dc.contributor.advisor |
Pimentel, Mariano |
|
dc.contributor.author |
Estruc, Marcelo de Almeida |
|
dc.date.accessioned |
2018-11-13T18:22:38Z |
|
dc.date.available |
2018-11-13T18:22:38Z |
|
dc.date.issued |
2013-09-27 |
|
dc.identifier.citation |
ESTRUC, Marcelo de Almeida. Portal Tagarelas: bate-papo para educação online. 2013. ix, 103 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12550 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2013/04. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Portal Tagarelas: bate-papo para educação online |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pimentel, Mariano |
|
dc.contributor.referee |
Santoro, Flavia Maria |
|
dc.contributor.referee |
Filippo, Denise Del Re |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Edméa Oliveira dos |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Chat |
pt_BR |
dc.subject.en |
Educational Dynamics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Online Education |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The problem that seeks to resolve this research is that the practices of distance
education are still very much based instructional model , making little use of the
potential of Web 2.0 interactivity . Mainly from the 1980 , theorists in education have
pointed out the problems of the instructional model and indicate that education should
be more interactive and collaborative . This dissertation discusses the conceptions of the
relationship between technology and education from the perspective of the different
perspectives of learning theories . It addressed the use of technology in the classroom ,
mainly from theoretical sociologist Marco Silva on the principles of interactive
classroom . Also discussed are new pedagogical practices potentiated with cyberculture
. Identifies that the chat is an instrument that is more appropriate to promote
interactivity in education . This research proposes Portal Tagarelas , an environment
geared to support the teacher to conduct classes online through chat . This Portal is
designed to provide the systems elaborated by the group , as well as promoting
information for the teacher on how to conduct dynamic educational with the use of these
systems , and supports scheduling sessions and subsequent analysis of the logs. To
evaluate the proposed system Portal Tagarelas , we conducted a case study with tutors
online from one discipline to investigate the acceptance of this technology . It was
concluded that the chat is a valid means for interactivity and Portal Tagarelas should
continue to be developed so that we can investigate it properly has the potential
acceptance . |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
As práticas da educação a distância ainda estão muito baseadas no modelo
instrucionista, fazendo pouco uso do potencial de interatividade da web 2.0.
Principalmente a partir da década de 1980, os teóricos em Educação têm apontado os
problemas do modelo instrucionista e indicam que a educação deve ser mais interativa e
colaborativa. Nessa dissertação são discutidas as concepções acerca da relação entre
tecnologia e educação sob o olhar das diferentes teorias de aprendizagem. É abordado o
uso das tecnologias na sala de aula, principalmente, a partir do referencial teórico do
sociólogo Marco Silva sobre os princípios da sala de aula interativa. Também são
discutidas as novas práticas didáticas potencializadas com a cibercultura. Identifica-se
que o bate-papo é um instrumento que se mostra adequado para promover a
interatividade na educação. Visando apoiar o professor a realizar aulas online mais
interativas, nessa pesquisa foi proposto o Portal Tagarelas, um ambiente voltado para a
realização de dinâmicas educacionais por meio de bate-papo. Para avaliar o sistema
proposto, foi realizado um estudo de caso com tutores de uma disciplina online. Pôde-se
concluir que os tutores consideram o bate-papo como um meio válido para
interatividade e que o Portal Tagarelas precisa continuar sendo desenvolvido para que se
possa investigar adequadamente seu potencial de aceitação. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bate-papo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Dinâmicas Educacionais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação a Distância |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Interatividade |
pt_BR |