| dc.contributor.advisor | Lima, Diana Farjalla Correia | |
| dc.contributor.author | Resende, Úrsula Vieira de | |
| dc.date.accessioned | 2019-04-04T21:15:42Z | |
| dc.date.available | 2019-04-04T21:15:42Z | |
| dc.date.issued | 2018-03-06 | |
| dc.identifier.citation | RESENDE, Úrsula Vieira de. Museu do Amanhã e sua “Exposição”: Narrativa musealizada em ambiência audiovisual digital. 120 f. 2018. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/12732 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Museu do Amanhã e sua “Exposição”: Narrativa musealizada em ambiência audiovisual digital | pt_BR |
| dc.title.alternative | Museu do Amanhã and its "Exhibition": musealized narrative in digital audiovisual ambience | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Lima, Diana Farjalla Correia | |
| dc.contributor.referee | Rocha, Luisa Maria Gomes de Mattos | |
| dc.contributor.referee | Soares, Luciano Saramago Pinheiro | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | MUSEOLOGIA | pt_BR |
| dc.subject.en | Musealization | pt_BR |
| dc.subject.en | Audiovisual | pt_BR |
| dc.subject.en | Digital | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The investigation discusses in a museum of sciences, Museu do Amanhã (museum of tomorrow), inaugurated in 2015 in Rio de Janeiro, the configuration of the 'Exhibition', permanent exhibition or main exhibition according to the Institution, constituted solely by audiovisual resources in digital media and through his musealized narrative, the scientific spread, discusses the results of Humanity's action on planet Earth in the next 50 years. Identifies and analyzes from the creation of two axes: Museum/Exhibition and Image/Audiovisual based on theoretical and practical reference of Museology, Design and Audiovisual the adequacy of the Museum, which runs away from the traditional model (collection and its objects in exhibition), to the context of an expographic language: Digital Audiovisual Thematic Exhibit Environments that are projections of future scenarios, Tomorrow. The investigation is a qualitative case study. It carried out a survey and bibliographical and documentary analysis, technical visitation to the Museum and to the circuit of the Exhibition, photographic record of spaces and musealized items, interviews to professionals related to the project of elaboration of the Institution and others that act in the place. The results of the research on Museu do Amanhã endowed with a "collection of possibilities" represented by "collection" of information, a "different museum" for the modeling of museological composition, the new items and the narrative communicated in the Exhibition (museography, expography) allowed to verify that its model although unusual is innovative. It points to other conceptual perceptions and practical applications to be incorporated in the field of Museology. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | A dissertação aborda em um museu de ciências, o Museu do Amanhã, inaugurado em 2015 no Rio de Janeiro, a configuração da ‘Exposição’, exposição permanente ou exposição principal conforme a Instituição, que constituída unicamente por recursos audiovisuais em meio digital e através da sua narrativa musealizada, a divulgação científica, discute os resultados da ação da Humanidade no planeta Terra nos próximos 50 anos. Identifica e analisa a partir da criação de dois eixos: Museu/Exposição e Imagem/Audiovisual baseados no referencial teórico e prático da Museologia, do Design e do Audiovisual a adequação do Museu, que foge do modelo tradicional (coleção/acervo e seus objetos em exibição), ao contexto de uma linguagem expográfica: os Ambientes Expositivos Temáticos Audiovisuais Digitais que são projeções de cenários futuros, o Amanhã. A pesquisa é um estudo de caso de teor qualitativo. Realizou levantamento e análise bibliográfica e documental, visitação técnica ao Museu e ao circuito da Exposição, registro fotográfico de espaços e itens musealizados, entrevistas a profissionais ligados ao projeto de elaboração da Instituição e outros que atuam no local. Os resultados da investigação sobre o Museu do Amanhã dotado de uma “coleção de possibilidades’’ representada por “acervo” de “informação”, um “museu diferente” pela modelagem de composição museológica, pelos novos itens e a narrativa comunicada na Exposição (museografia, expografia) permitiram verificar que seu modelo embora inusitado é inovador. Aponta para outras percepções conceituais e aplicações práticas a serem incorporadas no campo da Museologia. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Musealização | pt_BR |
| dc.subject.pt | Audiovisual | pt_BR |
| dc.subject.pt | Digital | pt_BR |