dc.contributor.advisor |
Almeida, Anita Correia de Lima |
|
dc.contributor.author |
Romano, Dayanne Busato |
|
dc.date.accessioned |
2019-07-19T17:43:01Z |
|
dc.date.available |
2019-07-19T17:43:01Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
ROMANO, Dayanne Busato. História local e patrimônio industrial: visitando e aprendendo com a estação sericícola de Barbacena. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12875 |
|
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
História local e patrimônio industrial: visitando e aprendendo com a estação sericícola de Barbacena |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Local history and industrial patrimony: visiting and learning with the sericicola Barbacena station |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Almeida, Anita Correia de Lima |
|
dc.contributor.referee |
Borges, Vera Lúcia Bogéa |
|
dc.contributor.referee |
Pereira Filho, Hilário Figueiredo |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em História |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.subject.en |
History |
pt_BR |
dc.subject.en |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject.en |
Heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Seracícola Barbacena Statio |
pt_BR |
dc.subject.en |
Field class |
pt_BR |
dc.subject.en |
Identity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Citizenship |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This work is about the history of the Seracícola Barbacena Station - MG and its potential as an informal learning space. It deals, first, with the history of the old silk factory and its production culture. It then transforms this content into teachable knowledge through a field class for Elementary School classes, which opens space for discussions about heritage, identity formation and citizenship. It also results in a Field Lesson Guide for the Sericícola Station, with guidelines on how to explore for educational purposes the space, opening possibility to other places of the city. The material produced is intended for teachers and others interested in local history. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho volta-se para a história da Estação Sericícola de Barbacena – MG e seu potencial como espaço informal de aprendizagem. Aborda, primeiramente, a história da antiga fábrica de seda e sua cultura de produção. Em seguida, transforma este conteúdo em conhecimento ensinável por meio de uma aula de campo para turmas de Ensino Fundamental. Com a aula de campo, o objetivo foi abrir espaço para discussões acerca do patrimônio local, da formação de identidade e da cidadania. E, afinal, das potencialidades dos espaços extraescolares e, em particular, dos bens patrimoniais, como ferramentas para o Ensino de História. Como resultado da pesquisa, foi produzido um Guia de aula de campo para a Estação Sericícola, com orientações sobre como explorar com fins educacionais o espaço, contendo ainda sugestões para o uso educacional de outros locais da cidade. O material produzido destina-se a professores e demais interessados na história local. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Estação Sericícola de Barbacena |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aula de Campo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cidadania |
pt_BR |