dc.contributor.advisor |
Santoro, Flávia Maria |
|
dc.contributor.author |
Pinto, Licia de Cassia Nascimento |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-12T20:52:49Z |
|
dc.date.available |
2019-06-12T20:52:49Z |
|
dc.date.issued |
2009-09-23 |
|
dc.identifier.citation |
PINTO, Licia de Cassia Nascimento. Um modelo para apoiar a estruturação do conhecimento nas interações em comunidades virtuais de software livre. 2009, 164f. Dissertação ( Mestrado em Informática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12819 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MI 2009/19. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Um modelo para apoiar a estruturação do conhecimento nas interações em comunidades virtuais de software livre |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A model to support the structure of knowledge in interactions of free software virtual communities |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Santoro, Flávia Maria |
|
dc.contributor.referee |
Tanaka, Astério Kioshi |
|
dc.contributor.referee |
Motta, Claudia Lage Rebello da |
|
dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Knowledge |
pt_BR |
dc.subject.en |
Knowledge Management |
pt_BR |
dc.subject.en |
Free Software Virtual Communities |
pt_BR |
dc.subject.en |
Free Software |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interaction |
pt_BR |
dc.subject.en |
Argumentation Model |
pt_BR |
dc.subject.en |
Forum |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Knowledge is now one of the largest values for the members of the Free Software
Virtual Communities, which to solve individual problems of software development by
creating solutions and generating new knowledge while allowing its reuse. The Free
Software Virtual Communities are particularly collaborative, differing from the ordinary
Communities of Practice, since beside their interest in the same issues, their members
actually build software products or services using the interactions in order to
communicate and overcome geographical distances, and then spreading them to the
whole society benefit, ensuring the freedom of software. For this knowledge not to
become lost over time, we propose an argumentation model in order to structure
knowledge, highlighting the knowledge management activities cycle: capture,
representation, storage, retrieval and reuse knowledge within the interactions. To
evaluate this model a structured discussion forum was developed, organizing the
artifacts available and supporting the participants later in the knowledge search. Case
studies performed concluded that structured interaction supports the discussion and
facilitates access to knowledge generated. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O conhecimento é atualmente o maior bem compartilhado entre integrantes de
Comunidades Virtuais de Software Livre, onde para resolver problemas individuais de
desenvolvimento de software, os participantes criam soluções, geram novos
conhecimentos e permitem seu reuso. As Comunidades Virtuais de Software Livre são
comunidades que particularmente atuam de forma colaborativa, diferenciando-se das
Comunidades de Prática comuns, porque além do interesse pelo mesmo tema,
constroem colaborativamente um produto ou serviço de software, utilizando-se das
interações realizadas para se comunicarem e ultrapassarem as distâncias geográficas e
depois divulgando para toda a sociedade usufruir, zelando assim, pela liberdade do
software. Para que esse conhecimento não se perca com o tempo, é proposto um modelo
de argumentação que pretende viabilizar a estruturação do conhecimento ressaltando as
atividades do ciclo da Gestão do Conhecimento: captura, representação,
armazenamento, recuperação e reutilização do conhecimento nas interações de forma
organizada. Para a avaliação deste modelo foi desenvolvido um fórum estruturado,
organizando os artefatos disponibilizados e apoiando os participantes na busca de
conhecimento. Concluiu-se com a realização de Estudos de Caso que a interação
estruturada apoia a discussão e facilita o acesso ao conhecimento gerado. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gestão do Conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Comunidades Virtuais de Software Livre |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Software Livre |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Interação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Modelo de Argumentação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fórum |
pt_BR |