dc.contributor.advisor |
Elias Junior, Alberto Calil |
|
dc.contributor.author |
Silva, Marcelly Chrisostimo de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-18T18:15:11Z |
|
dc.date.available |
2019-03-18T18:15:11Z |
|
dc.date.issued |
2018-09-21 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Marcelly Chrisostimo de Souza. A leitura na biblioteca escolar: “noções” de leitura e seus impactos na relação do adolescente com o ato de ler.2018. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12694 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A leitura na biblioteca escolar: “noções” de leitura e seus impactos na relação do adolescente com o ato de ler |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading at school libraries: reading concepts and its effects on teenagers relation |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Elias Junior, Alberto Calil |
|
dc.contributor.referee |
Machado, Elisa Campos |
|
dc.contributor.referee |
Zattar, Marianna |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Reading |
pt_BR |
dc.subject.en |
Literary reading |
pt_BR |
dc.subject.en |
Reading mediation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Reader profile |
pt_BR |
dc.subject.en |
School libraries |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This paper reflects on reading beyond technical bias and decoding of signs, and considers it as a right, an instrument of transformation and pleasure. It investigates the reader profile of the students belonging to the libraries of a given international school located in Rio de Janeiro. Its main objective is to propose reading mediation actions applicable to school libraries which may be adopted and modified from the activities already practiced and/or developed in the international school libraries. These activities assist in the promotion of reading for pleasure and in the process of the reader’s formation. It is described as a quantitative and qualitative study, counting on a bibliographical survey about the keywords reading, reading mediation, digital natives and school library of all academic production of the Graduate Programs in Library and Information Sciences. It also presents interviews with the responsible librarians and the application of questionnaires to the students of these institutions. The methodology used to prepare the questionnaire is based on an adaptation of the common methodology to examine and measure reader behavior of The Regional Center for the Promotion of Books in Latin America and Caribbean (CERLALC / UNESCO). The collected results were analyzed and compose this research besides promoting guidance to the elaboration of the reading mediation activities. Among them, it should be noted that the students of the institutions have an independent reader profile of what kind of work they read and of not identifying themselves with perceiving them as such. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Reflete acerca da leitura para além do viés técnico e de decodificação de signos, e a considera como direito, instrumento de transformação e fonte de prazer. Investiga o perfil leitor dos alunos pertencentes às bibliotecas de uma dada escola internacional localizada no Rio de Janeiro. Apresenta como objetivo principal propor ações de mediação de leitura adaptáveis e aplicáveis a bibliotecas escolares a partir de atividades já praticadas e/ou desenvolvidas em bibliotecas de escolas internacionais que auxiliam no fomento à leitura por prazer e no processo de formação de leitores. Descreve-se como um estudo quantitativo e qualitativo, contando com levantamento bibliográfico acerca das palavras-chave leitura, mediação de leitura, nativos digitais e biblioteca escolar de toda produção acadêmica dos programas de Pós Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Apresenta ainda entrevistas às bibliotecárias responsáveis pelas instituições estudadas e aplicação de questionários aos alunos destas instituições. A metodologia utilizada para a elaboração do questionário baseia-se a partir de uma adaptação da metodologia comum para examinar e medir o comportamento leitor do Centro de Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC/UNESCO). Os resultados coletados foram analisados e compõem esta pesquisa além de terem sido norteadores para a elaboração das atividades de mediaçnão de leitura. Dentre eles, destaca-se o de que os alunos das instituições possuem perfil leitor independente de que tipo de obra leem e de não se identificarem com perceberem como tais. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Leitura literária |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mediação de leitura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Perfil leitor |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bibliotecas escolares |
pt_BR |