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História e Direito: Uma discussão sobre os direitos humanos nas aulas de História

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dc.contributor.advisor Caldas, Pedro Spinola Pereira
dc.contributor.author Pinheiro, Jonathas Félix Raphael Passaranhos Touzdjian
dc.date.accessioned 2019-04-04T21:27:21Z
dc.date.available 2019-04-04T21:27:21Z
dc.date.issued 2018-12-17
dc.identifier.citation INHEIRO, Jonathas Félix Raphael Passaranhos Touzdjian. História e Direito: Uma discussão sobre os direitos humanos nas aulas de História. 2018. 243 f. Dissertação (Mestrado Profissional em História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12739
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title História e Direito: Uma discussão sobre os direitos humanos nas aulas de História pt_BR
dc.title.alternative History and Rights: A discussion about human rights into routine history classes pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Caldas, Pedro Spinola Pereira
dc.contributor.referee Costa, Warley da
dc.contributor.referee Muaze, Mariana de Aguiar Ferreira
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en Human Rights pt_BR
dc.subject.en Didactics of History pt_BR
dc.subject.en following teaching pt_BR
dc.description.abstracten The present study started with the aim of including discussions about human rights in the routine history classes, targeting cases of violations of these rights prevailing in the daily life of students, which due to whatever reason are not addressed in classroom . Furthermore, in order to demonstrate that working with human rights in routine history classes it is not required the creation of a new discipline, we proposed to perform a well-known didactical practice based on Jörn Rüsen theory, where through a didactic sequence the students can problematize their present tense and denature the reality around them. In accordance with the cited author Jörn Rüsen, a German historian, the more developed the capacity to make sense of history, the better the student is oriented in the world. In this way, we draw a brief history of human rights, aiming to historicize and understand the creation and recognition processes of these rights from a temporal clipping encompassing the main documents on this subject since the 18th century. To conclude, we proposed a didactic sequence based on Jörn Rüsen's theory of didactics, following the principles of human rights education presented by the following professors Abraão Magdenzo, Aída Monteiro, Selma Garrido Pimenta, and Susana Sacavino. We hope that from this experience, we will be able to form critical, active citizens and defenders of human rights and democracy. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa se iniciou com o objetivo de incluir nas aulas de história uma discussão sobre os direitos humanos envolvendo casos de violações desses direitos ocorridas no dia a dia dos alunos, mas que não são abordados em sala de aula por diversos motivos. Buscamos demonstrar que para trabalhar com esses direitos nas aulas de história não é necessário criar um novo conteúdo e nem uma nova disciplina, bastando que coloquemos em prática o que já é preconizado por diversos documentos oficiais. Isso seria realiado através de uma sequência didática onde o aluno possa problematizar o tempo presente e desnaturalizar a realidade em sua volta, a partir da teoria do historiador alemão Jörn Rüsen, que demonstrou que quanto mais desenvolvida a capacidade de dar sentido à história, melhor o aluno se orienta no mundo. Nesse sentido traçamos um breve histórico dos direitos humanos, onde buscamos historicizar e entender o processo de criação e reconhecimento desses direitos a partir de um recorte temporal que listou os principais documentos que tratam do tema a partir do século XVIII. Ao final propusemos uma sequência didática tendo como base a teoria da didática da história proposta por Jörn Rüsen, seguindo os princípios da educação em direitos humanos apresentados pelos professores Abrahan Magdenzo, Aída Monteiro, Selma Garrido Pimenta, e Susana Sacavino. Esperamos que a partir dessa experiência possamos formar cidadãos críticos, ativos e defensores dos direitos humanos e da democracia. pt_BR
dc.subject.pt Direitos Humanos pt_BR
dc.subject.pt Didática da História pt_BR
dc.subject.pt sequência didática pt_BR


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