DSpace Repository

Acompanhamento automático de bate-papos síncronos focando a participação efetiva dos estudantes

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pimentel, Mariano
dc.contributor.author Rodriguez, Ricardo Domingos
dc.date.accessioned 2019-05-17T19:42:26Z
dc.date.available 2019-05-17T19:42:26Z
dc.date.issued 2018-09-17
dc.identifier.citation RODRIGUEZ, Ricardo Domingos. Acompanhamento automático de bate-papos síncronos focando a participação efetiva dos estudantes. 2018, 91f. Dissertação ( Mestrado em Informática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12774
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Acompanhamento automático de bate-papos síncronos focando a participação efetiva dos estudantes pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Pimentel, Mariano
dc.contributor.referee Fornazin, Marcelo
dc.contributor.referee Oliveira, Rosemary dos Santos de
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Design Science Resource pt_BR
dc.subject.en Online Chat pt_BR
dc.subject.en Online Mediator pt_BR
dc.subject.en Social Network Tagarelas pt_BR
dc.subject.en Virtual Learning Environment (VLE) pt_BR
dc.description.abstracten In the context of Virtual Learning Environments, which grow each year, and specifically in Online Education, chat occupies the third place in the students' preference. In this form of interactive communication, subjects (teacher and students) become co-authors of knowledge. Different from what occurs in the traditional classroom, participation occurs in a complex way through the dialogic and multiplicity of messages. In order to assist the work of the teacher, an Assisted Mediation software artifact can be an instrument of either help or power. Our research proposal is to develop a technological artifact in order to follow the chat session and help the teacher identify the students who do not actively participate in the chat session and, through positive weigh-ins, invite them to participate and/or inform the teacher what is happening, suggesting measures and actions to encourage them to interact with the group. We aim at evaluating the empowerment or not of the teacher and how he will be understood by the chat group. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt No contexto da Educação a Distância, que cresce a cada ano, e especificamente na Educação Online, o bate-papo ocupa o terceiro lugar na preferência dos alunos. Nessa forma de comunicação interativa, os sujeitos (professores e alunos) tornam-se coautores do conhecimento. Diferente do que ocorre na sala de aula tradicional, a participação se dá de forma complexa através da dialógica e da multiplicidade de mensagens. A fim de auxiliar o trabalho do professor, uma Mediação Assistida pode ser um instrumento de auxílio ou poder. No contexto dessa pesquisa desenvolvemos um artefato tecnológico com o intuito de acompanhar a sessão de bate-papo com intuito de auxiliar o professor a identificar os alunos que não participam da sessão. Além disso, através de mensagens positivas, o artefato pode convidá-los à participação e/ou informar ao professor o que está acontecendo, sugerindo medidas e ações para incentivá-los à interação. Dessa forma, esperamos avaliar o empoderamento ou não do professor e como ele será entendido pelo grupo de bate-papo. pt_BR
dc.subject.pt Design Science Resource ( DSR ) pt_BR
dc.subject.pt Bate-papo pt_BR
dc.subject.pt On-line pt_BR
dc.subject.pt Monitoramento automático pt_BR
dc.subject.pt Rede Social Tagarelas pt_BR
dc.subject.pt Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|