DSpace Repository

Portal Tagarelas: bate-papo para educação online

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pimentel, Mariano
dc.contributor.author Estruc, Marcelo de Almeida
dc.date.accessioned 2018-11-13T18:22:38Z
dc.date.available 2018-11-13T18:22:38Z
dc.date.issued 2013-09-27
dc.identifier.citation ESTRUC, Marcelo de Almeida. Portal Tagarelas: bate-papo para educação online. 2013. ix, 103 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12550
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2013/04. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Portal Tagarelas: bate-papo para educação online pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Pimentel, Mariano
dc.contributor.referee Santoro, Flavia Maria
dc.contributor.referee Filippo, Denise Del Re
dc.contributor.referee Santos, Edméa Oliveira dos
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Chat pt_BR
dc.subject.en Educational Dynamics pt_BR
dc.subject.en Online Education pt_BR
dc.description.abstracten The problem that seeks to resolve this research is that the practices of distance education are still very much based instructional model , making little use of the potential of Web 2.0 interactivity . Mainly from the 1980 , theorists in education have pointed out the problems of the instructional model and indicate that education should be more interactive and collaborative . This dissertation discusses the conceptions of the relationship between technology and education from the perspective of the different perspectives of learning theories . It addressed the use of technology in the classroom , mainly from theoretical sociologist Marco Silva on the principles of interactive classroom . Also discussed are new pedagogical practices potentiated with cyberculture . Identifies that the chat is an instrument that is more appropriate to promote interactivity in education . This research proposes Portal Tagarelas , an environment geared to support the teacher to conduct classes online through chat . This Portal is designed to provide the systems elaborated by the group , as well as promoting information for the teacher on how to conduct dynamic educational with the use of these systems , and supports scheduling sessions and subsequent analysis of the logs. To evaluate the proposed system Portal Tagarelas , we conducted a case study with tutors online from one discipline to investigate the acceptance of this technology . It was concluded that the chat is a valid means for interactivity and Portal Tagarelas should continue to be developed so that we can investigate it properly has the potential acceptance . pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt As práticas da educação a distância ainda estão muito baseadas no modelo instrucionista, fazendo pouco uso do potencial de interatividade da web 2.0. Principalmente a partir da década de 1980, os teóricos em Educação têm apontado os problemas do modelo instrucionista e indicam que a educação deve ser mais interativa e colaborativa. Nessa dissertação são discutidas as concepções acerca da relação entre tecnologia e educação sob o olhar das diferentes teorias de aprendizagem. É abordado o uso das tecnologias na sala de aula, principalmente, a partir do referencial teórico do sociólogo Marco Silva sobre os princípios da sala de aula interativa. Também são discutidas as novas práticas didáticas potencializadas com a cibercultura. Identifica-se que o bate-papo é um instrumento que se mostra adequado para promover a interatividade na educação. Visando apoiar o professor a realizar aulas online mais interativas, nessa pesquisa foi proposto o Portal Tagarelas, um ambiente voltado para a realização de dinâmicas educacionais por meio de bate-papo. Para avaliar o sistema proposto, foi realizado um estudo de caso com tutores de uma disciplina online. Pôde-se concluir que os tutores consideram o bate-papo como um meio válido para interatividade e que o Portal Tagarelas precisa continuar sendo desenvolvido para que se possa investigar adequadamente seu potencial de aceitação. pt_BR
dc.subject.pt Bate-papo pt_BR
dc.subject.pt Dinâmicas Educacionais pt_BR
dc.subject.pt Educação a Distância pt_BR
dc.subject.pt Interatividade pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|