dc.contributor.advisor |
Borges, Vera Lucia Bogéa |
|
dc.contributor.author |
Cruz, Cacilda Fontes |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-18T18:31:50Z |
|
dc.date.available |
2019-03-18T18:31:50Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-19 |
|
dc.identifier.citation |
CRUZ, Cacilda Fontes. A formação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro: a memória do uso da tecnologia e a experiência da disciplina de História no Ceja Copacabana. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. 111 f. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12699 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A formação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro: a memória do uso da tecnologia e a experiência da disciplina de História no Ceja Copacabana |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The evolution of Youth and Adult Education Centres in Rio de Janeiro: the memory of the use of technology and the experience of the history of discipline in Ceja Copacabana |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Borges, Vera Lucia Bogéa |
|
dc.contributor.referee |
Aguiar, Leila Bianchi |
|
dc.contributor.referee |
Silva, Alessandra Nicodemos Oliveira |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Centro de Estudos de Jovens e Adultos [Youth and Adult Education Centre] |
pt_BR |
dc.subject.en |
CEJA Copacabana |
pt_BR |
dc.subject.en |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Technology |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The main goal of the essay is to present the memory of the evolution of the Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) [Youth and Adult Education Centres], highlighting the use of technology in the system within different time periods. These schools are part of Rio de Janeiro’s State Education Network, targeted at youngsters and adults whose age is outside the regular range, who desire to finish their Elementary/Middle and High School studies. Discussions over the teaching of history, memory, guided visits and the abolition of slavery have been articulated in the analysis of the essay as well as in the elaborated product accompanying the main text. The research points to the importance of the conduction of guided visits for CEJA Copacabana’s students, regarding Campo de Santana and its surroundings (2017) and the tour to the exhibition 130 Anos da Abolição da Escravatura [130 years of the Abolition of Slavery] held by the Arquivo Nacional [National Archive] (2018) in Rio de Janeiro’s downtown district. The students had the opportunity to (re)elaborate their interpretations about the historical contents addressed in the Elementary/Middle and High School studies, in a critical manner thanks to the dynamics proposed by the National Archive’s educational sector, which was accurately registered in the elaborated product. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A dissertação tem como objetivo principal apresentar a memória da formação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) dando destaque para o uso de tecnologias no sistema a partir das diferentes temporalidades. Estas escolas fazem parte da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. E são voltadas para jovens e adultos que estão fora da idade escolar e que desejam concluir o Ensino Fundamental e Médio. As discussões acerca de ensino de História, memória, visitas guiadas e abolição da escravidão foram articuladas nas análises tanto da dissertação quanto do produto que foi elaborado e acompanha o texto principal. A pesquisa apontou para a importância da realização de visitas guiadas direcionadas aos alunos do CEJA Copacabana tanto em relação ao Campo de Santana e seu entorno (2017) quanto a ida à exposição dos 130 Anos da Abolição da Escravatura promovida pelo Arquivo Nacional (2018) no centro da cidade do Rio de Janeiro. Os estudantes tiveram a oportunidade de (re) elaborar sua interpretação acerca de conteúdos históricos abordados nos Ensinos Fundamental e Médio de maneira crítica a partir da dinâmica proposta pelo setor educativo do Arquivo Nacional e devidamente registrada no produto elaborado. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Centro de Estudos de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
CEJA Copacabana |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tecnologia |
pt_BR |