dc.contributor.advisor |
Zanini, Ermelinda Azevedo Paz |
|
dc.contributor.author |
Rauta, Marcelo |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-19T20:24:50Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2019-03-19T20:24:50Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
RAUTA, Marcelo. Criando, interpretando e apreciando: propostas de obras e atividades à Educação Musical. 2018. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12709 |
|
dc.description |
n/a |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Criando, interpretando e apreciando: propostas de obras e atividades à Educação Musical |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Creating, interpreting and appreciating: proposal of works and activities for Music Education |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Amorim Neto, Humberto |
|
dc.contributor.referee |
Duarte, Mônica de Almeida |
|
dc.contributor.referee |
Silveira, Ronal Xavier |
|
dc.contributor.referee |
Madeira, Maria Teresa |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
piano |
pt_BR |
dc.subject.en |
guitar |
pt_BR |
dc.subject.en |
chamber music |
pt_BR |
dc.subject.en |
elementary education |
pt_BR |
dc.subject.en |
works for youth |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis presents a series of works and music activities, created and developed from
bibliographic research, reports from participating teachers and analysis of methods and
activity books used for teaching piano, guitar, chamber music and elementary music teaching.
With the title Works for Youth, this series presents several works and activities which
comprise various music languages and aesthetics, written for various sound settings (from a
solo piano or guitar to a symphonic orchestra). The methodology used for this research was
action research. Several authors were used for creating this series, such as Fonterrada (2008,
2012), França (2002), Gohn (2014), Ilari (2012), Mateiro (2012), Paz (2013, 2015), Penna
(2008), Santos (2012), Schafer (1991), Swanwick (2003), Zagonel (2012), Salles (2009),
Schoenberg (1996, 1999, 2001) and Zamacois (1990). In the analysis of materials, one used
the following categories of compositional analyses: compositional language and technique
(modal music, tonal music, soundscape, and other compositional techniques of the 20th
century); type of musical notation (analog, conventional, tablature and chord symbols); means
for musical expression (accent, articulations and dynamics); popular music practices (urban
popular music, folk songs for children [parlendas], Brazilian and foreign oral traditions); and
technology (use of software for creating music and technological aids). |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese apresenta uma série de obras e atividades musicais criadas e ampliadas a partir de
pesquisa bibliográfica, relatos de professores participantes e análise de métodos e cadernos de
atividades voltados ao ensino de piano, violão, música de câmara e ensino básico de música.
Com o título Obras para a juventude, a série apresenta diversas obras e atividades que
contemplam diferentes linguagens e estéticas musicais, escritas para variados meios sonoros
(desde piano e violão solo à orquestra sinfônica). O método de pesquisa utilizado foi a
pesquisa-ação. Diversos autores serviram como base para a elaboração da série, entre eles,
Fonterrada (2008, 2012), França (2002), Gohn (2014), Ilari (2012), Mateiro (2012), Paz
(2013, 2015), Penna (2008), Santos (2012), Schafer (1991), Swanwick (2003), Zagonel
(2012), Salles (2009), Schoenberg (1996, 1999, 2001) e Zamacois (1990). Na análise dos
materiais, buscou-se as seguintes categorias de análises composicionais: linguagem e técnica
composicional (modalismo, tonalismo, paisagem sonora, entre outros procedimentos
composicionais do séc. XX); tipo de notação (analógica, convencional, tablatura e cifra
alfabética); recursos expressivos (agógicas, articulações e dinâmicas); práticas musicais
populares (música popular urbana, parlendas, tradição oral brasileira e tradição oral
estrangeira); e tecnologia (uso de softwares para se fazer música e recursos tecnológicos). |
pt_BR |
dc.subject.pt |
piano |
pt_BR |
dc.subject.pt |
violão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
música de câmara |
pt_BR |
dc.subject.pt |
educação básica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
obras para a juventude |
pt_BR |