dc.contributor.advisor |
Paula, Michel Cambrainha de |
|
dc.contributor.author |
Barros, James Jansen Pinho de |
|
dc.date.accessioned |
2018-10-31T23:08:40Z |
|
dc.date.available |
2018-10-31T23:08:40Z |
|
dc.date.issued |
2016-02-18 |
|
dc.identifier.citation |
BARROS, James Jansen Pinho de. Além da Geometria : o Tangram como Ferramenta Didática para a Matemática do Ensino Fundamental. 2016. 74 p. Dissertação (Mestrado em Matemática)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12538 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Além da Geometria : o Tangram como Ferramenta Didática para a Matemática do Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Paula, Michel Cambrainha de |
|
dc.contributor.referee |
Simas, Fábio Luiz Borges |
|
dc.contributor.referee |
Martins, Leonardo Tadeu Silvares |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Matemática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Tangram |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematics Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Didatic puzzle |
pt_BR |
dc.subject.en |
Learning |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work is the result of some research about the use of the puzzle known as Tangram as a didactic tool, especially regarding fundamental mathematical concepts to students of basic education. We suggest, to the teacher, some activities involving concepts as angles, area, perimeter, rational and irrational numbers, the Pythagorean Theorem, etc. We present, at the end, activities developed with students of 7th and 8th grades of Escola Municipal Cientista Mário Kröeff, in Rio de Janeiro, verifying in practice, the versatility of this puzzle in accord with the evolution observed in the learning process of the students in mathematic’s classes. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho é o resultado de pesquisas acerca da utilização do quebra-cabeça conhecido como Tangram como material didático, sobretudo no que tange à abordagem do ensino de conceitos fundamentais nas aulas de matemática na educação básica. Nele, possibilitamos ao professor sugestões de atividades que englobam conceitos matemáticos, tais como ângulos, áreas, perímetro, números racionais, números irracionais, teorema de Pitágoras, entre outros. Apresentamos, no final, atividades desenvolvidas com alunos do 7o e do 8o anos, do segundo segmento do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cientista Mário Kroeff, do Rio de Janeiro, comprovando, na prática, a versatilidade deste material em concordância com a evolução da aprendizagem dos alunos apresentada nas aulas de matemática. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tangram |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Material Didático |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aprendizagem |
pt_BR |