DSpace Repository

Além da Geometria : o Tangram como Ferramenta Didática para a Matemática do Ensino Fundamental

Show simple item record

dc.contributor.advisor Paula, Michel Cambrainha de
dc.contributor.author Barros, James Jansen Pinho de
dc.date.accessioned 2018-10-31T23:08:40Z
dc.date.available 2018-10-31T23:08:40Z
dc.date.issued 2016-02-18
dc.identifier.citation BARROS, James Jansen Pinho de. Além da Geometria : o Tangram como Ferramenta Didática para a Matemática do Ensino Fundamental. 2016. 74 p. Dissertação (Mestrado em Matemática)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12538
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Além da Geometria : o Tangram como Ferramenta Didática para a Matemática do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Paula, Michel Cambrainha de
dc.contributor.referee Simas, Fábio Luiz Borges
dc.contributor.referee Martins, Leonardo Tadeu Silvares
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq MATEMÁTICA pt_BR
dc.subject.en Tangram pt_BR
dc.subject.en Mathematics Teaching pt_BR
dc.subject.en Didatic puzzle pt_BR
dc.subject.en Learning pt_BR
dc.description.abstracten The present work is the result of some research about the use of the puzzle known as Tangram as a didactic tool, especially regarding fundamental mathematical concepts to students of basic education. We suggest, to the teacher, some activities involving concepts as angles, area, perimeter, rational and irrational numbers, the Pythagorean Theorem, etc. We present, at the end, activities developed with students of 7th and 8th grades of Escola Municipal Cientista Mário Kröeff, in Rio de Janeiro, verifying in practice, the versatility of this puzzle in accord with the evolution observed in the learning process of the students in mathematic’s classes. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho é o resultado de pesquisas acerca da utilização do quebra-cabeça conhecido como Tangram como material didático, sobretudo no que tange à abordagem do ensino de conceitos fundamentais nas aulas de matemática na educação básica. Nele, possibilitamos ao professor sugestões de atividades que englobam conceitos matemáticos, tais como ângulos, áreas, perímetro, números racionais, números irracionais, teorema de Pitágoras, entre outros. Apresentamos, no final, atividades desenvolvidas com alunos do 7o e do 8o anos, do segundo segmento do Ensino Fundamental da Escola Municipal Cientista Mário Kroeff, do Rio de Janeiro, comprovando, na prática, a versatilidade deste material em concordância com a evolução da aprendizagem dos alunos apresentada nas aulas de matemática. pt_BR
dc.subject.pt Tangram pt_BR
dc.subject.pt Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject.pt Material Didático pt_BR
dc.subject.pt Aprendizagem pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|