DSpace Repository

Criando, interpretando e apreciando: propostas de obras e atividades à Educação Musical

Show simple item record

dc.contributor.advisor Zanini, Ermelinda Azevedo Paz
dc.contributor.author Rauta, Marcelo
dc.date.accessioned 2019-03-19T20:24:50Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2019-03-19T20:24:50Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation RAUTA, Marcelo. Criando, interpretando e apreciando: propostas de obras e atividades à Educação Musical. 2018. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12709
dc.description n/a pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Criando, interpretando e apreciando: propostas de obras e atividades à Educação Musical pt_BR
dc.title.alternative Creating, interpreting and appreciating: proposal of works and activities for Music Education pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Amorim Neto, Humberto
dc.contributor.referee Duarte, Mônica de Almeida
dc.contributor.referee Silveira, Ronal Xavier
dc.contributor.referee Madeira, Maria Teresa
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en piano pt_BR
dc.subject.en guitar pt_BR
dc.subject.en chamber music pt_BR
dc.subject.en elementary education pt_BR
dc.subject.en works for youth pt_BR
dc.description.abstracten This thesis presents a series of works and music activities, created and developed from bibliographic research, reports from participating teachers and analysis of methods and activity books used for teaching piano, guitar, chamber music and elementary music teaching. With the title Works for Youth, this series presents several works and activities which comprise various music languages and aesthetics, written for various sound settings (from a solo piano or guitar to a symphonic orchestra). The methodology used for this research was action research. Several authors were used for creating this series, such as Fonterrada (2008, 2012), França (2002), Gohn (2014), Ilari (2012), Mateiro (2012), Paz (2013, 2015), Penna (2008), Santos (2012), Schafer (1991), Swanwick (2003), Zagonel (2012), Salles (2009), Schoenberg (1996, 1999, 2001) and Zamacois (1990). In the analysis of materials, one used the following categories of compositional analyses: compositional language and technique (modal music, tonal music, soundscape, and other compositional techniques of the 20th century); type of musical notation (analog, conventional, tablature and chord symbols); means for musical expression (accent, articulations and dynamics); popular music practices (urban popular music, folk songs for children [parlendas], Brazilian and foreign oral traditions); and technology (use of software for creating music and technological aids). pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta tese apresenta uma série de obras e atividades musicais criadas e ampliadas a partir de pesquisa bibliográfica, relatos de professores participantes e análise de métodos e cadernos de atividades voltados ao ensino de piano, violão, música de câmara e ensino básico de música. Com o título Obras para a juventude, a série apresenta diversas obras e atividades que contemplam diferentes linguagens e estéticas musicais, escritas para variados meios sonoros (desde piano e violão solo à orquestra sinfônica). O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação. Diversos autores serviram como base para a elaboração da série, entre eles, Fonterrada (2008, 2012), França (2002), Gohn (2014), Ilari (2012), Mateiro (2012), Paz (2013, 2015), Penna (2008), Santos (2012), Schafer (1991), Swanwick (2003), Zagonel (2012), Salles (2009), Schoenberg (1996, 1999, 2001) e Zamacois (1990). Na análise dos materiais, buscou-se as seguintes categorias de análises composicionais: linguagem e técnica composicional (modalismo, tonalismo, paisagem sonora, entre outros procedimentos composicionais do séc. XX); tipo de notação (analógica, convencional, tablatura e cifra alfabética); recursos expressivos (agógicas, articulações e dinâmicas); práticas musicais populares (música popular urbana, parlendas, tradição oral brasileira e tradição oral estrangeira); e tecnologia (uso de softwares para se fazer música e recursos tecnológicos). pt_BR
dc.subject.pt piano pt_BR
dc.subject.pt violão pt_BR
dc.subject.pt música de câmara pt_BR
dc.subject.pt educação básica pt_BR
dc.subject.pt obras para a juventude pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|