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Subjetividade e dança: constituição e manifestação da memória do corpo

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dc.contributor.advisor Gondar, Josaída de Oliveira
dc.contributor.author Damasceno, Letícia
dc.date.accessioned 2019-04-29T20:27:35Z
dc.date.available 2019-04-29T20:27:35Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation DAMASCENO, Letícia. Subjetividade e dança: constituição e manifestação da memória do corpo. 2014. 229 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12748
dc.description Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada DMS 2014/01. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Subjetividade e dança: constituição e manifestação da memória do corpo pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Calfa, Maria Ignez de Souza
dc.contributor.referee Gondar, Josaída de Oliveira
dc.contributor.referee Almeida, Marcus Vinícius Machado
dc.contributor.referee Farias, Francisco Ramos
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Involuntary memory pt_BR
dc.subject.en Creation pt_BR
dc.subject.en Subjectivity pt_BR
dc.subject.en Dance pt_BR
dc.description.abstracten The main objective of this research is to reflect, through dance, upon the subjective processes that take part in the instauration and manifestation of body memory. For this purpose, I investigate the interface between theory and practice through the perspective of three authors: Henri Bergson, Rudolf Laban and Marcel Proust. In this investigation I have sought to point out how we can think the body memory, a potential memory activated in subjective processes inciting the vibrant body, a body affected by the feelings that overtake it. Thus, strange reactions may arise in the process of manifestation of a memory that originates from the body, an incarnated memory. Therefore I ask: Why is the body memory activated when experimenting with movement and dance conceived in sensorial experimentation? The research is centered in the sensorial experimentation of Lygia Clark’s Relational Objects in interface with somatic approaches applied to dance students. The intent is to foment and potentialize the creation of movement from the body memory opposed to movements conceived in models. The study is situated in the interlocution with Marcel Proust’s involuntary memory, Rudolf Laban’s involuntary memory and its creating processes and Henri Bergson regarding the virtual memory and its creation and update. This investigation constructs a critical analysis founded (grounded) on the three cited authors in order to answer: What is involuntary memory? How does it manifest? The approach is developed based on the testimony and reports of undergraduate students of the University of Pernambuco participants in the research project: “Body Memory” and graduate students of Angel Vianna College of Recife. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O objetivo primordial da pesquisa é refletir, a partir da dança, sobre os processos subjetivos que participaram da instauração e manifestação da memória do corpo. Para tanto, investigo a interface entre a teoria e a prática sob a ótica de três autores: Henri Bergson, Rudolf Laban e Marcel Proust. Nesta investigação busco apontar como podemos pensar a memória do corpo, uma memória em potencial ativada nos processos subjetivos incitando o corpo vibrátil, ou seja, um corpo afetado pelas sensações que lhe tomam. Assim, estranhas reações podem surgir no processo de manifestação de uma memória proveniente do corpo, uma memória encarnada. Por essa razão pergunto: por que a memória corporal é ativada quando se parte de uma experimentação do movimento e da dança gestados na experimentação sensorial? A pesquisa se centra nas experimentações sensoriais dos Objetos Relacionais de Lygia Clark em interface com as abordagens somáticas aplicadas a alunos de dança. A intenção é fomentar e potencializar a criação de movimento via memória corporal em oposição aos movimentos pré-concebidos a partir de modelos. O estudo situa-se na interlocução com pensadores como Marcel Proust sobre a memória involuntária, Rudolf Laban acerca da memória involuntária e seus processos de criação e o filósofo Henri Bergson no que tange a memória virtual e sua atualização e criação. Esta investigação constrói uma análise crítica fundamentada nos autores citados, com vistas a responder: O que vem a ser memória involuntária? Como ela se manifesta? A abordagem é desenvolvida com base nos depoimentos e relatos dos alunos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco participantes do Projeto de Pesquisa: "Corpo Memória" e com alunos de Pós-Graduação da Faculdade Angel Vianna do Recife. pt_BR
dc.subject.pt Memória involuntária pt_BR
dc.subject.pt Criação pt_BR
dc.subject.pt Subjetividade pt_BR
dc.subject.pt Dança pt_BR


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