DSpace Repository

Currículo escrito e currículo em ação: um estudo da disciplina Processos de Musicalização na licenciatura em música do Instituto Villa- Lobos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sobreira, Silvia
dc.contributor.author Ferreira, Patrick Grossman
dc.date.accessioned 2019-03-19T20:26:35Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2019-03-19T20:26:35Z
dc.date.issued 2018-08
dc.identifier.citation FERREIRA, Patrick Grossman. Currículo escrito e currículo em ação: um estudo da disciplina Processos de Musicalização na licenciatura em música do Instituto Villa- Lobos. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12712
dc.description n/a pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Currículo escrito e currículo em ação: um estudo da disciplina Processos de Musicalização na licenciatura em música do Instituto Villa- Lobos pt_BR
dc.title.alternative Written Curriculum and Curriculum in Action: a study of the discipline Processos de Musicalização in the licentiate degree course in music of the Instituto Villa-Lobos pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Duarte, Mônica de Almeida
dc.contributor.referee Santos, Regina Márcia Simão
dc.contributor.referee Jaehn, Lisete
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Curriculum pt_BR
dc.subject.en Licentiate Degree Course in Music pt_BR
dc.subject.en Pedagogical Project pt_BR
dc.subject.en Discipline pt_BR
dc.subject.en Teacher Formation pt_BR
dc.description.abstracten The purpose of this research is to understand the role played by the academic discipline Musicalization Processes (PROM) in the relationship between written curriculum and curriculum in action in the last twelve years of the Institute of Music Studies at Instituto Villa-Lobos (IVL). The importance of this discipline can be observed in the pedagogical project of the course, which, in 2006, informed the changes occurred in the conception of the same and that contributed to a more flexible curriculum. As this theme is inserted in the Curriculum field, more specifically in the area of History of School Subjects, authors like Chervel (1990), Goodson (1990; 1995; 1997; 2001), Silva (1995) and Bittencourt (2003) served as theoretical reference for the qualitative analysis of both the curricular documents that preceded the current one and the testimonies of ex-professors of the course, collected through a semistructured interview. It was adopted a sociohistorical perspective of the curriculum of the course with emphasis in such discipline, seeking to know the struggles and conflicts that accompanied the process of curricular definition in the IVL over time and that allowed it to reach the current configuration. Besides the analysis of the pedagogical project of the course, this work had as a specific objective to carry out a mapping and a quantitative analysis of the teaching knowledge developed within the PROM discipline. This procedure revealed that few knowledge has been present more frequently in the course, while many have been less explored. In addition, the responses of graduates in a questionnaire developed for the purposes of this research demonstrated that several aspects need to be improved so that PROM meets the interests and professional needs of future music teachers. It is concluded that the effectiveness of this proposal, contained in the pedagogical project, depends on constant monitoring and evaluation of the discipline through a joint work involving teachers and students. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente pesquisa possui como objetivo geral compreender o papel desempenhado pela disciplina acadêmica Processos de Musicalização (PROM) na relação entre currículo escrito e currículo em ação nos últimos doze anos do curso de Licenciatura em Música do Instituto Villa-Lobos (IVL). A importância dessa disciplina pode ser observada no projeto pedagógico do curso, que, em 2006, informou as mudanças ocorridas na concepção da mesma e que contribuíram para uma maior flexibilização curricular. Como este tema está inserido no campo do Currículo, mais especificamente na área da História das Disciplinas Escolares, autores como Chervel (1990), Goodson (1990; 1995; 1997; 2001), Silva (1995) e Bittencourt (2003) serviram de referencial teórico para a análise qualitativa tanto dos documentos curriculares que precederam o atual quanto dos depoimentos de ex-professores do curso, coletados por meio de entrevista semiestruturada. Foi adotada uma perspectiva sóciohistórica do currículo do curso com ênfase em tal disciplina, buscando conhecer as lutas e conflitos que acompanharam o processo de definição curricular no IVL ao longo do tempo e que permitiram que este chegasse à atual configuração. Além da análise do projeto pedagógico da licenciatura em questão, este trabalho teve como objetivo específico realizar um mapeamento e análise quantitativa dos saberes docentes desenvolvidos no interior da disciplina PROM. Tal procedimento revelou que poucos saberes têm estado presentes com maior frequência no curso, enquanto que muitos têm sido menos explorados. Além disso, as respostas de egressos em um questionário elaborado para os fins desta pesquisa demonstraram que diversos aspectos precisam ser aprimorados para que PROM atenda aos interesses e necessidades profissionais dos futuros professores de música. Conclui-se que a efetivação dessa proposta, contida no projeto pedagógico, depende de acompanhamento e avaliação constantes da disciplina por meio de um trabalho em conjunto, envolvendo corpo docente e discente. pt_BR
dc.subject.pt Currículo pt_BR
dc.subject.pt Licenciatura em música pt_BR
dc.subject.pt Projeto pedagógico pt_BR
dc.subject.pt Disciplina pt_BR
dc.subject.pt Formação docente pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|