dc.contributor.advisor |
Sobreira, Silvia |
|
dc.contributor.author |
Ferreira, Patrick Grossman |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-19T20:26:35Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2019-03-19T20:26:35Z |
|
dc.date.issued |
2018-08 |
|
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Patrick Grossman. Currículo escrito e currículo em ação: um estudo da disciplina Processos de Musicalização na licenciatura em música do Instituto Villa- Lobos. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12712 |
|
dc.description |
n/a |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Currículo escrito e currículo em ação: um estudo da disciplina Processos de Musicalização na licenciatura em música do Instituto Villa- Lobos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Written Curriculum and Curriculum in Action: a study of the discipline Processos de Musicalização in the licentiate degree course in music of the Instituto Villa-Lobos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Duarte, Mônica de Almeida |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Regina Márcia Simão |
|
dc.contributor.referee |
Jaehn, Lisete |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Licentiate Degree Course in Music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pedagogical Project |
pt_BR |
dc.subject.en |
Discipline |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teacher Formation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The purpose of this research is to understand the role played by the academic discipline
Musicalization Processes (PROM) in the relationship between written curriculum and
curriculum in action in the last twelve years of the Institute of Music Studies at Instituto
Villa-Lobos (IVL). The importance of this discipline can be observed in the pedagogical
project of the course, which, in 2006, informed the changes occurred in the conception of
the same and that contributed to a more flexible curriculum. As this theme is inserted in
the Curriculum field, more specifically in the area of History of School Subjects, authors
like Chervel (1990), Goodson (1990; 1995; 1997; 2001), Silva (1995) and Bittencourt
(2003) served as theoretical reference for the qualitative analysis of both the curricular
documents that preceded the current one and the testimonies of ex-professors of the
course, collected through a semistructured interview. It was adopted a sociohistorical
perspective of the curriculum of the course with emphasis in such discipline, seeking to
know the struggles and conflicts that accompanied the process of curricular definition in
the IVL over time and that allowed it to reach the current configuration. Besides the
analysis of the pedagogical project of the course, this work had as a specific objective to
carry out a mapping and a quantitative analysis of the teaching knowledge developed
within the PROM discipline. This procedure revealed that few knowledge has been
present more frequently in the course, while many have been less explored. In addition,
the responses of graduates in a questionnaire developed for the purposes of this research
demonstrated that several aspects need to be improved so that PROM meets the interests
and professional needs of future music teachers. It is concluded that the effectiveness of
this proposal, contained in the pedagogical project, depends on constant monitoring and
evaluation of the discipline through a joint work involving teachers and students. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A presente pesquisa possui como objetivo geral compreender o papel desempenhado pela
disciplina acadêmica Processos de Musicalização (PROM) na relação entre currículo
escrito e currículo em ação nos últimos doze anos do curso de Licenciatura em Música
do Instituto Villa-Lobos (IVL). A importância dessa disciplina pode ser observada no
projeto pedagógico do curso, que, em 2006, informou as mudanças ocorridas na
concepção da mesma e que contribuíram para uma maior flexibilização curricular. Como
este tema está inserido no campo do Currículo, mais especificamente na área da História
das Disciplinas Escolares, autores como Chervel (1990), Goodson (1990; 1995; 1997;
2001), Silva (1995) e Bittencourt (2003) serviram de referencial teórico para a análise
qualitativa tanto dos documentos curriculares que precederam o atual quanto dos
depoimentos de ex-professores do curso, coletados por meio de entrevista
semiestruturada. Foi adotada uma perspectiva sóciohistórica do currículo do curso com
ênfase em tal disciplina, buscando conhecer as lutas e conflitos que acompanharam o
processo de definição curricular no IVL ao longo do tempo e que permitiram que este
chegasse à atual configuração. Além da análise do projeto pedagógico da licenciatura em
questão, este trabalho teve como objetivo específico realizar um mapeamento e análise
quantitativa dos saberes docentes desenvolvidos no interior da disciplina PROM. Tal
procedimento revelou que poucos saberes têm estado presentes com maior frequência no
curso, enquanto que muitos têm sido menos explorados. Além disso, as respostas de
egressos em um questionário elaborado para os fins desta pesquisa demonstraram que
diversos aspectos precisam ser aprimorados para que PROM atenda aos interesses e
necessidades profissionais dos futuros professores de música. Conclui-se que a efetivação
dessa proposta, contida no projeto pedagógico, depende de acompanhamento e avaliação
constantes da disciplina por meio de um trabalho em conjunto, envolvendo corpo docente
e discente. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Licenciatura em música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Projeto pedagógico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Disciplina |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Formação docente |
pt_BR |