DSpace Repository

Histórias (musicais) de vida: as experiências de jovens participantes de um projeto de extensão universitária em diálogo com Guattari e Vigotski

Show simple item record

dc.contributor.advisor Duarte, Monica de Almeida
dc.contributor.author Rangel, Ilana Assbú Linhares
dc.date.accessioned 2019-06-13T19:34:59Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2019-06-13T19:34:59Z
dc.date.issued 2018-12
dc.identifier.citation RANGEL, Ilana Assbú Linhares; DUARTE, Monica de Almeida. Histórias (musicais) de vida: As experiências de jovens participantes de um projeto de extensão universitária em diálogo com Guattari e Vigotski. 2018. 226 fl. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2007. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12833
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Histórias (musicais) de vida: as experiências de jovens participantes de um projeto de extensão universitária em diálogo com Guattari e Vigotski pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Duarte, Monica de Almeida
dc.contributor.referee Requião, Luciana Pires de Sá
dc.contributor.referee Costa, Mauro José Sá Rego
dc.contributor.referee Vetromilla, Clayon Daunis
dc.contributor.referee Lima, Ricardo Gomes
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES pt_BR
dc.subject.cnpq MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Musical Education pt_BR
dc.subject.en Life History pt_BR
dc.subject.en Processes of Singularity pt_BR
dc.subject.en Historical-cultural Theory pt_BR
dc.description.abstracten The present study investigated the extent to which the experiences of a university extension project caused an impact on the personal and professional formation of its young participants. The extension project is developed at Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ), the school of Basic Education of the Rio de Janeiro State University. It also investigated how the analysis of these impacts could contribute to the reflection about the pedagogical practice in the school environment. Of a qualitative nature, the study was based on the biographical method, and specially on the life history as a data collection technique and listened to the (musical) histories of six subjects who participated as research collaborators. Such a listening took place assuming a cartographic attitude and followed the technical procedure of the narratives, as well as the analysis of common points between them supported by the thoughts of Félix Guattari and Levi Semionovich Vigotski. Guattari guided the study mainly through the concepts of the production of subjectivity and processes of singularity, while Vigotski oriented through his historical-cultural theory, the zones of development and his thoughts on creativity. As a result echoed by the voices of the subjects participating in this study are the affirmation of the importance of these thoughts for the school in order to emerge new and necessary pedagogical practices that contribute to the composition of the trajectory of subjects strengthened by the collective construction and exchange of knowledge, multiple and heterogeneous, and by the processes of singularity, in view of the possibility of the emergence of another society more just, solidary and egalitarian. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O estudo aqui apresentado investigou em que medida as experiências vividas em um projeto de extensão universitária provocaram impactos na formação pessoal e profissional dos seus jovens participantes. O projeto de extensão é desenvolvido no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ), a escola de Educação Básica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Investigou também de que maneira a análise desses impactos poderia colaborar para a reflexão acerca da prática pedagógica no ambiente escolar. De natureza qualitativa, o estudo se valeu do método biográfico, e em especial da história de vida como técnica de coleta de dados e escutou as histórias (musicais) de vida de seis sujeitos, que fizeram parte como colaboradores da pesquisa. Tal escuta se deu assumindo uma atitude cartográfica e acompanhou a processualidade das narrativas, bem como a análise dos pontos comuns entre elas apoiada pelos pensamentos de Félix Guattari e Lev Semionovich Vigotski. Guattari orientou o estudo através, principalmente, dos conceitos de produção de subjetividade e processos de singularização, enquanto Vigotski orientou através da sua teoria histórico-cultural, das zonas de desenvolvimento e dos seus pensamentos sobre criatividade. Como resultado, ecoado pelas vozes dos sujeitos participantes deste estudo, estão a afirmação e a importâncias desses pensamentos para a escola, de modo a fazer emergir novas e necessárias práticas pedagógicas que contribuam para a composição da trajetória de sujeitos fortalecidos pela construção e troca coletiva de saberes, múltiplos e heterogêneos, e pelos processos de singularização, tendo em vista a possibilidade do surgimento de outra sociedade mais justa, solidária e igualitária. pt_BR
dc.subject.pt Educação Musical pt_BR
dc.subject.pt Histórias de Vida pt_BR
dc.subject.pt Processos de Singularização pt_BR
dc.subject.pt Teoria Histórico-cultural pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|