dc.contributor.advisor |
Almeida, Anita Correia Lima de |
|
dc.contributor.author |
Lima, Fábio Carneiro Mendonça de |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-19T17:17:43Z |
|
dc.date.available |
2019-07-19T17:17:43Z |
|
dc.date.issued |
2019-03-21 |
|
dc.identifier.citation |
LIMA, Fábio Carneiro Mendonça de. Mesquita – RJ em foco: a história da Baixada Fluminense e as relações identitárias na educação básica. 2019. 216 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12871 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Mesquita – RJ em foco: a história da Baixada Fluminense e as relações identitárias na educação básica |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Almeida, Anita Correia Lima de |
|
dc.contributor.referee |
Magalhães, Marcelo de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Local History |
pt_BR |
dc.subject.en |
New technologies |
pt_BR |
dc.subject.en |
Educational games |
pt_BR |
dc.subject.en |
Simulated archives |
pt_BR |
dc.subject.en |
Student protagonism |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation has the objective to demonstrate some possibilities to use
the local history as a way to promote the teaching of History in basic education. To
do it, I chose as object of study the city of Mesquita, located in the Metropolitan
Region of the state of Rio de Janeiro, where I work as a teacher of the discipline
History in the final years of elementary school.
To teach the history of Baixada Fluminense, focusing on the history of the
city of Mesquita - RJ, I developed multidisciplinary activities, composed of three
pedagogical workshops. The first workshop uses the Google Street View tool,
created by Google, an American company. The second has a playful characteristic,
composed of a memory game with its own rules. The third has the feature of using
documents at the classroom in the form of simulated files.
All workshops were made during the year 2018, with the participation of my
students. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação tem por objetivo demonstrar possibilidades de utilização da
história local como meio de promoção do ensino de História na educação básica.
Para isso, escolhi como objeto de estudo a cidade de Mesquita, localizada na
Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro, onde trabalho como professor da
disciplina História nos anos finais do ensino fundamental.
Para ensinar a história da Baixada Fluminense, tendo como foco a história
da cidade de Mesquita – RJ, procurei desenvolver atividades multidisciplinares
compostas por três oficinas pedagógicas. A primeira oficina conta com a utilização
da ferramenta Google Street View, criada pela empresa norte-americana Google. A
segunda tem um caráter lúdico, sendo composta por um jogo da memória com
regras próprias. A terceira tem a característica da utilização de documentos em sala
de aula na forma de arquivos simulados.
Todas as oficinas foram confeccionas durante o ano de 2018 com a
participação dos meus alunos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
História local |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Novas tecnologias |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Jogos educativos |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Arquivos simulados |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Protagonismo estudantil |
pt_BR |