dc.contributor.advisor |
Alencar, Patrícia Vargas |
|
dc.contributor.author |
Ribeiro, Daviane da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-18T22:15:14Z |
|
dc.date.available |
2019-03-18T22:15:14Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-11 |
|
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Daviane da Silva. Africanidades nas escolas: a atuação do bibliotecário em prol da legitimidade cultural. 2018. 346 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12702 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Africanidades nas escolas: a atuação do bibliotecário em prol da legitimidade cultural |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Africanities in schools: the role of the librarian in favor of cultural legitimacy |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Alencar, Patrícia Vargas |
|
dc.contributor.referee |
Elias Júnior, Alberto Calil |
|
dc.contributor.referee |
Zattar, Mariana |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
BIBLIOTECONOMIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
School library |
pt_BR |
dc.subject.en |
Mediation of reading |
pt_BR |
dc.subject.en |
Oral mediation of literature |
pt_BR |
dc.subject.en |
Law nº 10.639/2003 |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cultural identity |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research focuses on the performance of the school librarian in view of the implementation of Law No. 10.639, January 9, 2003, which included in the official curriculum of the Educational System the obligation of the Afro-Brazilian History and Culture theme. This research proposes guidelines for school librarians to disseminate African and/or Afro-Brazilian Youth Literature to the students. It uses the qualitative-quantitative methodology, presenting a case study at the Pedro II School, Tijuca II campus. It uses bibliographical research and documentary research and adopts, as an instrument of data collection, the use of questionnaires and, as a technique to treat the data collected, content analysis. The results indicate that the librarian has not taken action for the implementation of the Law, probably due to the absence of policies and parameters specific to the Libraries System, Media Library, and Reading Rooms of the Pedro II School seeking the development of basic activities inherent to school libraries, as well as the non-existent integration into the Institutional Pedagogical Political Project. This research suggests the creation of guidelines for action based on the articulation between the Parameters for School Libraries of the Study Group for School Library of the Federal University of Minas Gerais and the Guidelines for Librarianship Services of Multicultural Communities of the International Federation of Associations of Libraries and Institutions, so that school librarians may disseminate African and/or Afro-Brazilian Youth Literature to the students through the mediation of literary reading as well as oral mediation of literature, in an attempt to promote the appreciation and recognition of the African cultural heritage and cultural identity, hence its relevance. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa focaliza o desempenho do bibliotecário escolar diante da implementação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira. Propõe diretrizes para bibliotecários escolares difundirem a Literatura Infantojuvenil Africana e/ou Afro-Brasileira ao corpo discente. Utiliza a metodologia quali-quantitativa, apresentando um Estudo de Caso no Colégio Pedro II, campus Tijuca II. Recorre ao levantamento bibliográfico e à pesquisa documental. Adota, como instrumento de coleta de dados, o uso de questionários e, como técnica para tratar os dados coletados, a análise de conteúdo. Os resultados apontam que o bibliotecário não tem efetuado ações para a implementação da referida Lei, provavelmente, em consequência da ausência de políticas e parâmetros próprios do Sistema de Bibliotecas, Mediatecas e Salas de Leitura do Colégio Pedro II para o desenvolvimento de atividades básicas inerentes a bibliotecas escolares e da inexistente integração ao Projeto Político Pedagógico Institucional. Sugere a criação de Diretrizes de atuação baseadas na articulação entre os Parâmetros para Bibliotecas Escolares do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da Universidade Federal de Minas Gerais e as Diretrizes para Serviços Bibliotecários de Comunidades Multiculturais da Federação Internacional de Associações de Bibliotecas e
Instituições podendo contribuir para que bibliotecários escolares difundam a Literatura
Infantojuvenil Africana e/ou Afro-Brasileira ao corpo discente através da mediação da leitura literária e mediação oral da literatura, na tentativa de promover a valorização e o
reconhecimento de uma identidade cultural na qual participe a herança cultural africana, daí a sua relevância. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Biblioteca escolar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mediação da leitura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Mediação oral da literatura |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Lei nº 10.639/2003 |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade cultural |
pt_BR |