dc.contributor.advisor |
Pimentel, Mariano |
|
dc.contributor.author |
Marques, Aline de Miranda |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-11T23:20:24Z |
|
dc.date.available |
2019-06-11T23:20:24Z |
|
dc.date.issued |
2010-04-28 |
|
dc.identifier.citation |
MARQUES, Aline de Miranda. Estruturação do discurso em blog : uma investigação em dinâmicas de aprendizagem colaborativa baseada em projeto. 2010, 120f. Dissertação ( Mestrado em Informática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12818 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível no formato impresso com o número de chamada MI 2010/05 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Estruturação do discurso em blog : uma investigação em dinâmicas de aprendizagem colaborativa baseada em projeto |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
|
dc.contributor.referee |
Pimentel, Mariano |
|
dc.contributor.referee |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
|
dc.contributor.referee |
Santoro, Flávia Maria |
|
dc.contributor.referee |
Fuks, Hugo |
|
dc.contributor.referee |
Barros, Ligia Alves |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Blog |
pt_BR |
dc.subject.en |
Discourse Structuring |
pt_BR |
dc.subject.en |
Quote |
pt_BR |
dc.subject.en |
Reply |
pt_BR |
dc.subject.en |
Project-based Collaborative Learning |
pt_BR |
dc.subject.en |
Information and Communication Technologies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Information Systems |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
In this research, the use of the blog is investigated as a support method for Project-based Collaborative Learning. From two exploratory case studies, some problems related to use of blogs were identified. Among these problems, "Difficulty of Monitoring Comments" was selected to be investigated in depth in this research. To solve the problem, the use of the citation functionality was proposed to enable the students to establish formal relationships among the comments without blurring the discussion on the post. To evaluate the proposed solution, an explanatory case study was performed. The citation functionality was hardly used by bloggers because of usability problems and the lack of culture usage, being inadequate to solve the difficulty of monitoring comments. It was not possible to infer in this research whether it's better to make available both features: the quote and the reply, only one or none (only the comment for a post). It was concluded that the blog allows the collaboration when it's used within a class as a support to the method of Project-based Collaborative Learning. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Na presente pesquisa, é investigado o uso do blog como apoio ao método de Aprendizagem Colaborativa baseada em Projeto. A partir de dois estudos de caso exploratórios, foram identificados alguns problemas relacionados ao uso do blog. Dentre os problemas identificados, “Dificuldade de Acompanhamento dos Comentários” foi selecionado para ser investigado em profundidade nessa pesquisa. Para resolver o problema, foi proposto o uso da funcionalidade de Citação para possibilitar aos alunos estabelecer relações formais entre os comentários sem desfocar a discussão na postagem. Para avaliar a solução proposta, foi realizado um estudo de caso explanatório. No estudo, a funcionalidade de Citação (Quote) praticamente não foi usada pelos blogueiros em função de problemas de usabilidade e por pouca cultura de uso, mostrando-se inadequada para resolver a Dificuldade de Acompanhamento dos Comentários. Não foi possível, nessa pesquisa, inferir se é melhor disponibilizar ambas as funcionalidades de citação e de resposta (Reply), ou apenas uma delas ou nenhuma (apenas o comentário para postagem). Foi possível concluir que o blog possibilita a colaboração quando usado no contexto de uma turma como suporte ao método de Aprendizagem Colaborativa baseada em Projeto. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Blog |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estruturação do discurso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Citação (Quote) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Resposta (Reply) |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aprendizagem Colaborativa baseada em Projeto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tecnologias da Informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sistemas de Informação |
pt_BR |