dc.contributor.advisor |
Araujo, Renata Mendes de |
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dc.contributor.author |
Ferreira, Juliana Soares Jansen |
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dc.date.accessioned |
2019-06-11T22:20:45Z |
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dc.date.available |
2019-06-11T22:20:45Z |
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dc.date.issued |
2010-04-30 |
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dc.identifier.citation |
FERREIRA, Juliana Soares Jansen. Identificação de rupturas de comunicação na especificação de sistemas de informação a partir de modelos de negócio. 2009, 189f. Dissertação ( Mestrado em Informática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12816 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MI 2010/02 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Identificação de rupturas de comunicação na especificação de sistemas de informação a partir de modelos de negócio |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Identification of communication ruptures in the specification of information systems from business models |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Amorim, Fernanda Araujo Baião |
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dc.contributor.referee |
Araujo, Renata Mendes de |
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dc.contributor.referee |
Amorim, Fernanda Araujo Baião |
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dc.contributor.referee |
Azevedo, Leonardo Guerreiro |
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dc.contributor.referee |
Souza, Clarisse Sieckenius de |
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dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Business-IT alignment |
pt_BR |
dc.subject.en |
Communication |
pt_BR |
dc.subject.en |
Business model |
pt_BR |
dc.subject.en |
Specification of information systems |
pt_BR |
dc.subject.en |
Semiotics |
pt_BR |
dc.subject.en |
Communicability evaluation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Business models have been used to represent organizational contexts, expliciting
relevant viewpoints of the business in order to speed up their change and evolution. The
business models are considered a reference for various strategic actions, including
communication between business and IT (Information Technology), trying to
improve the alignment between the areas.
In a context where IT becomes a critical factor for business success, problems in
communication between business and IT areas can impact the alignment. The ability of
a business model in communicating the business context (communicability) influences
on the IT area understanding of business needs and demands to be identified, for
example, for the specification of ISs (Information Systems) that effectively support
the business.
This work proposes the concept of communicability of business models based on
semiotic theory, as an enabler aspect of the alignment between IT and business areas,
with the specification of ISs as the primary objective of this alignment. A set of labels
of communicability, which categorize communication ruptures in the specification of
ISs from business models, was proposed. The labels of communicability were evaluated
on case studies using real business models, showing that these labels form a basis for
developing methods of communicability evaluation of business models for the
specification of ISs. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Modelos de negócio têm sido utilizados para representar contextos
organizacionais, explicitando informações sobre o negócio de forma a agilizar suas
mudanças e evoluções. Os modelos de negócio são considerados instrumentos de
referência para diversas ações estratégias, incluindo a comunicação entre o negócio e a
TI (Tecnologia de Informação), buscando manter o alinhamento entre as áreas.
Em um contexto onde a TI se torna fator crítico para o sucesso do negócio,
problemas na comunicação entre as áreas de negócio e TI podem causar impactos no
alinhamento. A capacidade de um modelo de negócio em comunicar o contexto do
negócio (comunicabilidade) influencia o entendimento pela TI das necessidades e
demandas a serem identificadas, por exemplo, para a especificação SIs (Sistemas de
Informação) que apóiem de forma efetiva o negócio.
Este trabalho propõe o conceito de comunicabilidade de modelos de negócio,
baseado na teoria semiótica, como aspecto viabilizador do alinhamento entre as áreas de
negócio e TI, tendo a especificação de SIs como objetivo principal de alinhamento. Um
conjunto de etiquetas de comunicabilidade, que categorizam rupturas de comunicação
na especificação de SI a partir de modelos de negócio, foi proposto. As etiquetas de
comunicabilidade que integram este conjunto foram avaliadas em estudos de casos
utilizando modelos de negócio reais, mostrando que estas etiquetas compõem uma base
para o desenvolvimento de métodos de avaliação de comunicabilidade de modelos de
negócio para a especificação de SIs. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Alinhamento da TI ao Negócio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Comunicabilidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Modelo de Negócio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Especificação de sistemas de informação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Semiótica |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Avaliação de comunicabilidade |
pt_BR |