DSpace Repository

Um modelo para apoiar a estruturação do conhecimento nas interações em comunidades virtuais de software livre

Show simple item record

dc.contributor.advisor Santoro, Flávia Maria
dc.contributor.author Pinto, Licia de Cassia Nascimento
dc.date.accessioned 2019-06-12T20:52:49Z
dc.date.available 2019-06-12T20:52:49Z
dc.date.issued 2009-09-23
dc.identifier.citation PINTO, Licia de Cassia Nascimento. Um modelo para apoiar a estruturação do conhecimento nas interações em comunidades virtuais de software livre. 2009, 164f. Dissertação ( Mestrado em Informática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12819
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MI 2009/19. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Um modelo para apoiar a estruturação do conhecimento nas interações em comunidades virtuais de software livre pt_BR
dc.title.alternative A model to support the structure of knowledge in interactions of free software virtual communities pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Santoro, Flávia Maria
dc.contributor.referee Tanaka, Astério Kioshi
dc.contributor.referee Motta, Claudia Lage Rebello da
dc.degree.department CCET pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Informática pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Knowledge pt_BR
dc.subject.en Knowledge Management pt_BR
dc.subject.en Free Software Virtual Communities pt_BR
dc.subject.en Free Software pt_BR
dc.subject.en Interaction pt_BR
dc.subject.en Argumentation Model pt_BR
dc.subject.en Forum pt_BR
dc.description.abstracten Knowledge is now one of the largest values for the members of the Free Software Virtual Communities, which to solve individual problems of software development by creating solutions and generating new knowledge while allowing its reuse. The Free Software Virtual Communities are particularly collaborative, differing from the ordinary Communities of Practice, since beside their interest in the same issues, their members actually build software products or services using the interactions in order to communicate and overcome geographical distances, and then spreading them to the whole society benefit, ensuring the freedom of software. For this knowledge not to become lost over time, we propose an argumentation model in order to structure knowledge, highlighting the knowledge management activities cycle: capture, representation, storage, retrieval and reuse knowledge within the interactions. To evaluate this model a structured discussion forum was developed, organizing the artifacts available and supporting the participants later in the knowledge search. Case studies performed concluded that structured interaction supports the discussion and facilitates access to knowledge generated. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O conhecimento é atualmente o maior bem compartilhado entre integrantes de Comunidades Virtuais de Software Livre, onde para resolver problemas individuais de desenvolvimento de software, os participantes criam soluções, geram novos conhecimentos e permitem seu reuso. As Comunidades Virtuais de Software Livre são comunidades que particularmente atuam de forma colaborativa, diferenciando-se das Comunidades de Prática comuns, porque além do interesse pelo mesmo tema, constroem colaborativamente um produto ou serviço de software, utilizando-se das interações realizadas para se comunicarem e ultrapassarem as distâncias geográficas e depois divulgando para toda a sociedade usufruir, zelando assim, pela liberdade do software. Para que esse conhecimento não se perca com o tempo, é proposto um modelo de argumentação que pretende viabilizar a estruturação do conhecimento ressaltando as atividades do ciclo da Gestão do Conhecimento: captura, representação, armazenamento, recuperação e reutilização do conhecimento nas interações de forma organizada. Para a avaliação deste modelo foi desenvolvido um fórum estruturado, organizando os artefatos disponibilizados e apoiando os participantes na busca de conhecimento. Concluiu-se com a realização de Estudos de Caso que a interação estruturada apoia a discussão e facilita o acesso ao conhecimento gerado. pt_BR
dc.subject.pt Conhecimento pt_BR
dc.subject.pt Gestão do Conhecimento pt_BR
dc.subject.pt Comunidades Virtuais de Software Livre pt_BR
dc.subject.pt Software Livre pt_BR
dc.subject.pt Interação pt_BR
dc.subject.pt Modelo de Argumentação pt_BR
dc.subject.pt Fórum pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|