DSpace Repository

Contos da África lusófona: fontes literárias para o ensino de História

Show simple item record

dc.contributor.advisor Grinberg, Keila
dc.contributor.author Oliveira, Cristiane Reis Mattos de
dc.date.accessioned 2019-03-18T19:08:48Z
dc.date.available 2019-03-18T19:08:48Z
dc.date.issued 2018-12-07
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Cristiane Reis Mattos de. Contos da África lusófona: fontes literárias para o ensino de História. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12700
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Contos da África lusófona: fontes literárias para o ensino de História pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Grinberg, Keila
dc.contributor.referee Almeida, Anita Correia de Lima
dc.contributor.referee Carvalho Filho, Silvio de Almeida
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en History Teaching pt_BR
dc.subject.en History of Africa pt_BR
dc.subject.en Literary Sources pt_BR
dc.description.abstracten The research proposes a didactic sequence from literary sources to the teaching of history. Specifically, the textual genre tale for the teaching of History of Lusophone Africa. Through discussions on the history of the teaching of African history in Brazilian basic education; The use of literature as a historical source in the classroom; And the suggestion of a pedagogical procedure for the final years of elementary and secondary education, to serve as an aid in the treatment of the theme. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A pesquisa propõe uma sequência didática a partir de fontes literárias para o ensino de história. Especificamente, o gênero textual conto para o ensino de história da África Lusófona. Através das discussões sobre a história do ensino de história africana na educação básica brasileira; o uso da literatura como fonte histórica em sala de aula; e a sugestão de um procedimento pedagógico destinado aos anos finais do ensino fundamental e médio, para servir de auxílio no tratamento do tema. pt_BR
dc.subject.pt Ensino de História pt_BR
dc.subject.pt História da África pt_BR
dc.subject.pt Fontes Literárias pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|