dc.contributor.advisor |
Grinberg, Keila |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Cristiane Reis Mattos de |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-18T19:08:48Z |
|
dc.date.available |
2019-03-18T19:08:48Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-07 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Cristiane Reis Mattos de. Contos da África lusófona: fontes literárias para o ensino de História. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12700 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Contos da África lusófona: fontes literárias para o ensino de História |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Grinberg, Keila |
|
dc.contributor.referee |
Almeida, Anita Correia de Lima |
|
dc.contributor.referee |
Carvalho Filho, Silvio de Almeida |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
History Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
History of Africa |
pt_BR |
dc.subject.en |
Literary Sources |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The research proposes a didactic sequence from literary sources to the teaching of history. Specifically, the textual genre tale for the teaching of History of Lusophone Africa. Through discussions on the history of the teaching of African history in Brazilian basic education; The use of literature as a historical source in the classroom; And the suggestion of a pedagogical procedure for the final years of elementary and secondary education, to serve as an aid in the treatment of the theme. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A pesquisa propõe uma sequência didática a partir de fontes literárias para o ensino de história. Especificamente, o gênero textual conto para o ensino de história da África Lusófona. Através das discussões sobre a história do ensino de história africana na educação básica brasileira; o uso da literatura como fonte histórica em sala de aula; e a sugestão de um procedimento pedagógico destinado aos anos finais do ensino fundamental e médio, para servir de auxílio no tratamento do tema. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
História da África |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fontes Literárias |
pt_BR |