dc.contributor.advisor |
Gondar, Josaída de Oliveira |
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dc.contributor.author |
Damasceno, Letícia |
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dc.date.accessioned |
2019-04-29T20:27:35Z |
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dc.date.available |
2019-04-29T20:27:35Z |
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dc.date.issued |
2014 |
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dc.identifier.citation |
DAMASCENO, Letícia. Subjetividade e dança: constituição e manifestação da memória do corpo. 2014. 229 f. Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12748 |
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dc.description |
Tese também disponível em formato impresso, com o número de chamada DMS 2014/01. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Subjetividade e dança: constituição e manifestação da memória do corpo |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Calfa, Maria Ignez de Souza |
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dc.contributor.referee |
Gondar, Josaída de Oliveira |
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dc.contributor.referee |
Almeida, Marcus Vinícius Machado |
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dc.contributor.referee |
Farias, Francisco Ramos |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Involuntary memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Creation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Subjectivity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Dance |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The main objective of this research is to reflect, through dance, upon the
subjective processes that take part in the instauration and manifestation of body
memory. For this purpose, I investigate the interface between theory and
practice through the perspective of three authors: Henri Bergson, Rudolf Laban
and Marcel Proust. In this investigation I have sought to point out how we can
think the body memory, a potential memory activated in subjective processes
inciting the vibrant body, a body affected by the feelings that overtake it. Thus,
strange reactions may arise in the process of manifestation of a memory that
originates from the body, an incarnated memory. Therefore I ask: Why is the
body memory activated when experimenting with movement and dance
conceived in sensorial experimentation? The research is centered in the
sensorial experimentation of Lygia Clark’s Relational Objects in interface with
somatic approaches applied to dance students. The intent is to foment and
potentialize the creation of movement from the body memory opposed to
movements conceived in models. The study is situated in the interlocution with
Marcel Proust’s involuntary memory, Rudolf Laban’s involuntary memory and its
creating processes and Henri Bergson regarding the virtual memory and its
creation and update. This investigation constructs a critical analysis founded
(grounded) on the three cited authors in order to answer: What is involuntary
memory? How does it manifest? The approach is developed based on the
testimony and reports of undergraduate students of the University of
Pernambuco participants in the research project: “Body Memory” and graduate
students of Angel Vianna College of Recife. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O objetivo primordial da pesquisa é refletir, a partir da dança, sobre os processos subjetivos que participaram da instauração e manifestação da memória do corpo. Para tanto, investigo a interface entre a teoria e a prática sob a ótica de três autores: Henri Bergson, Rudolf Laban e Marcel Proust. Nesta investigação busco apontar como podemos pensar a memória do corpo, uma memória em potencial ativada nos processos subjetivos incitando o corpo vibrátil, ou seja, um corpo afetado pelas sensações que lhe tomam. Assim, estranhas reações podem surgir no processo de manifestação de uma memória proveniente do corpo, uma memória encarnada. Por essa razão pergunto: por que a memória corporal é ativada quando se parte de uma experimentação do movimento e da dança gestados na experimentação sensorial? A pesquisa se centra nas experimentações sensoriais dos Objetos Relacionais de Lygia Clark em interface com as abordagens somáticas aplicadas a alunos de dança. A intenção é fomentar e potencializar a criação de movimento via memória corporal em oposição aos movimentos pré-concebidos a partir de modelos. O estudo situa-se na interlocução com pensadores como Marcel Proust sobre a memória involuntária, Rudolf Laban acerca da memória involuntária e seus processos de criação e o filósofo Henri Bergson no que tange a memória virtual e sua atualização e criação. Esta investigação constrói uma análise crítica fundamentada nos autores citados, com vistas a responder: O que vem a ser memória involuntária? Como ela se manifesta? A abordagem é desenvolvida com base nos depoimentos e relatos dos alunos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco participantes do Projeto de Pesquisa: "Corpo Memória" e com alunos de Pós-Graduação da Faculdade Angel Vianna do Recife. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória involuntária |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Criação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Subjetividade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Dança |
pt_BR |