dc.contributor.advisor |
Ciarlini, Angelo Ernani Maia |
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dc.contributor.author |
Silva, Fabio Araujo Guilherme da |
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dc.date.accessioned |
2019-06-17T23:16:10Z |
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dc.date.available |
2019-06-17T23:16:10Z |
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dc.date.issued |
2010-09-23 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Fabio Araujo Guilherme da. Geração de enredos com planejamento não-determinístico em storytelling para TV interativa. 120f. ( Dissertação ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12867 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MI 2010/19. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Geração de enredos com planejamento não-determinístico em storytelling para TV interativa |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Plot generation with nondeterminisc planning in storytelling for |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
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dc.contributor.referee |
Ciarlini, Angelo Ernani Maia |
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dc.contributor.referee |
Siqueira, Sean Wolfgand Matsui |
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dc.contributor.referee |
Santoro, Flavia Maria |
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dc.contributor.referee |
Furtado, Antonio Luz |
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dc.contributor.referee |
Pozzer, Cesar Tadeu |
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dc.degree.department |
CCET |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Informática |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interactive Storytelling |
pt_BR |
dc.subject.en |
Planning |
pt_BR |
dc.subject.en |
Artificial Intelligence |
pt_BR |
dc.subject.en |
HTN |
pt_BR |
dc.subject.en |
Nondeterminism |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Interactive storytelling is a new kind of digital entertainment in which users interact
with a story being told. In this context, automated planning algorithms are interesting
alternatives to create plots that are coherent with the intended genre. Diversity of stories
and opportunities for interaction are however other key requirements to be considered
by such applications. It is also important to generate stories incorporating failed
attempts to achieve goals, since this is essential to create dramatic tension. In this work,
a model that takes these issues into account by means of planning with nondeterministic
events, that is, events with more than one possible different outcome, is proposed. To
make such a model feasible, we developed a planner that, apart from dealing with the
nondeterminism and the concept of failed attempts, uses HTN planning techniques,
which is an approach used to improve the performance of the planning process. The
implemented planner has been incorporated to the new version of the interactive
storytelling system Logtell. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Storytelling interativo é um novo tipo de entretenimento digital em que os usuários
interagem com uma história sendo contada. Neste contexto, algoritmos de planejamento
automático são alternativas interessantes para criar tramas que são coerentes com o
gênero pretendido. Entretanto, diversidade de histórias e possibilidades de interação são
outros requisitos fundamentais que devem ser considerados por tais aplicações.
Também é importante gerar histórias incorporando tentativas fracassadas de se atingir
objetivos, uma vez que isto é essencial para que se crie tensão dramática. Neste trabalho,
é proposto um modelo que leva em conta essas questões por meio de planejamento com
eventos não-determinísticos, ou seja, eventos com mais de um resultado diferente
possível. Para viabilizar tal modelo, foi desenvolvido um planejador que, além de lidar
com o não-determinismo e o conceito de tentativas malsucedidas, utiliza técnicas de
planejamento HTN, que é uma abordagem utilizada para melhorar o desempenho do
processo de planejamento. O planejador implementado foi incorporado à nova versão do
sistema de storytelling interativo Logtell. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Storytelling Interativo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Planejamento |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Inteligência Artificial |
pt_BR |
dc.subject.pt |
HTN |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Não-determinismo |
pt_BR |