dc.contributor.advisor |
Sá, Ivan Coelho de |
|
dc.contributor.author |
Seoane, Raquel Villagrán Reimão Mello |
|
dc.date.accessioned |
2019-04-04T21:13:31Z |
|
dc.date.available |
2019-04-04T21:13:31Z |
|
dc.date.issued |
2016-02 |
|
dc.identifier.citation |
SEOANE, Raquel Villagrán Reimão Mello. A Reforma de 1944 do Curso de Museus – MHN e o perfil do Conservador de Museus na Era Vargas: Os reflexos da política nacionalista e as transformações na área dos Museus. 160 f. 2016. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12731 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A reforma de 1944 do curso de museus – MNH e o perfil do conservador de museus na era Vargas: os reflexos da política nacionalista e as transformações na área dos museus |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The 1944 curricular reform of the museum course - MHN and the profile of the conservator of museums in the Vargas era |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Sá, Ivan Coelho de |
|
dc.contributor.referee |
Lima, Diana Farjalla Correia |
|
dc.contributor.referee |
Carvalho, Rosane Maria Rocha de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MUSEOLOGIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museum School |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museology |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museology’s History |
pt_BR |
dc.subject.en |
National History Museum |
pt_BR |
dc.subject.en |
Curriculum Reformation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cultural Politic |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The main objective of this work is analyze the changes occurring in the area of
Museology in Brazil based in the Curricular Reform promoted by the “Curso de
Museus” from the National History Museum (MHN) in 1944 and implemented in the
academic on the year 1945. The proposal is understand reform not only as a reflection
of his main mentor, Gustavo Barroso, director of MHN, as is often reported, but also as
a perfectly tuned to the context of Vargas product, the main motto nationalism. Will be
discussed some aspects of administrative changes promoted by Vargas administration
with emphasis in the areas of Education and Culture. Will also be analyzed the main
points of reform that affected the curriculum of the “Curso de Museus” and the
influence on the actions of museums profissionals (Conservadores de Museu)
graduates by this School, against the "labor market" that was emerging in the 1930s
and 1940s, with the creation of new museums, not only in the then federal capital of
Rio de Janeiro - Museum House of Rui Barbosa, Historical Museum of the City of Rio
de Janeiro and National Museum of Fine Arts, as well as in other cities - Imperial
Museum of Petrópolis (RJ), the Mission Museum of São Miguel (RS), and the Museum
of Inconfidência (MG) - all these with strong nationalist connotations. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O objetivo central desta dissertação é analisar as transformações ocorridas na
área da Museologia no Brasil a partir de uma leitura da Reforma Curricular promovida
pelo Curso de Museus do Museu Histórico Nacional - MHN, em 1944 e implantada no
ano letivo de 1945. A proposta é entender a reforma não somente como reflexo de seu
principal mentor, Gustavo Barroso, diretor do MHN, como é frequentemente divulgado,
mas também como um produto perfeitamente sintonizado ao contexto da Era Vargas,
tendo como mote principal o nacionalismo. Serão abordados alguns aspectos das
mudanças administrativas promovidas pelo Governo Vargas com ênfase nas áreas da
Educação e da Cultura. Serão analisados também os principais pontos da Reforma
que repercutiram na estrutura curricular do Curso de Museus e que influenciaram a
atuação dos conservadores de museus egressos do Curso face ao “mercado de
trabalho” que se delineava nas décadas de 1930 e 1940, com a criação de novos
museus, não somente na então capital federal do Rio de Janeiro – Museu Casa de Rui
Barbosa, Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, Museu Antonio Parreiras e
Museu Nacional de Belas Artes, como também em outras cidades do país – Museu
Imperial de Petrópolis (RJ), Museu das Missões de São Miguel (RS), Museu da
Inconfidência de Ouro Preto (MG) e Museu do Ouro de Sabará (MG) – todos estes
com fortes conotações nacionalistas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museus |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
História da Museologia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu Histórico Nacional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Reforma Curricular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Política Cultural |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Nacionalismo |
pt_BR |