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Tecendo memórias e fotografias: dos sertões à favela

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dc.contributor.advisor Gomes, Edlaine de Campos
dc.contributor.author Mello, Carolina Braun de
dc.date.accessioned 2019-08-01T20:23:21Z
dc.date.available 2019-08-01T20:23:21Z
dc.date.issued 2019-04-15
dc.identifier.citation MELLO, Carolina Braun de. Tecendo memórias e fotografias: dos sertões à favela. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12879
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Tecendo memórias e fotografias: dos sertões à favela pt_BR
dc.title.alternative Memories and photohraph's threads from wastelands to favela pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Gomes, Edlaine de Campos
dc.contributor.referee Lima, Ludmila Moreira
dc.contributor.referee Abreu, Leandro Pimentel
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq MEMÓRIA SOCIAL pt_BR
dc.subject.en Photography pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.subject.en Canudos pt_BR
dc.subject.en Morro da Providência pt_BR
dc.subject.en Time pt_BR
dc.subject.en Assembly pt_BR
dc.description.abstracten This study establishes considerations of correlations between photography and memory. In this regard, it aims to investigate the potential of photographic images as criticisms, policies, producers of meanings and discourses about the social memory that links two specific brazilian areas: the region of Canudos in Bahia and the Morro da Providência, located in the port area of the city of Rio de Janeiro. The choice of these two singular spaces is attributed to several records that relate the formation of the Morro da Providência to the end of Canudos' War in 1897. However, from the selection of residents' oral records and photographs documenting these two spaces, it is observed that the memories and realities experienced over the past 100 years can be traced from other perspectives that permeate the myth of origin and official bond corroborated by the literature. Hence, from backgrounds of extreme adversities, profound social inequalities and silences around these memories, the approximations and distances between these two universes are reflected, based essentially on the assembly of the collected material. Anchored mainly in Walter Benjamin's perspective of memory and time (2009, 2012, 2015), the philosophical repertoire still expands in the concept of photographic accumulation developed by Bertold Brecht and later analyzed by Georges Didi-Huberman (2017). As follows, the gaps consented by history, the awakening of the voices and asleep memories, the dead 's enlivening and further representations of symbols and expressions of this social memory that convolute the spaces, altogether allows to open through photographs a process of historical review of the past that consolidates itself as a work of critical, political and philosophical conception about memory and photography. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este estudo se propõe a estabelecer reflexões a partir das correlações que se tecem entre fotografia e memória. Nesse sentido, tem por objetivo investigar as potencialidades das imagens fotográficas enquanto críticas, políticas, produtoras de significados e discursos sobre a memória social que entrelaça dois específicos espaços brasileiros: a região de Canudos no sertão da Bahia e o Morro da Providência, situado na área portuária da cidade do Rio de Janeiro. Em primeira análise, atribui-se a escolha destes dois espaços singulares aos diversos registros que relacionam a formação da favela da Providência ao fim da Guerra de Canudos em 1897. No entanto, a partir da seleção de registros orais dos moradores e fotografias que documentam estes dois espaços, observa-se que as memórias e realidades experenciadas ao longo destes mais de cem anos podem ser enlaçadas a partir de outras perspectivas que perpassam o mito de origem e vínculo oficial corroborado pela literatura. Dessa forma, a partir de contextos de adversidades extremas, profundas desigualdades sociais e de silenciamentos em torno destas memórias, são refletidas as aproximações e distanciamentos existentes entre estes dois universos, possibilitadas sobretudo pela montagem do material reunido. Ancorado principalmente na perspectiva de memória e tempo do filósofo Walter Benjamin (2009, 2012, 2015), o repertório filosófico se expande ainda no conceito de montagem fotográfica desenvolvido por Bertold Brecht e analisado posteriormente por Georges Didi-Huberman (2017). De tal modo, são percebidas as lacunas consentidas pela história, o despertar das vozes e memórias adormecidas no tempo, o acordar dos mortos e as representações dos símbolos e expressões desta memória social que entrecruza os espaços, permitindo que se abra por meio da fotografia um processo de revisão histórica do passado e que este se consolide como um trabalho de concepção crítica, política e filosófica sobre fotografia e memória. pt_BR
dc.subject.pt Fotografia pt_BR
dc.subject.pt Memória pt_BR
dc.subject.pt Canudos pt_BR
dc.subject.pt Morro da Providência pt_BR
dc.subject.pt Tempo pt_BR
dc.subject.pt Montagem pt_BR


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