| dc.contributor.advisor | Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de | |
| dc.contributor.author | Santos, Fábio Eduardo Gabriel dos | |
| dc.date.accessioned | 2019-04-29T22:07:57Z | |
| dc.date.available | 2019-04-29T22:07:57Z | |
| dc.date.issued | 2011-09-30 | |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Fábio Eduardo Gabriel Dos. Avaliação cognitiva com um jogo computacional utilizando técnicas inteligentes. 2011. xvi, 124f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2011. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/12755 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2011/08. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Avaliação cognitiva com um jogo computacional utilizando técnicas inteligentes | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co | Revoredo, Kate Cerqueira | |
| dc.contributor.referee | Andrade, Leila Cristina Vasconcelos de | |
| dc.contributor.referee | Revoredo, Kate Cerqueira | |
| dc.contributor.referee | Oliveira, Carlo Emmanoel Tolla de | |
| dc.contributor.referee | Santoro, Flavia Maria | |
| dc.degree.department | CCET | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Neste trabalho, propõe-se um método alternativo para o auxílio ao diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) através de um jogo computacional, intitulado Jogo do Supermercado, e técnicas de Aprendizagem de Máquina. Objetivo: indicar um conjunto de modelos preditivos eficientes que possam localizar padrões nos dados do jogo, que estejam relacionadas ao diagnóstico da TDAH. Método: Duas bases de treino foram submetidas a 48 algoritmos de aprendizagem de acordo com 4 estratégias de Meta-Aprendizagem. Estas bases foram submetidas de 2 subgrupos populacionais diferentes, e consistem de dados de indivíduos que jogaram o Jogo do Supermercado e foram avaliados de acordo com o TDAH. Uma das 4 estratégias de Meta-Aprendizagem - a Seleção Dinâmica de Vieses Especializada (SDVE) - foi elaborada no escopo deste trabalho. Duas métricas de desempenho foram adotadas para a avaliação dos modelos: Área Abaixo da Curva ROC (AUC) e Erro Absoluto Relativo (EAR). Os desempenhos mínimos considerados para comprovação da eficiência dos modelos foram 0,70 em AUC e 0,50 em EAR. Resultados: a estratégia SDVE foi a única que conseguiu identificar modelos eficientes. Foram obtidos 145 modelos eficientes para a base Bas, com desempenho entre 0,70 e 0,76 em AUC, e 92 modelos eficientes para base Mat, com desempenho entre 0,70 e 0,80 em AUC. Conclusão: Pode-se comprovar a existência de um conjunto de modelos preditivos eficientes que relacionam os dados do Jogo do Supermercado ao diagnóstico do TDAH, porém subpopulações diferentes possuem modelos diferentes. | pt_BR |
| dc.subject.pt | TDAH | pt_BR |
| dc.subject.pt | Jogo | pt_BR |
| dc.subject.pt | Diagnóstico | pt_BR |
| dc.subject.pt | Meta-Aprendizagem | pt_BR |