dc.contributor.advisor |
Pimentel, Mariano |
|
dc.contributor.author |
Nunes, Ricardo Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-29T16:28:12Z |
|
dc.date.available |
2019-05-29T16:28:12Z |
|
dc.date.issued |
2009-09-30 |
|
dc.identifier.citation |
NUNES, Ricardo Rodrigues. Pergunta-sem-resposta: Sistema interviu para a pesquisa e o desenvolvimento de bate-papo para entrevista. 2009, 72f. Dissertação ( Mestrado em Informática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12788 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MI 2009/14 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Pergunta-sem-resposta: Sistema interviu para a pesquisa e o desenvolvimento de bate-papo para entrevista |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pimentel, Mariano |
|
dc.contributor.referee |
Ferreira, Simone Bacelar Leal |
|
dc.contributor.referee |
Fuks, Hugo |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interview systems |
pt_BR |
dc.subject.en |
InterVIU system |
pt_BR |
dc.subject.en |
Chat based systems |
pt_BR |
dc.subject.en |
Groupware |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interview |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In the research presented in this dissertation, the use of computational systems for the interviews is investigated. It is presented a revision of literature on the technique interview and a comparative analysis of some systems for interview. Exploratory Case Studies had been carried through to identify the problems that occur when the technique interview is carried through by chat. Amongst the identified problems, question-without-reply it was the chosen problem to be investigated in this research. It was proposed solution “list of questions”: to isolate messages by interviewing other messages chat, becoming explicit to the respondent which messages still need to be answered. The InterVIU system was developed for interviews, and the solution was implemented through the mechanism “area of questions”. A study was carried through pilot to identify the functionality problems, of usability and bugs in the system. To evaluate the proposed solution, a study of confirmatory case was performed. In the session where the InterVIU was used, the respondent could answer all the questions, an indication of that the solution is adjusted. From the register’s analysis of the interview session, the answers to a questionnaire and the participant’s comments, it could be concluded that the list of questions is useful for monitoring the interview. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Na pesquisa apresentada nessa dissertação, é investigado o uso de sistemas computacionais para a realização de entrevistas. É apresentada uma revisão da literatura sobre a técnica entrevista e uma análise comparativa de alguns sistemas para entrevista. Foram realizados estudos de caso exploratórios para identificar os problemas que ocorrem quando a técnica entrevista é realizada por bate-papo. Dentre os problemas identificados, pergunta-sem-resposta foi o problema escolhido para ser investigado nessa pesquisa. Foi proposta a solução “lista de perguntas”: isolar as mensagens de entrevista das demais mensagens de bate-papo, tornando explícito para o entrevistado quais mensagens ainda precisam ser respondidas. Foi desenvolvido o sistema InterVIU para entrevistas, e a solução foi implementada através do mecanismo “área de perguntas”. Foi realizado um estudo piloto para identificar os problemas de funcionalidade, de usabilidade e bugs no sistema. Para avaliar a solução proposta, foi realizado um estudo de caso confirmatório. Na sessão em que o InterVIU foi usado, o entrevistado conseguiu responder todas as perguntas, um indício de que a solução é adequada. A partir da análise do registro da sessão de entrevista, das respostas a um questionário e dos depoimentos dos participantes, pôde-se concluir que a lista de perguntas é útil para o acompanhamento da entrevista. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sistemas para entrevistas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sistema InterVIU |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sistemas baseados no bate-papo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sistemas para colaboração |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Entrevista |
pt_BR |