DSpace Repository

Melhoria de processos de negócio: sistematizando a identificação de oportunidades de melhoria

Show simple item record

dc.contributor.advisor Azevedo, Leonardo Guerreiro
dc.contributor.author Souza, Alexandre de Abreu Pinheiro e
dc.date.accessioned 2018-11-13T18:49:26Z
dc.date.available 2018-11-13T18:49:26Z
dc.date.issued 2013-09-23
dc.identifier.citation SOUZA, Alexandre de Abreu Pinheiro e. Melhoria de processos de negócio: sistematizando a identificação de oportunidades de melhoria. 2013. xi, 105 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12553
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2013/10. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Melhoria de processos de negócio: sistematizando a identificação de oportunidades de melhoria pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Santoro, Flavia Maria
dc.contributor.referee Azevedo, Leonardo Guerreiro
dc.contributor.referee Santoro, Flavia Maria
dc.contributor.referee Amorim, Fernanda Araujo Baião
dc.contributor.referee Fantinato, Marcelo
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Business process improvement pt_BR
dc.subject.en Process redesign pt_BR
dc.subject.en Redesign patterns pt_BR
dc.subject.en Improvement opportunities identification pt_BR
dc.subject.en BPM pt_BR
dc.description.abstracten Business Process Management is increasingly present in organizations, and process improvement is one of its focuses. Patterns for process redesign have gathered the attention of some studies, which seek to provide solutions to recurring problems of business process improvement. However, the choice of these patterns is not an easy task, especially when performed in scenarios with large models and complex processes, which make the manual analysis a very costly task. This work presents the systematization of improvement opportunities identification to apply specific patterns through heuristics. The heuristics application uses information that is present in the process models, and a method is also adapted to assist the heuristics application. A case study involving 16 process analysts and 24 business processes was applied to evaluate the heuristics. In this study, we observed evidence of the applicability of heuristics to identify improvement opportunities in business processes, because the heuristics were able to identify most of the cases identified manually by the analysts, besides identifying some improvement opportunities that passed unnoticed by the analysts. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Gestão de Processos de Negócio está cada vez mais presente nas organizações e a melhoria de processos é um de seus focos. Padrões para redesenho de processos têm motivado trabalhos que apresentam soluções para problemas recorrentes de melhoria de processos de negócio. Contudo, a identificação de oportunidades de melhoria para aplicação destes padrões não é uma tarefa simples, principalmente em cenários em que os modelos de processos são grandes e complexos, onde a análise manual dos processos é uma tarefa muito custosa. Este trabalho apresenta a sistematização da identificação de oportunidades de melhoria para aplicação de determinados padrões de redesenho através de heurísticas. A aplicação das heurísticas emprega informações presentes nos modelos de processos, e também um método é adaptado para apoiar a execução das heurísticas. Um estudo de caso envolvendo 16 analistas de processos e 24 processos de negócio foi aplicado para avaliação das heurísticas. Neste estudo, foi possível observar indícios da aplicabilidade da proposta para identificar as oportunidades de melhoria nos processos de negócio, pois as heurísticas foram capazes de identificar a maioria dos casos identificados manualmente pelos analistas, além de identificar algumas oportunidades de melhoria que passaram despercebidas pelos analistas. pt_BR
dc.subject.pt Melhoria de processos de negócio pt_BR
dc.subject.pt Redesenho de processo pt_BR
dc.subject.pt Padrões de redesenho pt_BR
dc.subject.pt Identificação de oportunidades de melhoria de processos de negócio pt_BR
dc.subject.pt BPM pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|