| dc.contributor.advisor | Ciarlini, Angelo Ernani Maia | |
| dc.contributor.author | Araujo, Eric Teixeira | |
| dc.date.accessioned | 2019-04-29T22:21:20Z | |
| dc.date.available | 2019-04-29T22:21:20Z | |
| dc.date.issued | 2011-09-28 | |
| dc.identifier.citation | ARAUJO, Eric Teixeira. Verificação de restrições temporais com tempo contínuo em storytelling não-determinístico. 2011. 124f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2011. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/12756 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2011/09. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Verificação de restrições temporais com tempo contínuo em storytelling não-determinístico | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Ciarlini, Angelo Ernani Maia | |
| dc.contributor.referee | Siqueira, Sean Wolfgand Matsui | |
| dc.contributor.referee | Casanova, Marco Antonio | |
| dc.contributor.referee | Feijó, Bruno | |
| dc.degree.department | CCET | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | pt_BR |
| dc.subject.en | Interactive Storytelling | pt_BR |
| dc.subject.en | Constraint Logic Programming | pt_BR |
| dc.subject.en | Artificial Intelligence | pt_BR |
| dc.subject.en | Branching and Continuous Time | pt_BR |
| dc.subject.en | Nondeterminism | pt_BR |
| dc.subject.en | Temporal Modal Logic | pt_BR |
| dc.description.abstracten | Within an interactive storytelling context, stories are essentially nonlinear, i.e., they correspond to multiple alternative sequences of events and each event can usually have multiple different outcomes. In this context, branching-time logics tend to be a coherent option to handle the possible states of an interactive story. In addition, important properties of the stories, such as the emotions they generate, continuously vary over time. In this paper, we describe an implemented method to check whether (parts of) interactive stories satisfy continuous-time constraints. Constraints are specified by means of a temporal modal logic, assuming that the time is continuous and branched. Due to the continuous- time assumption, our method has to deal with an infinite number of states. In order to cope with that, we use constraint logic programming and model our continuous- time properties as piecewise-linear functions. The method was applied to a story context with variants of the Little Red Riding Hood fairy tale and the results so far have shown that its application at real-time, while a story is generated and told, is viable. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Em um contexto de Storytelling Interativo, as histórias são essencialmente não lineares, isto é, correspondem a múltiplas alternativas de seqüências de eventos e cada evento pode, usualmente, terminar de diversas maneiras diferentes. Nesse contexto, trabalhar com lógicas de tempo ramificado tende a ser uma opção interessante para lidar com os possíveis estados de uma história interativa. Além disso, propriedades importantes das histórias, como as emoções geradas por elas, variam continuamente ao longo do tempo. Nesta dissertação descrevemos um método implementado para checar se histórias interativas (ou partes delas) satisfazem restrições de tempo contínuo. Restrições são especificadas por meio de uma lógica temporal modal, que assume que o tempo é ramificado e contínuo. Devido à suposição de que o tempo é contínuo, o nosso método tem de lidar com um número infinito de estados. A fim de lidar com isso, usamos técnicas de Programação em Lógica com Restrições e modelamos nossas propriedades contínuas como funções linearizadas aos pedaços. O método foi aplicado a um contexto de história, com variações, do conto de fadas da Chapeuzinho Vermelho e os resultados dos testes mostraram que a sua aplicação em tempo real, enquanto a história é gerada e contada, é viável. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Storytelling Interativo | pt_BR |
| dc.subject.pt | Programação em Lógica com Restrições | pt_BR |
| dc.subject.pt | Inteligência Artificial | pt_BR |
| dc.subject.pt | Tempo Ramificado e Contínuo | pt_BR |
| dc.subject.pt | Não-determinismo | pt_BR |
| dc.subject.pt | Lógica Temporal | pt_BR |