DSpace Repository

Estruturação do discurso em blog : uma investigação em dinâmicas de aprendizagem colaborativa baseada em projeto

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pimentel, Mariano
dc.contributor.author Marques, Aline de Miranda
dc.date.accessioned 2019-06-11T23:20:24Z
dc.date.available 2019-06-11T23:20:24Z
dc.date.issued 2010-04-28
dc.identifier.citation MARQUES, Aline de Miranda. Estruturação do discurso em blog : uma investigação em dinâmicas de aprendizagem colaborativa baseada em projeto. 2010, 120f. Dissertação ( Mestrado em Informática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12818
dc.description Dissertação também disponível no formato impresso com o número de chamada MI 2010/05 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Estruturação do discurso em blog : uma investigação em dinâmicas de aprendizagem colaborativa baseada em projeto pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.advisor-co Siqueira, Sean Wolfgand Matsui
dc.contributor.referee Pimentel, Mariano
dc.contributor.referee Siqueira, Sean Wolfgand Matsui
dc.contributor.referee Santoro, Flávia Maria
dc.contributor.referee Fuks, Hugo
dc.contributor.referee Barros, Ligia Alves
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Blog pt_BR
dc.subject.en Discourse Structuring pt_BR
dc.subject.en Quote pt_BR
dc.subject.en Reply pt_BR
dc.subject.en Project-based Collaborative Learning pt_BR
dc.subject.en Information and Communication Technologies pt_BR
dc.subject.en Information Systems pt_BR
dc.description.abstracten In this research, the use of the blog is investigated as a support method for Project-based Collaborative Learning. From two exploratory case studies, some problems related to use of blogs were identified. Among these problems, "Difficulty of Monitoring Comments" was selected to be investigated in depth in this research. To solve the problem, the use of the citation functionality was proposed to enable the students to establish formal relationships among the comments without blurring the discussion on the post. To evaluate the proposed solution, an explanatory case study was performed. The citation functionality was hardly used by bloggers because of usability problems and the lack of culture usage, being inadequate to solve the difficulty of monitoring comments. It was not possible to infer in this research whether it's better to make available both features: the quote and the reply, only one or none (only the comment for a post). It was concluded that the blog allows the collaboration when it's used within a class as a support to the method of Project-based Collaborative Learning. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Na presente pesquisa, é investigado o uso do blog como apoio ao método de Aprendizagem Colaborativa baseada em Projeto. A partir de dois estudos de caso exploratórios, foram identificados alguns problemas relacionados ao uso do blog. Dentre os problemas identificados, “Dificuldade de Acompanhamento dos Comentários” foi selecionado para ser investigado em profundidade nessa pesquisa. Para resolver o problema, foi proposto o uso da funcionalidade de Citação para possibilitar aos alunos estabelecer relações formais entre os comentários sem desfocar a discussão na postagem. Para avaliar a solução proposta, foi realizado um estudo de caso explanatório. No estudo, a funcionalidade de Citação (Quote) praticamente não foi usada pelos blogueiros em função de problemas de usabilidade e por pouca cultura de uso, mostrando-se inadequada para resolver a Dificuldade de Acompanhamento dos Comentários. Não foi possível, nessa pesquisa, inferir se é melhor disponibilizar ambas as funcionalidades de citação e de resposta (Reply), ou apenas uma delas ou nenhuma (apenas o comentário para postagem). Foi possível concluir que o blog possibilita a colaboração quando usado no contexto de uma turma como suporte ao método de Aprendizagem Colaborativa baseada em Projeto. pt_BR
dc.subject.pt Blog pt_BR
dc.subject.pt Estruturação do discurso pt_BR
dc.subject.pt Citação (Quote) pt_BR
dc.subject.pt Resposta (Reply) pt_BR
dc.subject.pt Aprendizagem Colaborativa baseada em Projeto pt_BR
dc.subject.pt Tecnologias da Informação e comunicação pt_BR
dc.subject.pt Sistemas de Informação pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|