dc.contributor.advisor |
Grinberg, Keila |
|
dc.contributor.author |
Guimarães, Cecilia Silva |
|
dc.date.accessioned |
2019-04-29T20:20:02Z |
|
dc.date.available |
2019-04-29T20:20:02Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-17 |
|
dc.identifier.citation |
GUIMARÃES, Cecilia Silva. História da África no Ensino Superior: A formação dos professores de História e a prática docente. 2018. 205 f. Tese (Doutorado em História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12744 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
História da África no Ensino Superior: A formação dos professores de História e a prática docente |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Grinberg, Keila |
|
dc.contributor.referee |
Magalhães, Marcelo de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Abreu, Martha Campos |
|
dc.contributor.referee |
Souza, Mônica Lima e |
|
dc.contributor.referee |
Santos, Ynaê Lopes dos |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Africa |
pt_BR |
dc.subject.en |
Law 10.639 |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
After 15 years of implementation of Law 10.639/2003, we noticed the progress made towards its execution, as we found a greater scientific production, more didactic and paradidactic materials; more events, such as congresses and seminars on the subject; more debates; more pedagogical initiatives being developed and so on. However, several questions about this process, which are still ongoing, need to be addressed. One of the main findings about the Teaching of African and Afro-Brazilian History consists in the fragility of the training of teachers who work in Basic Education. Based on this assumption, this work aims to identify the consolidation of the History of Africa as a discipline in Higher Education to later analyze the formation of History teachers and, consequently, their performance in the classroom, as proposed by the respective Law. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Após 15 anos de implementação da Lei 10.639/2003 percebemos os avanços alcançados em direção à sua execução, pois encontramos uma maior produção científica, mais materiais didáticos e paradidáticos; mais eventos, como congressos e seminários sobre o tema; mais debates; mais iniciativas pedagógicas sendo desenvolvidas e assim por diante. Contudo, várias questões sobre este processo, que ainda se encontra em andamento, precisam ser problematizadas. Uma das principais constatações sobre o Ensino da História da África e Afro-brasileira consiste na fragilidade da formação dos professores que atuam na Educação Básica. Partindo deste pressuposto, este trabalho tem como objetivo identificar a consolidação da História da África enquanto disciplina no Ensino Superior para posteriormente analisar a formação dos professores de História e, consequentemente, a atuação destes em sala de aula, no tocante ao proposto pela respectiva Lei. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject.pt |
África |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Docência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Lei 10.639 |
pt_BR |