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Tecnomorfismo em música: uma visão teórica e prática

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dc.contributor.advisor Palombini, Carlos Vicente de Lima
dc.contributor.author Holmes, Bryan
dc.date.accessioned 2019-06-17T21:46:00Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2019-06-17T21:46:00Z
dc.date.issued 2019-01
dc.identifier.citation HOLMES, Bryan; PALOMBILI, Carlos Vicente de Lima. Tecnomorfismo em música: uma visão teórica e prática. 2019. 162 f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12855
dc.description n/a pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Tecnomorfismo em música: uma visão teórica e prática pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Gubernikoff, Carole
dc.contributor.referee Lima, Marcelo Carneiro de
dc.contributor.referee Cantazarro, Tatiana
dc.contributor.referee Castelões, Luiz Eduardo
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Music technology pt_BR
dc.subject.en Music composition pt_BR
dc.subject.en Sound studies pt_BR
dc.subject.en Mechanomorphism pt_BR
dc.subject.es Música y tecnología pt_BR
dc.subject.es Composición musical pt_BR
dc.subject.es Sonología pt_BR
dc.subject.es Mecanomorfismo pt_BR
dc.description.abstracten The concept of technomorphism arises during the last decades as an update for mechanomorphism. Arts are among the many disciplines approaching it. Music research has produced numerous writings mentioning this subject, however they don't go further in terms of repertoire, which is limited to spectral, proto-spectral and post-spectral composers. Thus I propose an expansion of the field of study based on a cross methodology that favours the observation of technomorphisms in any musical genre. Considering the mimetic nature of technomorphism, the proposal makes use of the three differentials in Aristotelian mimesis, which I named model, (expressive) means, and process. Therefore, a first analytic moment deals with examples retrieved from popular and classic-romantic repertoire. A second analytic moment focuses on my recent compositions. Some considerations that can be deduced from these approaches are: in technomorphism, the differentials of mimesis are interrelated and the understanding of one of them helps understanding both the others; we find cases where various local technomorphisms, together, constitute kind of a meta-technomorphism; different genres find inspiration in different technological models, hence, technology's understanding is dependent on the context of both the artist and the listener; most examples models are related to technologies in the field of music and audio; processes can lean towards more concrete sonic imitations or towards more abstract representations. pt_BR
dc.description.abstractes El concepto de tecnomorfismo surge durante lãs últimas décadas como actualización del mecanomorfismo. Entre lãs distintas disciplinas que ló abordan se encuentran lãs artes. La investigación em música há producido numerosos textos mencionando este tópico, sin embargo no van muy lejos en términos de repertorio, limitándose a los compositores espectralistas, proto-espectralistas y post-espectralistas. Propongo entonces uma ampliación Del campo de estúdio basada em uma metodologia transversal que propicie La observación de tecnomorfismos en cualquier gênero musical. Ante la constatación de que todo tecnomorfismo es mimético, la propuesta se vale de las tres instancias de la mímesis aristotélica que He llamado modelo, médio y proceso. Así, es desarrollado um primer momento analítico sobre ejemplos encontrados en la música popular y en la clásico-romántica. Um segundo momento analítico enfoca mis composiciones recientes. Algunas consideraciones que se pueden extraer de esos abordajes son: en el tecnomorfismo lãs instancias de La mímesis se interrelacionan y la comprensión de uma ayuda a la comprensión de las otras; hay casos en que varios tecnomorfismos localizados constituyen juntos uma espécie de meta-tecnomorfismo; distintos gêneros se inspiran em distintos modelos tecnológicos, por ló tanto La tecnologia es pensada según el contexto del creador y del oyente; la mayoría de los casos guarda relación com tecnologias de La propia área de La música o Del audio; lós procesos tienden o bien hacia imitaciones de sonoridades más concretas, o hacia representaciones más abstractas. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O conceito de tecnomorfismo surge nas últimas décadas como atualização do mecanomorfismo. Dentre as diferentes disciplinas que o abordam contam-se as artes. A pesquisa em música tem produzido numerosos textos mencionando este tópico, sem ir, contudo, muito longe em termos de repertório, limitando-se aos compositores espectralistas, proto-espectralistas e pós-espectralistas. Proponho, então, uma ampliação do campo de estudo baseada numa metodologia transversal que propicie a observação de tecnomorfismos em qualquer gênero musical. Diante da constatação de que todo tecnomorfismo é mimético, a proposta lança mão das três instâncias da mimese aristotélica que chamei de modelo, meio e processo. Assim, é desenvolvido um primeiro momento analítico em cima de exemplos encontrados na música popular e na clássico-romântica. Um segundo momento analítico foca-se nas minhas composições recentes. Algumas considerações que podem ser extraídas dessas abordagens são: no tecnomorfismo as instâncias da mímese se inter-relacionam e o entendimento de uma ajuda o entendimento das outras; há casos em que vários tecnomorfismos localizados constituem juntos uma espécie de meta-tecnomorfismo; diferentes gêneros inspiram-se em diferentes modelos tecnológicos, portanto a tecnologia é pensada de acordo com o contexto do criador e do ouvinte; a maioria dos casos tem relação com tecnologias da própria área da música ou do áudio; os processos tendem ora para imitações de sonoridades mais concreta, ora para representações mais abstratas. pt_BR
dc.subject.pt Música e tecnologia pt_BR
dc.subject.pt Composição musical pt_BR
dc.subject.pt Sonologia pt_BR
dc.subject.pt Mecanomorfismo pt_BR


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