dc.contributor.advisor |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
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dc.contributor.author |
Pinhati, Fernando |
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dc.date.accessioned |
2018-11-13T19:17:27Z |
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dc.date.available |
2018-11-13T19:17:27Z |
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dc.date.issued |
2013-07-01 |
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dc.identifier.citation |
PINHATI, Fernando. Plataforma Mignone: uma arquitetura para ambientes virtuais e um modelo para construção de objetos de aprendizagem especializados para educação musical. 2013. xvii, 148 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12557 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2013/08. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
FAPERJ e CNPQ |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Plataforma Mignone : uma arquitetura para ambientes virtuais e um modelo para construção de objetos de aprendizagem especializados para educação |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
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dc.contributor.referee |
Pimentel, Mariano |
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dc.contributor.referee |
Fernandes, José Nunes |
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dc.contributor.referee |
Rocha, Inês de Almeida |
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dc.contributor.referee |
Lanzelotte, Rosana de Saldanha da Gama |
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dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Collaborative Learning |
pt_BR |
dc.subject.en |
C(L)A(S)P Model |
pt_BR |
dc.subject.en |
UTAUT |
pt_BR |
dc.subject.en |
Technology Acceptance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Learning Objects |
pt_BR |
dc.subject.en |
Learning Environments |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Networks |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mashups |
pt_BR |
dc.subject.en |
OpenSocial |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Due to the difficulty to build multimedia objects, to the poor exploration of
social-collaborative resources and to the use of non-constructivist educational
methodologies, virtual learning environments are not well explored when used in the
Music Education scenario. To help on these problems, the Mignone Platform is
proposed. It is composed by a formal software architecture for virtual learning
environments and by a model that makes easier the creation of learning objects, both
specialized for Music Education. A case study with a prototype was conducted,
targeting on verifying the acceptance by the students of activities built according to the
Mignone Platform. 27 students from a public high school at Rio de Janeiro attended the
study case. From quantitative and qualitative analysis, it was possible to notice that the
use of social and multimedia resources, guaranteed by the use of the Mignone Platform
as a guide for the development of both learning environment and learning objects, has
an indirect influence on the students acceptance of virtual learning environments for
Music Education. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
Projetos E-26/101.509/2010, E-26/170028/2008 e 557.128/2009-9 |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A dificuldade na construção de objetos multimídia, a baixa exploração de
recursos sócio-colaborativos e a utilização de metodologias educacionais não adequadas
são questões que fazem com que ambientes e objetos de aprendizagem não sejam bem
explorados no cenário da Educação Musical. Para auxiliar na solução deste problema, é
proposta a Plataforma Mignone. Ela é constituída por uma arquitetura formal para o
desenvolvimento de ambientes virtuais e de um modelo para criação facilitada de
objetos de aprendizagem, ambos especializados para a área da música. Um estudo de
caso a partir de um protótipo desenvolvido foi realizado, com o objetivo de verificar a
receptividade dos alunos às atividades construídas segundo a Plataforma Mignone. O
estudo envolveu a participação de 27 alunos do ensino médio de uma escola pública no
Rio de Janeiro. A partir de análises quantitativas e qualitativas, foi possível concluir que
o oferecimento de recursos multimídia e sociais, garantidos pelo uso da Plataforma
Mignone como guia tanto na construção do ambiente quanto na dos objetos de
aprendizagem, influenciam indiretamente na intenção de uso de ambientes virtuais de
aprendizagem para Educação Musical pelos alunos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aprendizagem Colaborativa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Modelo C(L)A(S)P |
pt_BR |
dc.subject.pt |
UTAUT |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aceitação de Tecnologias |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Objetos de Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ambientes de Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Redes Sociais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mashups |
pt_BR |
dc.subject.pt |
OpenSocial |
pt_BR |