DSpace Repository

Tabschat : organizando os assuntos para um debate educacional

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pimentel, Mariano
dc.contributor.author Azevedo, Viviane Leite Lucas de
dc.date.accessioned 2019-04-30T23:43:31Z
dc.date.available 2019-04-30T23:43:31Z
dc.date.issued 2011-09-27
dc.identifier.citation ZEVEDO, Viviane Leite Lucas de. Tabschat: organizando os assuntos para um debate educacional. 2011. x, 115f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12767
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2011/16. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Tabschat : organizando os assuntos para um debate educacional pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Pimentel, Mariano
dc.contributor.referee Villardi, Raquel Marques
dc.contributor.referee Sean Wolfgand Matsui, Siqueira
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Chat pt_BR
dc.subject.en Collaborative Topical Organization pt_BR
dc.subject.en Groupware pt_BR
dc.subject.en Educational Debate pt_BR
dc.description.abstracten In this dissertation investigates the use of a chat TabsChat for an educational debate. We conducted an exploratory case study using a generic chat for a discussion with a graduating class. In this study, identified the problem as to blur the topical organization of the conversation. Based on the findings and the study of literature, we proposed the system which aims to organize conversation in tabs thread, the TabsChat. Each tab contains messages related to a single subject. To test the use of computational solution, we performed a case study explanatory. Based on data collected in the study we can infer that the TabsChat organized the debate and chat was clearer. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Nessa dissertação é investigado o uso do sistema de bate-papo TabsChat para um debate educacional. Foi realizado um estudo de caso exploratório com o uso de um bate-papo genérico para um debate com uma turma de graduação. Nesse estudo foi identificado o problema da desfocagem quanto à organização tópica da conversação. Partindo dos dados encontrados e do estudo da literatura, foi proposto o sistema TabsChat que visa organizar a conversação do bate-papo em abas de discussão. Cada aba contém as mensagens relacionadas a um único assunto. Para testar o uso da solução computacional, foi realizado um estudo de caso explanatório. Baseado nos dados coletados no estudo é possível inferir que o TabsChat organizou o debate e o bate-papo foi mais claro. pt_BR
dc.subject.pt Bate-papo pt_BR
dc.subject.pt Organização tópica pt_BR
dc.subject.pt Sistemas Colaborativos pt_BR
dc.subject.pt Debate educacional pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|