DSpace Repository

A formação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro: a memória do uso da tecnologia e a experiência da disciplina de História no Ceja Copacabana

Show simple item record

dc.contributor.advisor Borges, Vera Lucia Bogéa
dc.contributor.author Cruz, Cacilda Fontes
dc.date.accessioned 2019-03-18T18:31:50Z
dc.date.available 2019-03-18T18:31:50Z
dc.date.issued 2018-12-19
dc.identifier.citation CRUZ, Cacilda Fontes. A formação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro: a memória do uso da tecnologia e a experiência da disciplina de História no Ceja Copacabana. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. 111 f. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12699
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A formação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro: a memória do uso da tecnologia e a experiência da disciplina de História no Ceja Copacabana pt_BR
dc.title.alternative The evolution of Youth and Adult Education Centres in Rio de Janeiro: the memory of the use of technology and the experience of the history of discipline in Ceja Copacabana pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Borges, Vera Lucia Bogéa
dc.contributor.referee Aguiar, Leila Bianchi
dc.contributor.referee Silva, Alessandra Nicodemos Oliveira
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en Centro de Estudos de Jovens e Adultos [Youth and Adult Education Centre] pt_BR
dc.subject.en CEJA Copacabana pt_BR
dc.subject.en History Teaching pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Technology pt_BR
dc.description.abstracten The main goal of the essay is to present the memory of the evolution of the Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) [Youth and Adult Education Centres], highlighting the use of technology in the system within different time periods. These schools are part of Rio de Janeiro’s State Education Network, targeted at youngsters and adults whose age is outside the regular range, who desire to finish their Elementary/Middle and High School studies. Discussions over the teaching of history, memory, guided visits and the abolition of slavery have been articulated in the analysis of the essay as well as in the elaborated product accompanying the main text. The research points to the importance of the conduction of guided visits for CEJA Copacabana’s students, regarding Campo de Santana and its surroundings (2017) and the tour to the exhibition 130 Anos da Abolição da Escravatura [130 years of the Abolition of Slavery] held by the Arquivo Nacional [National Archive] (2018) in Rio de Janeiro’s downtown district. The students had the opportunity to (re)elaborate their interpretations about the historical contents addressed in the Elementary/Middle and High School studies, in a critical manner thanks to the dynamics proposed by the National Archive’s educational sector, which was accurately registered in the elaborated product. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A dissertação tem como objetivo principal apresentar a memória da formação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) dando destaque para o uso de tecnologias no sistema a partir das diferentes temporalidades. Estas escolas fazem parte da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro. E são voltadas para jovens e adultos que estão fora da idade escolar e que desejam concluir o Ensino Fundamental e Médio. As discussões acerca de ensino de História, memória, visitas guiadas e abolição da escravidão foram articuladas nas análises tanto da dissertação quanto do produto que foi elaborado e acompanha o texto principal. A pesquisa apontou para a importância da realização de visitas guiadas direcionadas aos alunos do CEJA Copacabana tanto em relação ao Campo de Santana e seu entorno (2017) quanto a ida à exposição dos 130 Anos da Abolição da Escravatura promovida pelo Arquivo Nacional (2018) no centro da cidade do Rio de Janeiro. Os estudantes tiveram a oportunidade de (re) elaborar sua interpretação acerca de conteúdos históricos abordados nos Ensinos Fundamental e Médio de maneira crítica a partir da dinâmica proposta pelo setor educativo do Arquivo Nacional e devidamente registrada no produto elaborado. pt_BR
dc.subject.pt Centro de Estudos de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject.pt CEJA Copacabana pt_BR
dc.subject.pt Ensino de História pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Tecnologia pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|