dc.contributor.advisor |
Duarte, Monica de Almeida |
|
dc.contributor.author |
Rangel, Ilana Assbú Linhares |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-13T19:34:59Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2019-06-13T19:34:59Z |
|
dc.date.issued |
2018-12 |
|
dc.identifier.citation |
RANGEL, Ilana Assbú Linhares; DUARTE, Monica de Almeida. Histórias (musicais) de vida: As experiências de jovens participantes de um projeto de extensão universitária em diálogo com Guattari e Vigotski. 2018. 226 fl. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2007. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12833 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Histórias (musicais) de vida: as experiências de jovens participantes de um projeto de extensão universitária em diálogo com Guattari e Vigotski |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Duarte, Monica de Almeida |
|
dc.contributor.referee |
Requião, Luciana Pires de Sá |
|
dc.contributor.referee |
Costa, Mauro José Sá Rego |
|
dc.contributor.referee |
Vetromilla, Clayon Daunis |
|
dc.contributor.referee |
Lima, Ricardo Gomes |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Life History |
pt_BR |
dc.subject.en |
Processes of Singularity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Historical-cultural Theory |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present study investigated the extent to which the experiences of a university extension project caused an impact on the personal and professional formation of its young participants. The extension project is developed at Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ), the school of Basic Education of the Rio de Janeiro State University. It also investigated how the analysis of these impacts could contribute to the reflection about the pedagogical practice in the school environment. Of a qualitative nature, the study was based on the biographical method, and specially on the life history as a data collection technique and listened to the (musical) histories of six subjects who participated as research collaborators. Such a listening took place assuming a cartographic attitude and followed the technical procedure of the narratives, as well as the analysis of common points between them supported by the thoughts of Félix Guattari and Levi Semionovich Vigotski. Guattari guided the study mainly through the concepts of the production of subjectivity and processes of singularity, while Vigotski oriented through his historical-cultural theory, the zones of development and his thoughts on creativity. As a result echoed by the voices of the subjects participating in this study are the affirmation of the importance of these thoughts for the school in order to emerge new and necessary pedagogical practices that contribute to the composition of the trajectory of subjects strengthened by the collective construction and exchange of knowledge, multiple and heterogeneous, and by the processes of singularity, in view of the possibility of the emergence of another society more just, solidary and egalitarian. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O estudo aqui apresentado investigou em que medida as experiências vividas em um projeto de extensão universitária provocaram impactos na formação pessoal e profissional dos seus jovens participantes. O projeto de extensão é desenvolvido no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ), a escola de Educação Básica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Investigou também de que maneira a análise desses impactos poderia colaborar para a reflexão acerca da prática pedagógica no ambiente escolar. De natureza qualitativa, o estudo se valeu do método biográfico, e em especial da história de vida como técnica de coleta de dados e escutou as histórias (musicais) de vida de seis sujeitos, que fizeram parte como colaboradores da pesquisa. Tal escuta se deu assumindo uma atitude cartográfica e acompanhou a processualidade das narrativas, bem como a análise dos pontos comuns entre elas apoiada pelos pensamentos de Félix Guattari e Lev Semionovich Vigotski. Guattari orientou o estudo através, principalmente, dos conceitos de produção de subjetividade e processos de singularização, enquanto Vigotski orientou através da sua teoria histórico-cultural, das zonas de desenvolvimento e dos seus pensamentos sobre criatividade. Como resultado, ecoado pelas vozes dos sujeitos participantes deste estudo, estão a afirmação e a importâncias desses pensamentos para a escola, de modo a fazer emergir novas e necessárias práticas pedagógicas que contribuam para a composição da trajetória de sujeitos fortalecidos pela construção e troca coletiva de saberes, múltiplos e heterogêneos, e pelos processos de singularização, tendo em vista a possibilidade do surgimento de outra sociedade mais justa, solidária e igualitária. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Histórias de Vida |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Processos de Singularização |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Teoria Histórico-cultural |
pt_BR |