DSpace Repository

A leitura na biblioteca escolar: “noções” de leitura e seus impactos na relação do adolescente com o ato de ler

Show simple item record

dc.contributor.advisor Elias Junior, Alberto Calil
dc.contributor.author Silva, Marcelly Chrisostimo de Souza
dc.date.accessioned 2019-03-18T18:15:11Z
dc.date.available 2019-03-18T18:15:11Z
dc.date.issued 2018-09-21
dc.identifier.citation SILVA, Marcelly Chrisostimo de Souza. A leitura na biblioteca escolar: “noções” de leitura e seus impactos na relação do adolescente com o ato de ler.2018. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12694
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A leitura na biblioteca escolar: “noções” de leitura e seus impactos na relação do adolescente com o ato de ler pt_BR
dc.title.alternative Reading at school libraries: reading concepts and its effects on teenagers relation pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Elias Junior, Alberto Calil
dc.contributor.referee Machado, Elisa Campos
dc.contributor.referee Zattar, Marianna
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO pt_BR
dc.subject.cnpq BIBLIOTECONOMIA pt_BR
dc.subject.en Reading pt_BR
dc.subject.en Literary reading pt_BR
dc.subject.en Reading mediation pt_BR
dc.subject.en Reader profile pt_BR
dc.subject.en School libraries pt_BR
dc.description.abstracten This paper reflects on reading beyond technical bias and decoding of signs, and considers it as a right, an instrument of transformation and pleasure. It investigates the reader profile of the students belonging to the libraries of a given international school located in Rio de Janeiro. Its main objective is to propose reading mediation actions applicable to school libraries which may be adopted and modified from the activities already practiced and/or developed in the international school libraries. These activities assist in the promotion of reading for pleasure and in the process of the reader’s formation. It is described as a quantitative and qualitative study, counting on a bibliographical survey about the keywords reading, reading mediation, digital natives and school library of all academic production of the Graduate Programs in Library and Information Sciences. It also presents interviews with the responsible librarians and the application of questionnaires to the students of these institutions. The methodology used to prepare the questionnaire is based on an adaptation of the common methodology to examine and measure reader behavior of The Regional Center for the Promotion of Books in Latin America and Caribbean (CERLALC / UNESCO). The collected results were analyzed and compose this research besides promoting guidance to the elaboration of the reading mediation activities. Among them, it should be noted that the students of the institutions have an independent reader profile of what kind of work they read and of not identifying themselves with perceiving them as such. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Reflete acerca da leitura para além do viés técnico e de decodificação de signos, e a considera como direito, instrumento de transformação e fonte de prazer. Investiga o perfil leitor dos alunos pertencentes às bibliotecas de uma dada escola internacional localizada no Rio de Janeiro. Apresenta como objetivo principal propor ações de mediação de leitura adaptáveis e aplicáveis a bibliotecas escolares a partir de atividades já praticadas e/ou desenvolvidas em bibliotecas de escolas internacionais que auxiliam no fomento à leitura por prazer e no processo de formação de leitores. Descreve-se como um estudo quantitativo e qualitativo, contando com levantamento bibliográfico acerca das palavras-chave leitura, mediação de leitura, nativos digitais e biblioteca escolar de toda produção acadêmica dos programas de Pós Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Apresenta ainda entrevistas às bibliotecárias responsáveis pelas instituições estudadas e aplicação de questionários aos alunos destas instituições. A metodologia utilizada para a elaboração do questionário baseia-se a partir de uma adaptação da metodologia comum para examinar e medir o comportamento leitor do Centro de Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC/UNESCO). Os resultados coletados foram analisados e compõem esta pesquisa além de terem sido norteadores para a elaboração das atividades de mediaçnão de leitura. Dentre eles, destaca-se o de que os alunos das instituições possuem perfil leitor independente de que tipo de obra leem e de não se identificarem com perceberem como tais. pt_BR
dc.subject.pt Leitura pt_BR
dc.subject.pt Leitura literária pt_BR
dc.subject.pt Mediação de leitura pt_BR
dc.subject.pt Perfil leitor pt_BR
dc.subject.pt Bibliotecas escolares pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|