dc.contributor.advisor |
Alvim, Adriana Cesário de Faria |
|
dc.contributor.author |
Goldbach, Ronaldo |
|
dc.date.accessioned |
2018-10-31T21:56:39Z |
|
dc.date.available |
2018-10-31T21:56:39Z |
|
dc.date.issued |
2013-09-27 |
|
dc.identifier.citation |
GOLDBACH, Ronaldo. Popmusic aplicada ao problema de posicionamento de réplicas e de distribuição de requisições em redes de distribuição de conteúdos. 2013. iv, 73 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12535 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2013/05. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Popmusic aplicada ao problema de posicionamento de réplicas e de distribuição de requisições em redes de distribuição de conteúdos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Neves, Tiago Araújo |
|
dc.contributor.referee |
Alvim, Adriana Cesário de Faria |
|
dc.contributor.referee |
Neves, Tiago Araújo |
|
dc.contributor.referee |
Diniz, Morganna Carmem |
|
dc.contributor.referee |
Ochi, Luiz Satoru |
|
dc.contributor.referee |
Barboza, Eduardo Uchoa |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Heuristics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Metaheuristics |
pt_BR |
dc.subject.en |
POPMUSIC |
pt_BR |
dc.subject.en |
Replica Placement |
pt_BR |
dc.subject.en |
Requisition Distribution |
pt_BR |
dc.subject.en |
RPRDP |
pt_BR |
dc.subject.en |
CDN |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Both size of, and demand for digital contents, have been growing through the last years,
to entertainment, education and professional purposes. The use of Content Distribution
Networks (CDNs), comprised of internet-connected computers (or “servers”), is one
possible answer to this demand. Nevertheless, one does not know a priori what will be
the demand, nor when it will happen; and it is not physically nor economically viable
replicate every content in every server. To cope with customers’ requirements and keep
costs, including traffic costs, as low as possible, it is important to decide for each period
of time what content will be kept on what server, and what request will be directed to
what server. The different possible arrangements characterize a combinatorial problem
to which a good-quality computer-based solution is very hard to reach in a reasonable
time, when dealing with “big”-sized instances. This work develops and implements an
algorithm, POP-PPRDR, that applies POPMUSIC (Partial OPtimization Metaheuristic
Under Special Intensification Conditions) to the Replica Placement and Requisition
Distribution Problem (RPRDP) in CDNs. POPMUSIC decomposes problems in smaller
problems and then try to solve them. POP-PPRDR testing obtained better quality
solutions when compared against solutions obtained by a recently tested method used to
solve RPRDP. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O tamanho e a demanda por conteúdos digitais tem aumentado ao longo dos últimos
anos, para fins de entretenimento, educação e uso profissional. Um modo de atender a
demanda é o emprego de Redes de Distribuição de Conteúdos (RDCs), compostas por
computadores (ou “servidores”) conectados através da internet. No entanto, não se sabe
a priori quais conteúdos serão requisitados, nem quando; e por limitações de ordem
física e econômica, não é viável a replicação de todos os conteúdos em todos os
servidores. Para atender às necessidades dos clientes e manter os custos, incluindo os
relativos a tráfego na rede, no nível mais baixo possível, é preciso decidir a cada
período de tempo em que servidores posicionar réplicas de quais conteúdos, e a que
servidor direcionar cada requisição feita. Os diversos arranjos possíveis caracterizam
problemas combinatórios para os quais é muito difícil obter soluções de boa qualidade
num tempo computacional razoável, em instâncias de tamanho “grande”. Este trabalho
desenvolve e implementa um algoritmo, POP-PPRDR, que aplica a técnica POPMUSIC
(Partial OPtimization Metaheuristic Under Special Intensification Conditions) ao
Problema de Posicionamento de Réplicas e de Distribuição de Requisições (PPRDR)
em RDCs. POPMUSIC decompõe problemas em subproblemas menores para então
tratá-los. Testes do POP-PPRDR obtiveram soluções de melhor qualidade do que
soluções obtidas por método testado recentemente para resolver o PPRDR. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Heurística |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Metaheurística |
pt_BR |
dc.subject.pt |
POPMUSIC |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Posicionamento de Réplicas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Distribuição de Requisições |
pt_BR |
dc.subject.pt |
PPRDR |
pt_BR |
dc.subject.pt |
RDC |
pt_BR |