dc.contributor.advisor |
Araujo, Renata Mendes de |
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dc.contributor.author |
Silva, Bruna Diirr Gonçalves da |
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dc.date.accessioned |
2019-04-29T20:11:04Z |
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dc.date.available |
2019-04-29T20:11:04Z |
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dc.date.issued |
2011-09-26 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Bruna Diirr Gonçalves da. Conversas sobre processos de prestação de serviços públicos. 2011. xiv, 145f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12743 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2011/04. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Conversas sobre processos de prestação de serviços públicos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Cappelli, Claudia |
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dc.contributor.referee |
Araujo, Renata Mendes de |
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dc.contributor.referee |
Cappelli, Claudia |
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dc.contributor.referee |
Pimentel, Mariano |
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dc.contributor.referee |
Borges, Marcos Roberto da Silva |
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dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Electronic Democracy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Electronic Government |
pt_BR |
dc.subject.en |
Public Services |
pt_BR |
dc.subject.en |
Processes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Collaboration |
pt_BR |
dc.subject.en |
Transparency and Memory |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Many discussions enforce the need to encourage greater engagement and
participation of Society in public issues and decision making. Such discussions
highlight how Information and Communication Technologies (ICTs) can enhance the
Society’s involvement and participation by providing new ways to access information,
enhancing voluntary and participative actions between Society and Government.
This paper presents an approach based on conversations about public service
processes to promote interaction between Citizens and service providers. The proposal
recreates, in a virtual environment, conversations that are common in many public
contexts, enabling them to share experiences, opinions, suggestions and explanations
about the process that describes public service, with the aim of minimizing distance
between Citizens and service providers, and identifying opportunities for process
improvement.
The applicability of the proposal was evaluated through case studies, where
there was convergence of conversations to the service in discussion, encouraging
interaction among those who are involved with public service, beyond identification of
service improvements from the Society’s comments. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Várias discussões reforçam a necessidade de estimular o maior envolvimento e
participação da Sociedade nos assuntos públicos e tomadas de decisão. Tais discussões
salientam o quanto as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem
ampliar esse envolvimento e participação através do fornecimento de novas
possibilidades de acesso à informação aos Cidadãos, potencializando a realização de
ações voluntárias e participativas entre Sociedade e Governantes.
O presente trabalho apresenta uma abordagem baseada em conversas sobre os
processos de prestação de serviços públicos para promoção da interação entre Cidadãos
e prestadores de serviços. A proposta recria, em um ambiente virtual, as conversas
comuns em diferentes contextos públicos, possibilitando o compartilhamento de
experiências, opiniões, sugestões e explicações a respeito do processo que descreve o
serviço público prestado, com objetivo de aproximar Cidadãos e prestadores de
serviços, além da identificação de oportunidades de melhoria para o processo.
A aplicabilidade da proposta foi avaliada através de estudos de caso, onde se
verificou a convergência das conversas para o serviço em discussão, o estímulo à
interação entre os envolvidos com o serviço público, além da identificação de melhorias
nos serviços prestados a partir das manifestações feitas pela Sociedade. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Democracia Eletrônica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Governo Eletrônico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Serviços públicos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Processos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Colaboração |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Transparência e Memória |
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