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Avaliação cognitiva com um jogo computacional utilizando técnicas inteligentes

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dc.contributor.advisor Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de
dc.contributor.author Santos, Fábio Eduardo Gabriel dos
dc.date.accessioned 2019-04-29T22:07:57Z
dc.date.available 2019-04-29T22:07:57Z
dc.date.issued 2011-09-30
dc.identifier.citation SANTOS, Fábio Eduardo Gabriel Dos. Avaliação cognitiva com um jogo computacional utilizando técnicas inteligentes. 2011. xvi, 124f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12755
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2011/08. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Avaliação cognitiva com um jogo computacional utilizando técnicas inteligentes pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Revoredo, Kate Cerqueira
dc.contributor.referee Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de
dc.contributor.referee Revoredo, Kate Cerqueira
dc.contributor.referee Oliveira, Carlo Emmanoel Tolla de
dc.contributor.referee Santoro, Flavia Maria
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Neste trabalho, propõe-se um método alternativo para o auxílio ao diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) através de um jogo computacional, intitulado Jogo do Supermercado, e técnicas de Aprendizagem de Máquina. Objetivo: indicar um conjunto de modelos preditivos eficientes que possam localizar padrões nos dados do jogo, que estejam relacionadas ao diagnóstico da TDAH. Método: Duas bases de treino foram submetidas a 48 algoritmos de aprendizagem de acordo com 4 estratégias de Meta-Aprendizagem. Estas bases foram submetidas de 2 subgrupos populacionais diferentes, e consistem de dados de indivíduos que jogaram o Jogo do Supermercado e foram avaliados de acordo com o TDAH. Uma das 4 estratégias de Meta-Aprendizagem - a Seleção Dinâmica de Vieses Especializada (SDVE) - foi elaborada no escopo deste trabalho. Duas métricas de desempenho foram adotadas para a avaliação dos modelos: Área Abaixo da Curva ROC (AUC) e Erro Absoluto Relativo (EAR). Os desempenhos mínimos considerados para comprovação da eficiência dos modelos foram 0,70 em AUC e 0,50 em EAR. Resultados: a estratégia SDVE foi a única que conseguiu identificar modelos eficientes. Foram obtidos 145 modelos eficientes para a base Bas, com desempenho entre 0,70 e 0,76 em AUC, e 92 modelos eficientes para base Mat, com desempenho entre 0,70 e 0,80 em AUC. Conclusão: Pode-se comprovar a existência de um conjunto de modelos preditivos eficientes que relacionam os dados do Jogo do Supermercado ao diagnóstico do TDAH, porém subpopulações diferentes possuem modelos diferentes. pt_BR
dc.subject.pt TDAH pt_BR
dc.subject.pt Jogo pt_BR
dc.subject.pt Diagnóstico pt_BR
dc.subject.pt Meta-Aprendizagem pt_BR


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