dc.contributor.advisor |
Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de |
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dc.contributor.author |
Amorim, Patricia Felippe |
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dc.date.accessioned |
2018-11-13T22:06:18Z |
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dc.date.available |
2018-11-13T22:06:18Z |
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dc.date.issued |
2012-09-21 |
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dc.identifier.citation |
AMORIM, Patricia Felippe. O uso de modelos matemáticos num processo de inscrições em componentes curriculares. 2012. xiii, 132f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12568 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2012/11. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O uso de modelos matemáticos num processo de inscrições em componentes curriculares |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Lima, Leonardo Silva de |
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dc.contributor.referee |
Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de |
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dc.contributor.referee |
Lima, Leonardo Silva de |
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dc.contributor.referee |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
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dc.contributor.referee |
Oliveira, Carla Silva |
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dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Business Process |
pt_BR |
dc.subject.en |
Information Technology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mathematical Modeling |
pt_BR |
dc.subject.en |
Operational Research |
pt_BR |
dc.subject.en |
Linear Programming |
pt_BR |
dc.subject.en |
PERT/CPM |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work shows how Mathematical Modelling could be employed to research project
execution scenarios in a view of curricular components of an academic process in
the perspective of integrate a graduation’s course. Through the tutorial process
elicitation and mathematical models that represents a real system grade curriculum,
many aspects of the students’ decisions in the disciplines registration process are
analysed. To do that, the main characteristics of the system and the strategies
adopted by the student and the teachers were analyzed in this work. Then, two
objectives are given: first, provide suggestions of disciplines registrations with an
expectation of integrating the course on time, using a current real scenario and, and
second, if possible, verify if the model using a tool PERT / CPM, could predict the
time nearer the time to integrate the course. Accordingly, both models offer the
identification of the curriculum components that make up a critical path for the
student and the components that are possible for inclusion the disciplines registration
of these students, based on their school reports. As for the second objective, it has
been confirmed that the models of the system could forecast a nearer integration
time in relation to the real time suggested in the tutorial process when using a
PERT/CPM tool. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho mostra como a Modelagem Matemática pode ser empregada
para se pesquisar cenários de inscrições em componentes curriculares, sob a
perspectiva de integralização de um curso de graduação. Por meio da elicitação do
processo de tutoria e de modelos matemáticos que representam uma grade
curricular real, são analisados diversos aspectos sobre a realização de inscrições
em componentes curriculares de um curso. Para tanto, as principais características
do sistema e as estratégias adotadas pelo corpo discente e docente foram
analisadas neste trabalho. Com isso, dois objetivos são estabelecidos: primeiro,
fornecer sugestões de inscrições com uma expectativa de menor prazo para
integralização do curso, previsto no cenário real atual e, se possível; segundo,
verificar, sob certo contexto, se o modelo utilizando uma ferramenta PERT/CPM,
poderia prever um tempo de integralização o mais próximo ao tempo real
demandado. Coerentemente, dois modelos oferecem a identificação dos
componentes curriculares que compõe um caminho crítico para o aluno e os
componentes possíveis para inscrição com base no histórico do aluno. Para o
segundo objetivo, confirmou-se que ao se executar os modelos numa ferramenta
PERT/CPM, eles poderiam representar mais próximo possível a solução real
sugerida no processo de tutoria. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Processo de negócio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Modelagem Matemática |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pesquisa Operacional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Programação Linear |
pt_BR |
dc.subject.pt |
PERT/CPM |
pt_BR |