dc.contributor.advisor |
Paz, Emelinda |
|
dc.contributor.author |
Silva Sobrinho, Fernando Pereira da |
|
dc.date.accessioned |
2019-06-17T21:59:52Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2019-06-17T21:59:52Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-07 |
|
dc.identifier.citation |
SOBRINHO, Fernando P.S. Propostas metodológicas aplicadas por Esther Scliar em sua atividade docente sob a ótica de Maria Aparecida Ferreira: seus usos na disciplina Percepção Musical em diferentes níveis e contextos. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12859 |
|
dc.description |
n/a |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Propostas metodológicas aplicadas por Esther Scliar em sua atividade docente sob a ótica de Maria Aparecida Ferreira: seus usos na disciplina Percepção Musical em diferentes níveis e contextos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The methodological proposal applied by Esther Scilar in her teaching activity from the standpoint of Maria Aparecida Ferreira: its uses in the subject of Musical Perception in different levels and contexts |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Musical Perception |
pt_BR |
dc.subject.en |
Esther Scliar |
pt_BR |
dc.subject.en |
Maria Aparecida Ferreira |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present study investigates the applicability of Esther Scliar's method of
musical education and also points out the contributions of this method to the
didactics of Musical Perception. In order to do so, a bibliographical review about
the universe of the discipline was carried out, discussing the main issues
involved in its teaching. In addition, a bibliography that covered Esther Scliar's
trajectory and musical legacy was searched in order to better understand under
what circumstances her methodology was developed. The research also
presents an experience report of the use of this method arranged in three
perspectives: the researcher's experience as a student by the said method, as
monitor of Musical Perception and finally as teacher in the teaching internship in
a class of the Graduation in Music course at Universidade Federal do Estado do
Rio de Janeiro. Along with the bibliography, they give theoretical support to this
research: lectures, lesson plans and posthumous publications by Esther Scliar;
as well as the materials of the teacher’s collection and former student of Esther
Scliar, Maria Aparecida Antonello Ferreira. It is noticed that the proposals of
Esther Scliar brought great contributions to the musical education. Therefore, to
rescue the work and ideas of this educator can provide tools for the study,
didactics and teaching of Musical Perception. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente estudo investiga a aplicabilidade do método de ensino musical de
Esther Scliar e aponta ainda as contribuições desse método para a didática da
Percepção Musical. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca
do universo da disciplina, discutindo as principais questões envolvidas no
ensino da mesma. Além disso, buscou-se uma bibliografia que abrangesse a
trajetória e o legado musical de Esther Scliar a fim de melhor compreender em
que circunstâncias sua metodologia fora desenvolvida. A pesquisa apresenta
ainda um relato de experiência da utilização desse método disposto em três
perspectivas: a vivência do pesquisador enquanto estudante pelo referido
método, enquanto monitor de Percepção Musical e por fim como professor em
estágio docente em uma turma do curso de Licenciatura em Música da
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Juntamente à bibliografia,
dão suporte teórico a essa pesquisa: apostilas, planos de aula e publicações
póstumas de Esther Scliar; bem como os materiais do acervo da professora e
ex-aluna de Esther Scliar, Maria Aparecida Antonello Ferreira. Percebe-se que
as propostas de Esther Scliar trouxeram grandes contribuições para a
educação musical. Portanto, resgatar a obra e as ideias dessa educadora
podem fornecer ferramentas para o estudo, a didática e o ensino da Percepção
Musical. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Percepção Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Esther Scliar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Maria Aparecida Ferreira |
pt_BR |