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O uso de modelos matemáticos num processo de inscrições em componentes curriculares

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dc.contributor.advisor Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de
dc.contributor.author Amorim, Patricia Felippe
dc.date.accessioned 2018-11-13T22:06:18Z
dc.date.available 2018-11-13T22:06:18Z
dc.date.issued 2012-09-21
dc.identifier.citation AMORIM, Patricia Felippe. O uso de modelos matemáticos num processo de inscrições em componentes curriculares. 2012. xiii, 132f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12568
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2012/11. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O uso de modelos matemáticos num processo de inscrições em componentes curriculares pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Lima, Leonardo Silva de
dc.contributor.referee Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de
dc.contributor.referee Lima, Leonardo Silva de
dc.contributor.referee Siqueira, Sean Wolfgand Matsui
dc.contributor.referee Oliveira, Carla Silva
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Business Process pt_BR
dc.subject.en Information Technology pt_BR
dc.subject.en Mathematical Modeling pt_BR
dc.subject.en Operational Research pt_BR
dc.subject.en Linear Programming pt_BR
dc.subject.en PERT/CPM pt_BR
dc.description.abstracten This work shows how Mathematical Modelling could be employed to research project execution scenarios in a view of curricular components of an academic process in the perspective of integrate a graduation’s course. Through the tutorial process elicitation and mathematical models that represents a real system grade curriculum, many aspects of the students’ decisions in the disciplines registration process are analysed. To do that, the main characteristics of the system and the strategies adopted by the student and the teachers were analyzed in this work. Then, two objectives are given: first, provide suggestions of disciplines registrations with an expectation of integrating the course on time, using a current real scenario and, and second, if possible, verify if the model using a tool PERT / CPM, could predict the time nearer the time to integrate the course. Accordingly, both models offer the identification of the curriculum components that make up a critical path for the student and the components that are possible for inclusion the disciplines registration of these students, based on their school reports. As for the second objective, it has been confirmed that the models of the system could forecast a nearer integration time in relation to the real time suggested in the tutorial process when using a PERT/CPM tool. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho mostra como a Modelagem Matemática pode ser empregada para se pesquisar cenários de inscrições em componentes curriculares, sob a perspectiva de integralização de um curso de graduação. Por meio da elicitação do processo de tutoria e de modelos matemáticos que representam uma grade curricular real, são analisados diversos aspectos sobre a realização de inscrições em componentes curriculares de um curso. Para tanto, as principais características do sistema e as estratégias adotadas pelo corpo discente e docente foram analisadas neste trabalho. Com isso, dois objetivos são estabelecidos: primeiro, fornecer sugestões de inscrições com uma expectativa de menor prazo para integralização do curso, previsto no cenário real atual e, se possível; segundo, verificar, sob certo contexto, se o modelo utilizando uma ferramenta PERT/CPM, poderia prever um tempo de integralização o mais próximo ao tempo real demandado. Coerentemente, dois modelos oferecem a identificação dos componentes curriculares que compõe um caminho crítico para o aluno e os componentes possíveis para inscrição com base no histórico do aluno. Para o segundo objetivo, confirmou-se que ao se executar os modelos numa ferramenta PERT/CPM, eles poderiam representar mais próximo possível a solução real sugerida no processo de tutoria. pt_BR
dc.subject.pt Processo de negócio pt_BR
dc.subject.pt Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.pt Modelagem Matemática pt_BR
dc.subject.pt Pesquisa Operacional pt_BR
dc.subject.pt Programação Linear pt_BR
dc.subject.pt PERT/CPM pt_BR


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