dc.contributor.advisor |
Magalhães, Marcelo de Souza |
|
dc.contributor.author |
Leite, Marcelo Henrique |
|
dc.date.accessioned |
2019-04-04T21:28:10Z |
|
dc.date.available |
2019-04-04T21:28:10Z |
|
dc.date.issued |
2018-10-05 |
|
dc.identifier.citation |
LEITE, Marcelo Henrique Ensino de História e museu: Os usos docentes do Museu Republicano Convenção de Itu. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12740 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de História e museu: Os usos docentes do Museu Republicano Convenção de Itu |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching of History and Museum: the teaching practices of convenção de Itu republican museum |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Magalhães, Marcelo de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Gomes, Angela Maria de Castro |
|
dc.contributor.referee |
Mendonça, Paulo Knauss de |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching of History |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museum |
pt_BR |
dc.subject.en |
History Teachers |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study aims to understand the use of historical museums by teachers in their lessons. The focus of the research is the Museu Republicano “Convenção de Itu” (MRCI), in Itu (SP). Firstly, we mapped the studies about the Teaching of History which involved museums. The documental foundation of this overview is scientific papers published in magazines as well as presentations in national events about the Teaching of History. Afterward, we approach the process of creation of MRCI, its project of history and its main museum spaces. Finally, to understand the uses of the museum, we go two ways: 1) analysis of the proposals formulated by MRCI’s employees to receive school groups and teachers; 2) analysis of the uses by history teachers who organized visits to the museum. The documentation kept in MRCI’s Archive was indispensable. Analysis were made about the letters exchanged between schools and the museum, documents referring to courses offered to teachers, advertisement banners, register books of school groups, as well as interviews with two employees who take care of educational actions and five teachers who took their students to the museum between 1990 and 2012. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O estudo tem por objetivo compreender os usos feitos por professores de história dos museus históricos em suas aulas. O foco da pesquisa é o Museu Republicano “Convenção de Itu” (MRCI), em Itu (SP). Inicialmente, mapeia-se os estudos realizados na área de Ensino de História que envolvem museu. A base documental deste panorama são artigos científicos publicados em revistas e apresentações de trabalhos em eventos nacionais de Ensino de História. Em seguida, aborda-se o processo de criação do MRCI, seu projeto de história, bem como os principais espaços museológicos. Por fim, para compreender os usos do museu, realizam-se dois movimentos: 1) análise das propostas formuladas pelos funcionários do MRCI para receber grupos escolares e professores; 2) análise dos usos feitos por professores de história que organizaram visitas ao museu. A documentação guardada no Arquivo do MRCI foi imprescindível. As análises versaram sobre ofícios trocados entre escola e museu, documentos referentes aos cursos oferecidos para professores, cartazes de divulgação, livro de registros de grupos escolares, assim como entrevistas com dois funcionários à frente de ações educativas, como as de cinco professores que levaram seus alunos ao museu entre 1990 e 2012. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Professores de História |
pt_BR |