dc.contributor.advisor |
Ciarlini, Angelo Ernani Maia |
|
dc.contributor.author |
Gottin, Vinícius Michel |
|
dc.date.accessioned |
2018-11-13T19:09:39Z |
|
dc.date.available |
2018-11-13T19:09:39Z |
|
dc.date.issued |
2013-10-29 |
|
dc.identifier.citation |
GOTTIN, Vinícius Michel. Verificação abstrata de propriedades dramáticas contínuas em eventos não determinísticos. 2013. xi, 85 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12556 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2013/12. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Verificação abstrata de propriedades dramáticas contínuas em eventos não determinísticos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ciarlini, Angelo Ernani Maia |
|
dc.contributor.referee |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
|
dc.contributor.referee |
Furtado, Antonio Luz |
|
dc.contributor.referee |
Feijó, Bruno |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interactive Storytelling |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dramatic properties |
pt_BR |
dc.subject.en |
Model checking |
pt_BR |
dc.subject.en |
Symbollic execution |
pt_BR |
dc.subject.en |
Artificial Intelligence |
pt_BR |
dc.subject.en |
Nondeterminism |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In Interactive Storytelling systems, a narrative is generated and dramatized under the
influence of one or more user`s interaction. Applying automated planning techniques
for the generation of plots guarantees coherence and the necessary diversity for a good
variability, in particular when nondeterministic events are considered. In order to enable
the plot generation process to act in parallel with the dramatization, avoiding breaks in
user experience, it is necessary for the planning to be accomplished in reasonable time.
The consideration of restrictions over dramatic properties would enhance the author’s
expressive power and the story’s aesthetic quality. Considering that these properties
vary continuously during events, in order to represent dramatizable aspects, would add
complexity to the planning process. To avoid this additional complexity turning the
parallelism between generation and dramatization impracticable, we propose a model in
which an exhaustive offline verification of restrictions over dramatic properties in
nondeterministic events generates indexed results to the planning process. To do so, we
work with continuous ramified time logic, proposed for the Storytelling context, and
apply constraint logic programming in order to verify the satisfaction of restrictions
over continuous properties during abstract narrative nondeterministic events. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Em sistemas de Storytelling Interativo, uma narrativa é gerada e dramatizada sob a
influência da interação com um ou mais usuários. O uso de técnicas de planejamento
automatizado para a geração de enredos em sistemas de Storytelling Interativo provê a
garantia de coerência com diversidade, em particular quando considera o não
determinismo dos eventos. Para possibilitar que o processo de geração de enredos atue
em paralelo com a dramatização, evitando pausas na experiência do usuário, é
necessário que o planejamento seja realizado no menor tempo possível. A consideração
de restrições sobre propriedades dramáticas relevantes aumentaria o poder expressivo
conferido ao autor e a qualidade estética da história. Considerar que essas propriedades
variam continuamente ao longo dos eventos, de forma que possam representar aspectos
dramatizáveis, tornaria o processo de planejamento mais complexo. Para evitar que a
complexidade adicional torne o paralelismo entre a geração e dramatização inviáveis,
propomos um modelo no qual uma pré-verificação exaustiva das restrições sobre
propriedades dramáticas em eventos não determinísticos provê resultados indexados ao
planejamento. Para tanto, trabalhamo com uma lógica de tempo contínuo ramificado
proposta para o contexto de Storytelling, e utiliza-se programação em lógica com
restrições para verificar a satisfação de restrições sobre a variação linear de
propriedades contínuas ao longo de eventos narrativos abstratos e não determinísticos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Storytelling Interativo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Propriedades Dramáticas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arco Dramático |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Verificação de Modelos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Execução Simbólica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Inteligência Artificial |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Não determinismo |
pt_BR |