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Estudo da relação de atividades físicas com o desempenho cognitivo e acadêmico

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dc.contributor.advisor Lopes, Giselle Pinto de Faria
dc.contributor.author Pacheco, Jéssica Coelho
dc.date.accessioned 2018-11-05T16:35:40Z
dc.date.available 2018-11-05T16:35:40Z
dc.date.issued 2017-07-24
dc.identifier.citation PACHECO, Jéssica Coelho. Estudo da relação de atividades físicas como desempenho cognitivo e acadêmico. 2017. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Instituto Biomédico - Curso de Biomedicina, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12541
dc.description.sponsorship Unirio pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Estudo da relação de atividades físicas com o desempenho cognitivo e acadêmico pt_BR
dc.title.alternative Study of the relation of physical activity with the cognitive and academic performance pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR
dc.contributor.referee Lopes, Giselle Pinto de Faria
dc.contributor.referee Faccion, Roberta Soares
dc.contributor.referee Guedes, Priscila Tavares
dc.contributor.referee Costa, Patricia Cristina dos Santos
dc.degree.department CCBS-Instituto Biomédico pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Graduação pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Bacharelado em Biomedicina-CCBS pt_BR
dc.subject.cnpq Outros pt_BR
dc.subject.cnpq Biomedicina pt_BR
dc.subject.en Academic performance pt_BR
dc.subject.en Cognition pt_BR
dc.subject.en Exercise pt_BR
dc.subject.en Cognitive training pt_BR
dc.subject.en Balancing Redox pt_BR
dc.description.abstracten The practice of physical activity is directly related to health, well-being and quality of life, providing benefits not only physiological but also psychological. Several studies suggest that individuals who practice physical activities have better cognitive abilities. These cognitive benefits are possible due to physiological changes such as increased regional blood flow and energy intake, increased activity of neurotransmitters, adaptations in brain structures and neuroplasticity. Neuroplasticity is the functional reorganization of neuronal cells that allows the enhancement of various functions since the brain is constantly developing and can be trained to improve its capacity through brain exercises that stimulate cognitive functions. This study aimed to evaluate the influence of a cognitive training on the academic performance of undergraduate health students, considering the routine of physical exercises reported by the volunteers and the monitoring of the levels of reactive oxygen species and antioxidants in their saliva. Cognitive training consisted of exercises that encompassed attention, speed, and memory. The speed area tests varied significantly as the elements of the games varied. This type of cognitive training demonstrated changes in the redox balance detected in the saliva of volunteers before and after training, evidencing a response of the antioxidants in the attempt to restore homeostasis. The routine of aerobic physical activity was positively correlated to the best cognitive performance, but not to the academic one. However, there was a positive correlation between cognitive training and academic performance. There was a significant increase in the reactive oxygen species between the beginning and end of training. The individuals who participated in the cognitive training presented higher academic performance compared to the control group even not being significant. pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A prática de atividade física está diretamente relacionada à saúde, ao bemestar e a qualidade de vida, proporcionando benefícios não só fisiológicos como também psicológicos. Diversos estudos sugerem que indivíduos que praticam atividades físicas possuem melhores habilidades cognitivas. Esses benefícios cognitivos são possíveis devido a alterações fisiológicas como o aumento do fluxo sanguíneo regional e aporte energético, maior atividade de neurotransmissores, adaptações em estruturas cerebrais e a neuroplasticidade. A neuroplasticidade é capacidade de reorganização funcional das células neuronais que permite o aprimoramento de diversas funções já que o cérebro está em constante desenvolvimento e pode ser treinado para melhorar a sua capacidade através de exercícios cerebrais que estimulam as funções cognitivas. Este estudo buscou avaliar a influência de um treinamento cognitivo no desempenho acadêmico dos alunos de graduação da área da saúde, considerando a rotina de exercícios físicos relatada pelos voluntários e o monitorando dos níveis de espécies reativas de oxigênio e antioxidantes na saliva dos mesmos. O treinamento cognitivo consistiu de exercícios que englobaram as áreas de atenção, velocidade e memória. Os testes da área de velocidade variaram significativamente à medida que os elementos dos jogos variavam. Esse tipo de treinamento cognitivio demonstrou alterações no equilíbrio redox detectado na saliva dos voluntários antes e depois do treinamento, evidenciando uma resposta dos antioxidantes na tentativa de restabelecer a homeostase. A rotina de atividade física aeróbica foi correlacionada positivamente ao melhor desempenho cognitivo, mas não ao acadêmico. Entretanto, houve correlação positiva entre o treinamento cognitivo e o desempenho acadêmico. Houve um aumento significativo das espécies reativas de oxigênio entre o início e o término do treinamento. Os indivíduos que participaram do treinamento cognitivo apresentaram maior desempenho acadêmico comparado ao grupo controle mesmo que não significativo. pt_BR
dc.subject.pt Cognição pt_BR
dc.subject.pt Desempenho acadêmico pt_BR
dc.subject.pt Exercício pt_BR
dc.subject.pt Treinamento cognitivo pt_BR
dc.subject.pt Equilíbrio Redox pt_BR


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