dc.contributor.advisor |
Azevedo, Leonardo Guerreiro |
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dc.contributor.author |
Souza, Alexandre de Abreu Pinheiro e |
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dc.date.accessioned |
2018-11-13T18:49:26Z |
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dc.date.available |
2018-11-13T18:49:26Z |
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dc.date.issued |
2013-09-23 |
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dc.identifier.citation |
SOUZA, Alexandre de Abreu Pinheiro e. Melhoria de processos de negócio: sistematizando a identificação de oportunidades de melhoria. 2013. xi, 105 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12553 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2013/10. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
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dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Melhoria de processos de negócio: sistematizando a identificação de oportunidades de melhoria |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Santoro, Flavia Maria |
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dc.contributor.referee |
Azevedo, Leonardo Guerreiro |
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dc.contributor.referee |
Santoro, Flavia Maria |
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dc.contributor.referee |
Amorim, Fernanda Araujo Baião |
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dc.contributor.referee |
Fantinato, Marcelo |
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dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Business process improvement |
pt_BR |
dc.subject.en |
Process redesign |
pt_BR |
dc.subject.en |
Redesign patterns |
pt_BR |
dc.subject.en |
Improvement opportunities identification |
pt_BR |
dc.subject.en |
BPM |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Business Process Management is increasingly present in organizations, and process improvement is one of its focuses. Patterns for process redesign have gathered the attention of some studies, which seek to provide solutions to recurring problems of business process improvement. However, the choice of these patterns is not an easy task, especially when performed in scenarios with large models and complex processes, which make the manual analysis a very costly task.
This work presents the systematization of improvement opportunities identification to apply specific patterns through heuristics. The heuristics application uses information that is present in the process models, and a method is also adapted to assist the heuristics application.
A case study involving 16 process analysts and 24 business processes was applied to evaluate the heuristics. In this study, we observed evidence of the applicability of heuristics to identify improvement opportunities in business processes, because the heuristics were able to identify most of the cases identified manually by the analysts, besides identifying some improvement opportunities that passed unnoticed by the analysts. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
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dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Gestão de Processos de Negócio está cada vez mais presente nas organizações e a melhoria de processos é um de seus focos. Padrões para redesenho de processos têm motivado trabalhos que apresentam soluções para problemas recorrentes de melhoria de processos de negócio. Contudo, a identificação de oportunidades de melhoria para aplicação destes padrões não é uma tarefa simples, principalmente em cenários em que os modelos de processos são grandes e complexos, onde a análise manual dos processos é uma tarefa muito custosa.
Este trabalho apresenta a sistematização da identificação de oportunidades de melhoria para aplicação de determinados padrões de redesenho através de heurísticas. A aplicação das heurísticas emprega informações presentes nos modelos de processos, e também um método é adaptado para apoiar a execução das heurísticas.
Um estudo de caso envolvendo 16 analistas de processos e 24 processos de negócio foi aplicado para avaliação das heurísticas. Neste estudo, foi possível observar indícios da aplicabilidade da proposta para identificar as oportunidades de melhoria nos processos de negócio, pois as heurísticas foram capazes de identificar a maioria dos casos identificados manualmente pelos analistas, além de identificar algumas oportunidades de melhoria que passaram despercebidas pelos analistas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Melhoria de processos de negócio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Redesenho de processo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Padrões de redesenho |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identificação de oportunidades de melhoria de processos de negócio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
BPM |
pt_BR |