dc.contributor.advisor |
Pimentel, Mariano |
|
dc.contributor.author |
Azevedo, Viviane Leite Lucas de |
|
dc.date.accessioned |
2019-04-30T23:43:31Z |
|
dc.date.available |
2019-04-30T23:43:31Z |
|
dc.date.issued |
2011-09-27 |
|
dc.identifier.citation |
ZEVEDO, Viviane Leite Lucas de. Tabschat: organizando os assuntos para um debate educacional. 2011. x, 115f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12767 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2011/16. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Tabschat : organizando os assuntos para um debate educacional |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pimentel, Mariano |
|
dc.contributor.referee |
Villardi, Raquel Marques |
|
dc.contributor.referee |
Sean Wolfgand Matsui, Siqueira |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Chat |
pt_BR |
dc.subject.en |
Collaborative Topical Organization |
pt_BR |
dc.subject.en |
Groupware |
pt_BR |
dc.subject.en |
Educational Debate |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In this dissertation investigates the use of a chat TabsChat for an educational debate. We
conducted an exploratory case study using a generic chat for a discussion with a
graduating class. In this study, identified the problem as to blur the topical organization
of the conversation. Based on the findings and the study of literature, we proposed the
system which aims to organize conversation in tabs thread, the TabsChat. Each tab
contains messages related to a single subject. To test the use of computational solution,
we performed a case study explanatory. Based on data collected in the study we can
infer that the TabsChat organized the debate and chat was clearer. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Nessa dissertação é investigado o uso do sistema de bate-papo TabsChat para um debate
educacional. Foi realizado um estudo de caso exploratório com o uso de um bate-papo
genérico para um debate com uma turma de graduação. Nesse estudo foi identificado o
problema da desfocagem quanto à organização tópica da conversação. Partindo dos
dados encontrados e do estudo da literatura, foi proposto o sistema TabsChat que visa
organizar a conversação do bate-papo em abas de discussão. Cada aba contém as
mensagens relacionadas a um único assunto. Para testar o uso da solução
computacional, foi realizado um estudo de caso explanatório. Baseado nos dados
coletados no estudo é possível inferir que o TabsChat organizou o debate e o bate-papo
foi mais claro. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Bate-papo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Organização tópica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sistemas Colaborativos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Debate educacional |
pt_BR |