DSpace Repository

Propostas metodológicas aplicadas por Esther Scliar em sua atividade docente sob a ótica de Maria Aparecida Ferreira: seus usos na disciplina Percepção Musical em diferentes níveis e contextos

Show simple item record

dc.contributor.advisor Paz, Emelinda
dc.contributor.author Silva Sobrinho, Fernando Pereira da
dc.date.accessioned 2019-06-17T21:59:52Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2019-06-17T21:59:52Z
dc.date.issued 2018-12-07
dc.identifier.citation SOBRINHO, Fernando P.S. Propostas metodológicas aplicadas por Esther Scliar em sua atividade docente sob a ótica de Maria Aparecida Ferreira: seus usos na disciplina Percepção Musical em diferentes níveis e contextos. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12859
dc.description n/a pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Propostas metodológicas aplicadas por Esther Scliar em sua atividade docente sob a ótica de Maria Aparecida Ferreira: seus usos na disciplina Percepção Musical em diferentes níveis e contextos pt_BR
dc.title.alternative The methodological proposal applied by Esther Scilar in her teaching activity from the standpoint of Maria Aparecida Ferreira: its uses in the subject of Musical Perception in different levels and contexts pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Musical Perception pt_BR
dc.subject.en Esther Scliar pt_BR
dc.subject.en Maria Aparecida Ferreira pt_BR
dc.description.abstracten The present study investigates the applicability of Esther Scliar's method of musical education and also points out the contributions of this method to the didactics of Musical Perception. In order to do so, a bibliographical review about the universe of the discipline was carried out, discussing the main issues involved in its teaching. In addition, a bibliography that covered Esther Scliar's trajectory and musical legacy was searched in order to better understand under what circumstances her methodology was developed. The research also presents an experience report of the use of this method arranged in three perspectives: the researcher's experience as a student by the said method, as monitor of Musical Perception and finally as teacher in the teaching internship in a class of the Graduation in Music course at Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Along with the bibliography, they give theoretical support to this research: lectures, lesson plans and posthumous publications by Esther Scliar; as well as the materials of the teacher’s collection and former student of Esther Scliar, Maria Aparecida Antonello Ferreira. It is noticed that the proposals of Esther Scliar brought great contributions to the musical education. Therefore, to rescue the work and ideas of this educator can provide tools for the study, didactics and teaching of Musical Perception. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente estudo investiga a aplicabilidade do método de ensino musical de Esther Scliar e aponta ainda as contribuições desse método para a didática da Percepção Musical. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do universo da disciplina, discutindo as principais questões envolvidas no ensino da mesma. Além disso, buscou-se uma bibliografia que abrangesse a trajetória e o legado musical de Esther Scliar a fim de melhor compreender em que circunstâncias sua metodologia fora desenvolvida. A pesquisa apresenta ainda um relato de experiência da utilização desse método disposto em três perspectivas: a vivência do pesquisador enquanto estudante pelo referido método, enquanto monitor de Percepção Musical e por fim como professor em estágio docente em uma turma do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Juntamente à bibliografia, dão suporte teórico a essa pesquisa: apostilas, planos de aula e publicações póstumas de Esther Scliar; bem como os materiais do acervo da professora e ex-aluna de Esther Scliar, Maria Aparecida Antonello Ferreira. Percebe-se que as propostas de Esther Scliar trouxeram grandes contribuições para a educação musical. Portanto, resgatar a obra e as ideias dessa educadora podem fornecer ferramentas para o estudo, a didática e o ensino da Percepção Musical. pt_BR
dc.subject.pt Percepção Musical pt_BR
dc.subject.pt Esther Scliar pt_BR
dc.subject.pt Maria Aparecida Ferreira pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|