dc.contributor.advisor |
Parente, Paulo André Leira |
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dc.contributor.author |
Motta, Lia |
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dc.date.accessioned |
2018-12-03T14:41:09Z |
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dc.date.available |
2018-12-03T14:41:09Z |
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dc.date.issued |
2000-12 |
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dc.identifier.citation |
MOTTA, Lia. Patrimônio Urbano e Memória Social: práticas discursivas e seletivas de preservação cultural 1975 a 1990. 2000. 168 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12610 |
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dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Patrimônio Urbano e Memória Social: práticas discursivas e seletivas de preservação cultural 1975 a 1990 |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Urban Heritage and Social Memory: discursive and selective practces form 1975 to 1990 |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Parente, Paulo André Leira |
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dc.contributor.referee |
Moraes, Nilson |
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dc.contributor.referee |
Chuva, Márcia Regina Romeiro |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEMÓRIA SOCIAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Urban heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Discursive practices |
pt_BR |
dc.subject.en |
Preservation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Criteria of selection of heritage |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In Brazil since the 60's new discourses about cultural heritage preservation began to be
adopted. They gained force between 1975 and 1990. Previous work of preservation in the
country dedicated to the "historical and artistic heritage", during 30 years, since 1937 when IPHAN was created, gave space to new speeches. Those, however, did not correspond to a new selection of buildings and urban sites as cultural heritage. The speeches were based on an anthropological concept of culture and on the preservation of cultural diversity, away from the idea of "national unity" that guided the previous work of preservation. The new context was of decentralization of the policies of urban preservation and approaching organized communities that aimed for new actions of preservation. Such advances, however, were compromised by the image of the "historical and artistic heritage" that was built by IPHAN. Thus the selection criterion of cultural heritage continued being the observation of exceptionality and artistic characteristics. The objective is to understand this mismatch between the discourses and selection considering that the initial practice of heritage preservation in Brazil formed a social
memory that fixed an image of heritage as exceptional or as having certain architectural styles. It is a social memory that works as a social framework of memory as reference to value heritage, compromising the identification, selection and protection of urban sites and buildings by its cultural, historical and documentary attributes. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A partir da década de 60 se iniciou a adoção de novos discursos na preservação do patrimônio cultural no Brasil. Eles ganharam força entre 1975 e 1990. Os trabalhos anteriores de preservação no país, que construíram o “patrimônio histórico e artístico nacional”, ao longo de 30 anos, a partir da criação do IPHAN em 1937, passaram a conviver com novos discursos que, no entanto, não corresponderam a novas ações de seleção de imóveis e sítios urbanos como patrimônio. Os discursos avançaram no sentido de viabilizar a preservação do patrimônio com base no conceito antropológico de cultura e em representações da diversidade cultural, afastando-se da idéia de “unidade nacional” que orientou os trabalhos iniciais de preservação. Afirmou-se uma prática de preservação descentralizada e houve uma aproximação com comunidades urbanas organizadas. No entanto, tais avanços ficaram comprometidos pela imagem inicialmente construída como “patrimônio histórico e artístico nacional”, mantendo-se como critério de seleção a valoração as características estético estilísticas e de excepcionalidade dos sítios urbanos e imóveis. Pretende-se compreender esse descompasso entre as duas práticas — a dos discursos e a da seleção do patrimônio –, considerando que a prática inicial de preservação do patrimônio no Brasil formou um quadro social da memória que fixou na lembrança uma imagem de patrimônio excepcional e/ou enquadrada na história dos estilos arquitetônicos. Trata-se de um quadro social da memória incorporado à memória social não apenas como referência de “patrimônio histórico e artístico
nacional”, mas como referência de valor patrimonial lato sensu, comprometendo, ainda hoje, a identificação, a seleção e a proteção do patrimônio pelos seus atributos culturais, históricos, afetivos e valor documental. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio urbano |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Práticas discursivas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Preservação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Critérios de seleção do patrimônio |
pt_BR |