DSpace Repository

História da África no Ensino Superior: A formação dos professores de História e a prática docente

Show simple item record

dc.contributor.advisor Grinberg, Keila
dc.contributor.author Guimarães, Cecilia Silva
dc.date.accessioned 2019-04-29T20:20:02Z
dc.date.available 2019-04-29T20:20:02Z
dc.date.issued 2018-12-17
dc.identifier.citation GUIMARÃES, Cecilia Silva. História da África no Ensino Superior: A formação dos professores de História e a prática docente. 2018. 205 f. Tese (Doutorado em História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12744
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title História da África no Ensino Superior: A formação dos professores de História e a prática docente pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Grinberg, Keila
dc.contributor.referee Magalhães, Marcelo de Souza
dc.contributor.referee Abreu, Martha Campos
dc.contributor.referee Souza, Mônica Lima e
dc.contributor.referee Santos, Ynaê Lopes dos
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en Teaching pt_BR
dc.subject.en Africa pt_BR
dc.subject.en Law 10.639 pt_BR
dc.description.abstracten After 15 years of implementation of Law 10.639/2003, we noticed the progress made towards its execution, as we found a greater scientific production, more didactic and paradidactic materials; more events, such as congresses and seminars on the subject; more debates; more pedagogical initiatives being developed and so on. However, several questions about this process, which are still ongoing, need to be addressed. One of the main findings about the Teaching of African and Afro-Brazilian History consists in the fragility of the training of teachers who work in Basic Education. Based on this assumption, this work aims to identify the consolidation of the History of Africa as a discipline in Higher Education to later analyze the formation of History teachers and, consequently, their performance in the classroom, as proposed by the respective Law. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Após 15 anos de implementação da Lei 10.639/2003 percebemos os avanços alcançados em direção à sua execução, pois encontramos uma maior produção científica, mais materiais didáticos e paradidáticos; mais eventos, como congressos e seminários sobre o tema; mais debates; mais iniciativas pedagógicas sendo desenvolvidas e assim por diante. Contudo, várias questões sobre este processo, que ainda se encontra em andamento, precisam ser problematizadas. Uma das principais constatações sobre o Ensino da História da África e Afro-brasileira consiste na fragilidade da formação dos professores que atuam na Educação Básica. Partindo deste pressuposto, este trabalho tem como objetivo identificar a consolidação da História da África enquanto disciplina no Ensino Superior para posteriormente analisar a formação dos professores de História e, consequentemente, a atuação destes em sala de aula, no tocante ao proposto pela respectiva Lei. pt_BR
dc.subject.pt Ensino pt_BR
dc.subject.pt África pt_BR
dc.subject.pt Docência pt_BR
dc.subject.pt Lei 10.639 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|