dc.contributor.advisor |
Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de |
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dc.contributor.author |
Santos, Fábio Eduardo Gabriel dos |
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dc.date.accessioned |
2019-04-29T22:07:57Z |
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dc.date.available |
2019-04-29T22:07:57Z |
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dc.date.issued |
2011-09-30 |
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dc.identifier.citation |
SANTOS, Fábio Eduardo Gabriel Dos. Avaliação cognitiva com um jogo computacional utilizando técnicas inteligentes. 2011. xvi, 124f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12755 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2011/08. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação cognitiva com um jogo computacional utilizando técnicas inteligentes |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Revoredo, Kate Cerqueira |
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dc.contributor.referee |
Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de |
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dc.contributor.referee |
Revoredo, Kate Cerqueira |
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dc.contributor.referee |
Oliveira, Carlo Emmanoel Tolla de |
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dc.contributor.referee |
Santoro, Flavia Maria |
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dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Neste trabalho, propõe-se um método alternativo para o auxílio ao diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) através de um jogo computacional, intitulado Jogo do Supermercado, e técnicas de Aprendizagem de Máquina. Objetivo: indicar um conjunto de modelos preditivos eficientes que possam localizar padrões nos dados do jogo, que estejam relacionadas ao diagnóstico da TDAH. Método: Duas bases de treino foram submetidas a 48 algoritmos de aprendizagem de acordo com 4 estratégias de Meta-Aprendizagem. Estas bases foram submetidas de 2 subgrupos populacionais diferentes, e consistem de dados de indivíduos que jogaram o Jogo do Supermercado e foram avaliados de acordo com o TDAH. Uma das 4 estratégias de Meta-Aprendizagem - a Seleção Dinâmica de Vieses Especializada (SDVE) - foi elaborada no escopo deste trabalho. Duas métricas de desempenho foram adotadas para a avaliação dos modelos: Área Abaixo da Curva ROC (AUC) e Erro Absoluto Relativo (EAR). Os desempenhos mínimos considerados para comprovação da eficiência dos modelos foram 0,70 em AUC e 0,50 em EAR. Resultados: a estratégia SDVE foi a única que conseguiu identificar modelos eficientes. Foram obtidos 145 modelos eficientes para a base Bas, com desempenho entre 0,70 e 0,76 em AUC, e 92 modelos eficientes para base Mat, com desempenho entre 0,70 e 0,80 em AUC. Conclusão: Pode-se comprovar a existência de um conjunto de modelos preditivos eficientes que relacionam os dados do Jogo do Supermercado ao diagnóstico do TDAH, porém subpopulações diferentes possuem modelos diferentes. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
TDAH |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Diagnóstico |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Meta-Aprendizagem |
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