dc.contributor.advisor |
Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de |
|
dc.contributor.author |
Fritzen, Eduardo |
|
dc.date.accessioned |
2018-11-13T22:01:51Z |
|
dc.date.available |
2018-11-13T22:01:51Z |
|
dc.date.issued |
2012-06-29 |
|
dc.identifier.citation |
FRITZEN, Eduardo. Recuperação contextual de informação na web a partir da análise de mensagens de enriquecimento em dados abertos: explorando o contexto de ensino/aprendizagem. 2012. 190f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12567 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2012/10. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Recuperação Contextual de Informação na Web a partir da Análise de Mensagens e Enriquecimento em Dados Abertos: Explorando o contexto de ensino/aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
|
dc.contributor.referee |
Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de |
|
dc.contributor.referee |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
|
dc.contributor.referee |
Santoro, Flávia Maria |
|
dc.contributor.referee |
Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Information Retrieval |
pt_BR |
dc.subject.en |
Information Extraction |
pt_BR |
dc.subject.en |
Context |
pt_BR |
dc.subject.en |
Open Data |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Networks |
pt_BR |
dc.subject.en |
Natural Language Processing |
pt_BR |
dc.subject.en |
Agents |
pt_BR |
dc.subject.en |
Collaborative Learning |
pt_BR |
dc.subject.en |
Information Systems |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The search engines have changed the process of finding things on the Web, while social platforms have revolutionized the way people communicate and relate to each other. The popularity of these information systems directly influences people's daily lives. However, in general, platforms for online social networks provide searches only over their own data (the social networks) or use search engines available on the Web without considering the context of these social networks. When these platforms are used in workplaces or to support teaching / learning processes, the relevance of retrieving documents on the Web could be essential to these activities. In order to enhance and contextualize the document retrieval on the Web, this work proposes: (i) modeling the context from the extraction of messages from social network groups, and (ii) using the context to improve the relevance of documents retrieved from the Web. Natural language processing and information retrieval techniques are used to extract relevant terms of the messages. Then, these terms are enriched from open data with the support of semantic technologies. In order to provide continuous processing of messages, software agent technologies were also considered. Two case studies showed that capturing the context of discussion messages using dynamic collaborative learning discussions can improve the relevance of search results on the Web. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Os motores de busca transformaram o processo de se encontrar algo na Web, enquanto que as plataformas sociais revolucionaram as formas de comunicação e relacionamento entre as pessoas. A popularidade destes sistemas de informação influencia diretamente o cotidiano das pessoas. Entretanto, em geral, as plataformas que possibilitam a formação de redes sociais online fornecem apenas buscas nas próprias redes sociais ou disponibilizam motores de busca na Web tradicionais sem considerar o contexto destas redes sociais. Quando estas plataformas são utilizadas em ambientes de trabalho ou para apoiar processos de ensino/aprendizagem, considera-se que a relevância na recuperação de documentos na Web possa ser primordial nestas atividades. Para melhorar e contextualizar a recuperação de documentos na Web, este trabalho propõe: (i) a modelagem do contexto a partir da extração das mensagens em grupos de rede social e (ii) uso do contexto para melhorar a relevância na recuperação de documentos na Web. Técnicas de processamento de linguagem natural e recuperação da informação são utilizadas para a extração de termos relevantes das mensagens, que são enriquecidos a partir de dados abertos com apoio de tecnologias semânticas. De modo a possibilitar o processamento contínuo de mensagens, tecnologias de agentes de software também foram consideradas. Dois estudos de caso demonstraram que a captura do contexto enriquecido usando mensagens de discussão pode melhorar a relevância dos resultados das buscas na Web e contribuir com as discussões. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Recuperação de Informação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Extração de Informação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Contexto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Dados Abertos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Redes Sociais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Processamento de Linguagem Natural |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Agentes |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aprendizagem Colaborativa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sistemas de Informação |
pt_BR |