dc.contributor.advisor |
Ulhôa, Martha Tupinambá de |
|
dc.contributor.author |
Bomfim, Leonardo Corrêa |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-19T20:22:46Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2019-03-19T20:22:46Z |
|
dc.date.issued |
2018-07 |
|
dc.identifier.citation |
BONFIM, Leonardo Corrêa; ULHÔA, Martha Tupinambá de; O sonho acabou? O festival psicodália: experiências musicais em uma comunidade efêmera. 2018. 286 f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12707 |
|
dc.description |
n/a |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O sonho acabou? O festival psicodália: experiências musicais em uma comunidade efêmera |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ikeda, Alberto Tsuyoshi |
|
dc.contributor.referee |
Pereira, Edmundo Marcelo Mendes |
|
dc.contributor.referee |
Araújo Júnior, Samuel Mello |
|
dc.contributor.referee |
Silva, José Alberto Salgado e |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Psicodália |
pt_BR |
dc.subject.en |
festival |
pt_BR |
dc.subject.en |
musical experience |
pt_BR |
dc.subject.en |
ephemeral community |
pt_BR |
dc.subject.en |
psychedelia |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research broaches the Psicodália festival, currently based in the rural area of Rio
Negrinho - SC, emerged in 2001, and completing its 21st edition in 2018. Although it is a
festival essentially musical, it has a multi-media character because is not restricted exclusively
to shows. There are also theatrical plays, performances, movies (documentaries and short
films), workshops, exhibitions, crafts and recreation. Psicodália has received renowned artists
such as Os Mutantes, Tom Zé, Elza Soares, Baby do Brasil, Moraes Moreira, Alceu Valença,
Hermeto Pascoal, Yamandu Costa, Nação Zumbi, Steppenwolf, Ian Anderson (Jethro Tull)
and musical groups of rock'n'roll, blues, jazz, reggae, folk, soul, MPB, regional music,
progressive rock, psychedelic genres etc. By a bibliographical survey, collection of materials
(written and audiovisual), information in the field research, interviews, dialogues,
questionnaires and ethnographic analyzes of the festival, the main objective of the thesis is to
analyze aspects and structural processes of this ephemeral community that agglutinates and
dissipates annually in the space-time created by Psicodália. Emphasizing musical experiences,
possible appropriations, identity relations, belonging and resignifications, as well as potential
displacements to the participants' daily life, promoting individual and social transformations.
As specific objectives, this work seeks to list and discuss the motivations, objectives and
ideals of its organizers, musicians and public; furthermore interpreting the roles that music
assumes during the event, investigating its relations between the construction of conceptions,
structuring and intensification of experiences lived in this place. As a temporal cut – in a
position of native-researcher – a trajectory of the festival was made from its beggining to the
present day, taking as an ethnographic present the period of field research in the event,
between the years of 2012 and 2017. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta pesquisa aborda o festival Psicodália, atualmente sediado na área rural do município de
Rio Negrinho – SC, tendo surgido em 2001, e completando em 2018 sua 21ª edição. O
evento, apesar de ser um festival essencialmente musical, possui um caráter multimidiático,
por não se restringir exclusivamente a shows, havendo também peças de teatro, performances,
mostras de cinema (filmes, documentários e curtas), oficinas, exposições, artesanato e
recreação. O Psicodália já recebeu renomados artistas como Os Mutantes, Tom Zé, Elza
Soares, Baby do Brasil, Moraes Moreira, Alceu Valença, Hermeto Pascoal, Yamandu Costa,
Nação Zumbi, Steppenwolf, Ian Anderson (Jethro Tull), entre outras bandas autorais e
independentes e grupos musicais de gêneros como rock’n’roll, blues, jazz, reggae, folk, soul,
MPB, músicas regionais, rock-progressivo, psicodélico etc. A partir de um levantamento
bibliográfico, do recolhimento de materiais (escritos e audiovisuais), informações nas
pesquisas de campo, e da realização de entrevistas, diálogos, questionários e análises
etnográficas do festival, a tese possui o objetivo geral de examinar aspectos e processos
estruturais desta comunidade efêmera e fluida que se aglutina e se dissipa anualmente no
espaço-tempo criado pelo Psicodália. Ressaltando as experiências musicais, possíveis
apropriações, relações de identidade, pertencimento e ressignificações, assim como potenciais
deslocamentos aos cotidianos dos participantes, promovendo transformações individuais e
sociais. Como objetivos específicos, o trabalho busca elencar e discutir as motivações,
objetivos e ideário de seus organizadores, músicos e público; além de interpretar os papéis
que a música assume no decorrer do evento, investigando suas relações entre a construção de
concepções, estruturação e intensificação das experiências vivenciadas no local. Estabeleço
um recorte temporal – em um posicionamento de pesquisador-nativo –, ao traçar uma
trajetória do festival desde seu surgimento até os dias atuais, tomando como presente
etnográfico o período de pesquisa de campo no evento, entre os anos de 2012 e 2017. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Psicodália |
pt_BR |
dc.subject.pt |
festival |
pt_BR |
dc.subject.pt |
experiência musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
comunidade efêmera |
pt_BR |
dc.subject.pt |
psicodelia |
pt_BR |