos típicos são modelados como fórmulas de uma lógica temporal modal que fala sobre diferentes propriedades dramáticas (e.g. alegria, suspense e medo) variando continuamente em tempo contínuo e ramificado. Eventos são autômatos não determinísticos cujos estados falam do valor corrente das propriedades dramáticas como uma combinação linear de seus valores iniciais. Essa pesquisa se encontra sob um paradigma de TV Interativa, onde o tempo de resposta é crítico. Atender a ambos os requisitos aumenta a complexidade da geração ao ponto de torná-la inviável. Como estratégia para buscar eficiência, eventos passam por uma fase de preprocessamento que provê informação temporal indexada a um planejador. Propõe-se um modelo de planejamento HTN que incorpora a verificação das formulas de lógica temporal durante o planejamento. Um protótipo resultante está operacional e compatível com o LOGTELL, um sistema de Storytelling Interativo existente. pt_BR
dc.subject.pt Storytelling Interativo pt_BR
dc.subject.pt Arco Dramático pt_BR
dc.subject.pt Planejamento Temporal pt_BR
dc.subject.pt Inteligência Artificial pt_BR
dc.subject.pt HTN pt_BR


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