DSpace Repository

Projetando o entendimento de modelos de processos de prestação de serviços públicos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Araujo, Renata Mendes de
dc.contributor.author Engiel, Priscila
dc.date.accessioned 2018-11-13T19:51:47Z
dc.date.available 2018-11-13T19:51:47Z
dc.date.issued 2012-05-02
dc.identifier.citation ENGIEL, Priscila. Projetando o entendimento de modelos de processos de prestação de serviços públicos. 2012. 143f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12561
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2012/04. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Projetando o entendimento de modelos de processos de prestação de serviços públicos pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Cappelli, Claudia
dc.contributor.referee Araujo, Renata Mendes de
dc.contributor.referee Cappelli, Claudia
dc.contributor.referee Baião, Fernanda Araújo
dc.contributor.referee Werneck, Vera Maria Benjamim
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Business process management pt_BR
dc.subject.en Transparency pt_BR
dc.subject.en Electronic government pt_BR
dc.subject.en Understandability pt_BR
dc.description.abstracten Organizations (both public and private) are each day more interested in managing their business processes with the aim at increasing productivity and achieve better outcomes in their business fields. Business process models have been used to represent the organizational context, representing information about how the business is conducted and showing possibilities to perform changes efficiently. Business process models have been used as instruments to conduct many strategic actions, such as process improvement and automation as well as a communication artifact among organizational members. Public organizations have been demanded to show capability in offering transparency about their operation, performance and results. This research aims at evaluating how organizational process models can be used to promote process transparency and communication among public organizations and its clients (citizens). Particularly, this research discusses the way these models are represented, proposing how to adapt it to citizens understanding - individuals who usually do not have technical knowledge and skills about process modeling and notations. This research work proposes an approach to design public service process models in order to improve their understandability by citizens. This approach comprises the use of a catalogue containing design characteristics, operationalizations and mechanisms which may be used by process analysts and a set of steps to apply the catalogue in business process models. The catalogue used by process analysts and the understandability about the models generated by the application of the catalogue were evaluated through case studies in process models of a public university. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt As organizações públicas e privadas estão cada vez mais investindo na gestão de seus processos com o objetivo de aumentar sua produtividade e conseguir destaque em sua área de atuação. Modelos de negócio têm sido utilizados para representar contextos organizacionais, explicitando informações sobre o negócio de forma a agilizar suas mudanças. Os modelos de processo de negócio são considerados instrumentos de referência para diversas ações estratégicas, como melhoria e automação dos processos, bem como instrumentos de comunicação e de entendimento comum dos membros da organização sobre seu funcionamento. No caso das organizações públicas, estas também têm sido cobradas por sua capacidade de oferecer transparência sobre seu funcionamento, desempenho e resultados. Esta pesquisa se propõe a avaliar como modelos de processos construídos no contexto das organizações públicas podem ser utilizados como instrumentos para promover a comunicação e a transparência com os cidadãos. Em particular, esta pesquisa explora a forma como esses modelos são representados, propondo como ajustá-la ao entendimento pelos cidadãos - indivíduos que usualmente não têm conhecimento técnico sobre modelagem de processos e sua notação. Este trabalho propõe uma abordagem para o projeto de características de entendimento para modelos de processo de prestação de serviços públicos visando os usuários externos à organização. A abordagem compreende a definição de um catálogo contendo características, operacionalizações e mecanismos que podem ser aplicados aos modelos de processo de modo a contribuir para seu entendimento e uma sistemática para sua aplicação por analistas de processos. O uso do catálogo por analistas e o entendimento sobre os modelos gerados pela aplicação do catálogo foram avaliados através de estudos de casos realizados em processos de negócio em uma universidade pública. pt_BR
dc.subject.pt Gestão de processos de negócio pt_BR
dc.subject.pt Transparência pt_BR
dc.subject.pt Governo eletrônico pt_BR
dc.subject.pt Entendimento pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|