DSpace Repository

Planejamento estratégico de tecnologia da informação e comunicação em instituições federais de ensino superior : construindo uma abordagem através de pesquisa-ação na UNIRIO

Show simple item record

dc.contributor.advisor Tanaka, Asterio Kiyoshi
dc.contributor.author Paula, Luiza Gonçalves de
dc.date.accessioned 2018-11-13T21:35:57Z
dc.date.available 2018-11-13T21:35:57Z
dc.date.issued 2012-04-26
dc.identifier.citation PAULA, Luiza Gonçalves de. Planejamento estratégico de tecnologia da informação e comunicação em instituições federais de ensino superior: construindo uma abordagem através de pesquisa-ação na UNIRIO. 2012. 104f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12562
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2012/05. pt_BR
dc.description.sponsorship Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Planejamento estratégico de tecnologia da informação e comunicação em instituições federais de ensino superior : construindo uma abordagem através de pesquisa-ação na UNIRIO pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Araujo, Renata Mendes de
dc.contributor.referee Tanaka, Asterio Kiyoshi
dc.contributor.referee Araujo, Renata Mendes de
dc.contributor.referee Aló, Claudia Capelli
dc.contributor.referee Schmitz, Eber Assis
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Strategic Planning pt_BR
dc.subject.en Brazilian Public Universities pt_BR
dc.subject.en Action Research pt_BR
dc.subject.en Balanced Scorecard pt_BR
dc.subject.en Information Technology Management pt_BR
dc.description.abstracten Brazilian public organizations spended R$18 billions with Information Technology (IT) in 2011. However, surveys conducted by the Brazilian Court of Audit (TCU) about IT governance in Brazilian Federal Public Administration demonstrated that there aren’t enough controls and professionalism by public IT managers in administrating these valuable resources. IT strategic planning is the main instrument that enables the understanding of why, where and how organizations spend their resources to deliver services to citizens. This research work aims to apply IT strategic planning models in a specific type of Brazilian public organization - public universities. Action Research was used as the scientific method, where IT strategic planning models and Balanced Scorecard method were used. The Plan, Act and Reflect research phases are described, as well as instruments, products and reflections obtained in the IT strategic planning at the Federal University of Rio de Janeiro State (UNIRIO). The research shows that besides increasing IT strategic planning maturity in UNIRIO, the obtained results can be used by other Brazilian public universities in their IT strategic planning formulation, and can be used by Brazilian regulatory agencies for improvements in the IT Strategic Planning Elaboration Process Guide. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt As organizações públicas federais brasileiras gastaram R$18 bilhões com Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em 2011. Mas levantamentos do Tribunal de Contas da União (TCU) acerca da governança de TIC na Administração Pública Federal (APF) demonstram que não há controles mínimos e profissionalismo dos gestores de TIC na administração destes valiosos recursos. O planejamento estratégico de TIC é o principal instrumento que possibilita o entendimento de porque, onde e como recursos são gastos para possibilitar às organizações públicas entregar seus serviços aos cidadãos. O objetivo deste trabalho de pesquisa foi aplicar modelos de formulação de planejamento estratégico de TIC em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A Pesquisa- Ação foi o método científico utilizado para o desenvolvimento da pesquisa e o Balanced Scorecard foi utilizado como ferramenta para a definição dos objetivos e iniciativas estratégicas, indicadores e metas. As etapas Planejar, Agir e Refletir que ocorreram nesta pesquisa-ação são descritas bem como os instrumentos, produtos e reflexões obtidas no contexto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Espera-se que os resultados deste trabalho, além de proporcionar o aumento da maturidade na gestão da TIC da UNIRIO, possam ser utilizados em outras IFES na formulação do planejamento estratégico de TIC, bem como possam ser utilizados pelos órgãos reguladores para aprimoramento do Guia do Processo de Elaboração de PDTI. pt_BR
dc.subject.pt Planejamento Estratégico pt_BR
dc.subject.pt Instituições Federais de Ensino Superior pt_BR
dc.subject.pt Pesquisa-Ação pt_BR
dc.subject.pt Balanced Scorecard pt_BR
dc.subject.pt Gestão de Tecnologia de Informação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|