DSpace Repository

Conversas sobre processos de prestação de serviços públicos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Araujo, Renata Mendes de
dc.contributor.author Silva, Bruna Diirr Gonçalves da
dc.date.accessioned 2019-04-29T20:11:04Z
dc.date.available 2019-04-29T20:11:04Z
dc.date.issued 2011-09-26
dc.identifier.citation SILVA, Bruna Diirr Gonçalves da. Conversas sobre processos de prestação de serviços públicos. 2011. xiv, 145f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12743
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2011/04. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Conversas sobre processos de prestação de serviços públicos pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Cappelli, Claudia
dc.contributor.referee Araujo, Renata Mendes de
dc.contributor.referee Cappelli, Claudia
dc.contributor.referee Pimentel, Mariano
dc.contributor.referee Borges, Marcos Roberto da Silva
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Electronic Democracy pt_BR
dc.subject.en Electronic Government pt_BR
dc.subject.en Public Services pt_BR
dc.subject.en Processes pt_BR
dc.subject.en Collaboration pt_BR
dc.subject.en Transparency and Memory pt_BR
dc.description.abstracten Many discussions enforce the need to encourage greater engagement and participation of Society in public issues and decision making. Such discussions highlight how Information and Communication Technologies (ICTs) can enhance the Society’s involvement and participation by providing new ways to access information, enhancing voluntary and participative actions between Society and Government. This paper presents an approach based on conversations about public service processes to promote interaction between Citizens and service providers. The proposal recreates, in a virtual environment, conversations that are common in many public contexts, enabling them to share experiences, opinions, suggestions and explanations about the process that describes public service, with the aim of minimizing distance between Citizens and service providers, and identifying opportunities for process improvement. The applicability of the proposal was evaluated through case studies, where there was convergence of conversations to the service in discussion, encouraging interaction among those who are involved with public service, beyond identification of service improvements from the Society’s comments. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Várias discussões reforçam a necessidade de estimular o maior envolvimento e participação da Sociedade nos assuntos públicos e tomadas de decisão. Tais discussões salientam o quanto as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ampliar esse envolvimento e participação através do fornecimento de novas possibilidades de acesso à informação aos Cidadãos, potencializando a realização de ações voluntárias e participativas entre Sociedade e Governantes. O presente trabalho apresenta uma abordagem baseada em conversas sobre os processos de prestação de serviços públicos para promoção da interação entre Cidadãos e prestadores de serviços. A proposta recria, em um ambiente virtual, as conversas comuns em diferentes contextos públicos, possibilitando o compartilhamento de experiências, opiniões, sugestões e explicações a respeito do processo que descreve o serviço público prestado, com objetivo de aproximar Cidadãos e prestadores de serviços, além da identificação de oportunidades de melhoria para o processo. A aplicabilidade da proposta foi avaliada através de estudos de caso, onde se verificou a convergência das conversas para o serviço em discussão, o estímulo à interação entre os envolvidos com o serviço público, além da identificação de melhorias nos serviços prestados a partir das manifestações feitas pela Sociedade. pt_BR
dc.subject.pt Democracia Eletrônica pt_BR
dc.subject.pt Governo Eletrônico pt_BR
dc.subject.pt Serviços públicos pt_BR
dc.subject.pt Processos pt_BR
dc.subject.pt Colaboração pt_BR
dc.subject.pt Transparência e Memória pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|