dc.contributor.advisor |
Ferreira, Simone Bacellar Leal |
|
dc.contributor.author |
Capra, Eliane Pinheiro |
|
dc.date.accessioned |
2019-04-30T22:56:47Z |
|
dc.date.available |
2019-04-30T22:56:47Z |
|
dc.date.issued |
2011-09-26 |
|
dc.identifier.citation |
CAPRA, Eliane Pinheiro. Protocolos para avaliação da acessibilidade web com a participação de analfabetos funcionais. 2011. ix, 127f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2011., Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12763 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2011/12. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Protocolos para avaliação da acessibilidade web com a participação de analfabetos funcionais |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ferreira, Simone Bacellar Leal |
|
dc.contributor.referee |
Leite, Júlio Cesar Sampaio do Prado |
|
dc.contributor.referee |
Silveira, Denis Silva da |
|
dc.contributor.referee |
Pimentel, Mariano |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Web Accessibility |
pt_BR |
dc.subject.en |
Evaluation Methods |
pt_BR |
dc.subject.en |
Functional Illiteracy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Inclusion |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The interface, which is an important part of user interaction with the internet, must be accessible so as not to prevent users use the web. Among these users are the functionally illiterate, which are those that lack skills in the area of reading, writing, arithmetic and science. There are accessibility barriers that are only detected with the evaluation of users with different restrictions, based on adapteds evaluation methods of usability. This study aimed to investigate the behavior of functionally illiterate users, identifying important features that assessors should consider in making an evaluation of accessibility to the public. For this, we need the following studies: (a) research with experts in accessibility, in order to identify how they accomplish these assessments, (b) ethnographic study, to identify characteristics that contribute to the adaptation of the methods of usability evaluation to assess the accessibility with functionally illiterate, (c) case study, in order to apply the knowledge acquired in previous studies and identify other strategies needed for the evaluations, (d) defining and validating the protocols, aiming to verify the adequacy of the protocols identified. These studies resulted in a list of protocols to assist in accessibility assessments with the participation of functional illiterates. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
A interface, que é uma parte importante da interação do usuário com a internet, deve estar acessível de forma a não impedir que os usuários utilizem a web. Dentre esses usuários estão os analfabetos funcionais, que são aqueles aos quais faltam domínio nas habilidades de leitura, escrita, cálculos e ciências. Existem barreiras de acessibilidade que só são detectadas com a avaliação de usuários com diferentes limitações, baseando-se em métodos de avaliação da usabilidade adaptados. Esta pesquisa teve por objetivo pesquisar o comportamento dos usuários analfabetos funcionais, identificando características importantes que os avaliadores devem considerar na realização de uma avaliação de acessibilidade com esse público. Para isso, foram necessários os seguintes estudos: (a) investigação com especialistas em acessibilidade, a fim de identificar como eles realizam essas avaliações; (b) estudo etnográfico, de forma a identificar características que contribuíssem para a adaptação dos métodos de avaliação de usabilidade para avaliar a acessibilidade com analfabetos funcionais; (c) estudo de caso, com vistas à aplicação dos conhecimentos adquiridos nos estudos anteriores e identificação de outras estratégias necessárias para as avaliações; (d) definição e validação dos protocolos, com o objetivo de verificar a adequação dos protocolos identificados. Esses estudos resultaram em uma lista de protocolos para auxiliar nas avaliações de acessibilidade com a participação de analfabetos funcionais. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Acessibilidade Web |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Métodos de Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Analfabetismo Funcional |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Inclusão Social |
pt_BR |