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Plataforma Mignone : uma arquitetura para ambientes virtuais e um modelo para construção de objetos de aprendizagem especializados para educação

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dc.contributor.advisor Siqueira, Sean Wolfgand Matsui
dc.contributor.author Pinhati, Fernando
dc.date.accessioned 2018-11-13T19:17:27Z
dc.date.available 2018-11-13T19:17:27Z
dc.date.issued 2013-07-01
dc.identifier.citation PINHATI, Fernando. Plataforma Mignone: uma arquitetura para ambientes virtuais e um modelo para construção de objetos de aprendizagem especializados para educação musical. 2013. xvii, 148 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12557
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2013/08. pt_BR
dc.description.sponsorship FAPERJ e CNPQ pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Plataforma Mignone : uma arquitetura para ambientes virtuais e um modelo para construção de objetos de aprendizagem especializados para educação pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Siqueira, Sean Wolfgand Matsui
dc.contributor.referee Pimentel, Mariano
dc.contributor.referee Fernandes, José Nunes
dc.contributor.referee Rocha, Inês de Almeida
dc.contributor.referee Lanzelotte, Rosana de Saldanha da Gama
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Music Education pt_BR
dc.subject.en Collaborative Learning pt_BR
dc.subject.en C(L)A(S)P Model pt_BR
dc.subject.en UTAUT pt_BR
dc.subject.en Technology Acceptance pt_BR
dc.subject.en Learning Objects pt_BR
dc.subject.en Learning Environments pt_BR
dc.subject.en Social Networks pt_BR
dc.subject.en Mashups pt_BR
dc.subject.en OpenSocial pt_BR
dc.description.abstracten Due to the difficulty to build multimedia objects, to the poor exploration of social-collaborative resources and to the use of non-constructivist educational methodologies, virtual learning environments are not well explored when used in the Music Education scenario. To help on these problems, the Mignone Platform is proposed. It is composed by a formal software architecture for virtual learning environments and by a model that makes easier the creation of learning objects, both specialized for Music Education. A case study with a prototype was conducted, targeting on verifying the acceptance by the students of activities built according to the Mignone Platform. 27 students from a public high school at Rio de Janeiro attended the study case. From quantitative and qualitative analysis, it was possible to notice that the use of social and multimedia resources, guaranteed by the use of the Mignone Platform as a guide for the development of both learning environment and learning objects, has an indirect influence on the students acceptance of virtual learning environments for Music Education. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber Projetos E-26/101.509/2010, E-26/170028/2008 e 557.128/2009-9 pt_BR
dc.description.abstractpt A dificuldade na construção de objetos multimídia, a baixa exploração de recursos sócio-colaborativos e a utilização de metodologias educacionais não adequadas são questões que fazem com que ambientes e objetos de aprendizagem não sejam bem explorados no cenário da Educação Musical. Para auxiliar na solução deste problema, é proposta a Plataforma Mignone. Ela é constituída por uma arquitetura formal para o desenvolvimento de ambientes virtuais e de um modelo para criação facilitada de objetos de aprendizagem, ambos especializados para a área da música. Um estudo de caso a partir de um protótipo desenvolvido foi realizado, com o objetivo de verificar a receptividade dos alunos às atividades construídas segundo a Plataforma Mignone. O estudo envolveu a participação de 27 alunos do ensino médio de uma escola pública no Rio de Janeiro. A partir de análises quantitativas e qualitativas, foi possível concluir que o oferecimento de recursos multimídia e sociais, garantidos pelo uso da Plataforma Mignone como guia tanto na construção do ambiente quanto na dos objetos de aprendizagem, influenciam indiretamente na intenção de uso de ambientes virtuais de aprendizagem para Educação Musical pelos alunos. pt_BR
dc.subject.pt Educação Musical pt_BR
dc.subject.pt Aprendizagem Colaborativa pt_BR
dc.subject.pt Modelo C(L)A(S)P pt_BR
dc.subject.pt UTAUT pt_BR
dc.subject.pt Aceitação de Tecnologias pt_BR
dc.subject.pt Objetos de Aprendizagem pt_BR
dc.subject.pt Ambientes de Aprendizagem pt_BR
dc.subject.pt Redes Sociais pt_BR
dc.subject.pt Mashups pt_BR
dc.subject.pt OpenSocial pt_BR


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